Foodservice e hospitalidade: contratação de startups reaquece o setor drasticamente afetado pela pandemia
Fernando D'Amico, head de inovação da FabLab, apresenta soluções aceleradas pelo hub que trazem para o mercado processos ágeis e aumento da produtividade
A FabLab, hub de inovação focado em incubar e acelerar soluções para o ramo, reuniu um time de 11 startups em seu scale up neste semestre que irão testar e validar soluções digitais em clientes atuantes no mercado de bares e restaurantes. A iniciativa chama atenção para um novo modelo de negócio: a contratação de startups para resolver problemas e implementar meios que facilitam o dia a dia da operação. “As empresas contam com um serviço moderno desenvolvido por profissionais especializados e antenados com as tecnologias mais avançadas do setor”, analisa Fernando D’Amico, community manager do hub. No ecossistema de inovação é comum os desenvolvedores se conectarem para discutir sobre novas tecnologias, possíveis parceiros e investidores na mesma área de atuação. Esse ambiente colaborativo permite aos envolvidos corrigir e criar processos em curto espaço de tempo. “Do ponto de vista mercadológico, isso gera economia e aumenta a produtividade no momento da implantação do produto”, comenta.
O especialista em projetos de inovação da aceleradora acredita que a troca de experiência entre empresas e startups seja um dos principais motivos pelos quais a contratação de startups tem se tornado uma prática adotada atualmente. “As startups estão soltas no mercado e, por isso, precisam se manter ativas e em busca da inovação. Esse espírito inovador oxigena os projetos da empresa e leva o pensamento disruptivo para dentro do core empresarial. Por outro lado, as empresas, com seu modelo mais tradicional de mercado, podem emprestar aos novos empreendedores a experiência adquirida em anos de atuação”, analisa D’Amico. “Dentro do nosso programa de aceleração, melhorias como experiência do cliente, marketing, reciclagem e gestão, serão testadas em clientes reais e poderão colaborar com o reaquecimento do setor a partir de processos ágeis e modernizados com acompanhamento de mentores atuantes no mercado como Caire Aoas da holding Fábrica de Bares, por exemplo”, completa. Fazem parte das casas testantes Bar Brahma, Bar dos Arcos e Riviera, entre outros.
Abaixo, Fernando D’Amico apresenta as startups aceleradas nesse semestre pela FabLab:
AliceGo (Segurança da mulher) - A femtech conecta mulheres a bares e restaurantes de forma mais segura que estabelece relacionamento com outras usuárias para combinar programas em comum, acessar estabelecimentos parceiros comprometidos com as melhores práticas de proteção e segurança para o público feminino. A solução conta com integração de plataformas de mobilidade feminina.
SmartMenu (Análise de dados para Delivery) - Ferramentas de Business Intelligence para que marcas que operam pelo Delivery possam elaborar uma estratégia de go-to-market, monitorando seus principais competidores com comparação de preços atualizada.
NetFoods (Supply) - Conecta operadores de foodservice à indústria e fornecedores, entregando eficiência no processo de compra e venda por meio da diminuição no tempo gasto com orçamentos, estoque e atendimento. Oferece linhas de crédito aos estabelecimentos por meio de uma solução completamente integrada e dinâmica.
GreenMining (Resíduos) - Tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção com sistema de rastreabilidade que garante que todo o material coletado seja enviado para reciclagem.
VCMD (Meios de pagamento) - Aplicativo de comanda virtual em que o usuário é automaticamente registrado quando acessa o estabelecimento; na hora de ir embora, o pagamento é feito pelo celular via cartão de crédito, sem passar pelo caixa.
IWastes (Resíduos) - Facilita e fornece soluções tecnológicas para uma gestão de resíduos eficiente e sustentável oor meio da inteligência de dados.
Débito Direto (Crédito Financeiro) - Plataforma de inteligência para pagamentos de boletos de forma antecipada ou negociada que oferece benefícios como descontos ou crédito financiado.
Menyoo (Inteligência de Mercado) - Tecnologia de métrica precisa para alavancar vendas que leva os cardápios do estabelecimento para os canais mais buscados pelo consumidor.
Image Inc (Marketplace de fotógrafos) - Acesso a contratação profissionais de imagens focado no pequeno e médio empreendedor para alavancar sua imagem no mercado.
Cook Cold (Marketplace de manutenção de cozinhas industriais) - Agenciamento e gerenciamento de profissionais para cozinhas industriais e ambientes climatizados por meio de aplicativo que conecta as melhores empresas técnicas autorizadas aos estabelecimentos.
Sobre Fernando D’Amico
Community Manager da FAB LAB, HUB focado em soluções que melhorem o setor da hospitalidade. Já organizou desafios da Techstars no Startup Weekend para verticais de Construtech, Edtech, Service Innovation Academy que tem como objetivo fomentar e conectar o ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Sobre a FabLab
Focada em identificar e acelerar startups que apresentem soluções tecnológicas para o setor de bares, restaurantes e hotéis, a FabLab é um hub de inovação comandado por uma equipe com vasta expertise no ramo, além de mentores que atuam ativamente dentro do ecossistema. A aceleradora tem como diferencial a testagem e validação das soluções em parceiros reais que pagam por este serviço. Entre as casas testantes estão Bar Brahma, Blue Note SP, Bar dos Arcos e Riviera. Internamente, a FabLab conta com dois cases de sucesso: as startups Eshows e Estaff, especializadas em shows e estrutura para eventos e contratação de mão de obra de maneira desburocratizada.
Site: https://www.fablabhub.com.br/
Mídias Sociais: @fablaboficial
Nenhum comentário