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UNIO Digital anuncia chegada ao mercado de Saúde Suplementar e espera quadruplicar de tamanho em três anos

Empresa atuará como uma healthtech com a missão de transformar e inovar a saúde suplementar, por meio de tecnologias criadas para suprir as demandas específicas do setor

Após investir cerca de R$ 40 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento para construir um portfólio de soluções, a UNIO Digital anuncia sua chegada ao mercado de healthtechs, disponibilizando tecnologia de ponta voltada à criação, implantação e operação de sistemas para trazer mais inovação e eficiência às Operadoras de Planos de Saúde. Com isso, a meta da empresa é registrar um faturamento quatro vezes maior, em até três anos.

“Desde nossa fundação, em 2017, temos investido alto para criar tecnologias totalmente aderentes ao setor. Agora, com essa oferta madura, chegou o momento de oferecê-la ao mercado”, diz Armando Buchina, que assumiu o cargo de CEO da UNIO, em 2021, dando início a um planejamento para estabelecer a cultura, o clima e a gestão do negócio da companhia, com o objetivo de prepará-la para o rápido crescimento.

Entre as soluções que a empresa está disponibilizando está o Sistema de Gestão de Planos, o NucleOS. Entregue no modelo SaaS, ele cuida do backoffice das operadoras de planos de saúde, atendendo todas as áreas, desde a autorização e entrada de guias, até o pagamento dos prestadores e atendimento às normas regulatórias. Outra solução que compõe o portfólio da UNIO é o Superapp, que traz uma experiência digital completa aos beneficiários dos planos de saúde com funcionalidades como, agendamento, teleconsulta, bem-estar, guia médico e diversas soluções digitais em um só lugar, promovendo uma jornada digital que visa mudar o relacionamento dos usuários com as operadoras.

Como parte da sua estratégia, Buchina dividiu a empresa em unidades de negócio, considerando três pilares: Pessoas, Mercado e Finanças. “Costumo ressignificar esses pilares para o mundo corporativo, de forma lúdica. Seria como ser uma companhia de Alma, Mente e Corpo, respectivamente, baseada em Transparência, Sustentabilidade, Inovação, Compromisso, Excelência, Agilidade, Simplicidade e Colaboração”, diz o CEO que também iniciou um trabalho de reformulação de branding, mapeamento da jornada do cliente e foco em Customer Experience.

Além das soluções, a UNIO oferece aos clientes a possibilidade de transformar suas áreas de TI como um ativo da empresa. “Neste modelo diferenciado de negócio, os clientes são capacitados a desenvolver sistemas ou componentes adicionais, os chamados add-nos, utilizando nossa metodologia e plataforma de desenvolvimento, que podem ser ofertados e negociados por meio do nosso marketplace, fomentando o modelo de economia compartilhada que permite a transformação do cliente em nosso parceiro de negócios. Este modelo também se aplica a empresas parceiras de tecnologia”. 

Armando Buchina reforça a expertise acumulada pela UNIO nesses quatro anos de sua criação. “Nascemos de uma dor latente na Saúde Suplementar, que é a dificuldade das operadoras em automatizar seus processos, com um parceiro confiável e robusto para atender às suas necessidades futuras de negócio, ganhar eficiência e produtividade. Entregamos com eficácia tais atributos, disponibilizando um portfólio de soluções modernas, flexíveis e fáceis de usar, que dão autonomia aos clientes para atender aos processos complexos e aos regulamentos que o setor requer.”

“Outro diferencial da UNIO é o conhecimento em cooperativas médicas, já que nossos fundadores fazem parte do sistema de cooperativas Unimed. Tivemos como grande laboratório a Unimed Vitória, cooperativa médica capixaba com 340 mil beneficiários e 2,5 mil cooperados. Planejamos e construímos todo o processo de desenvolvimento em conjunto com as áreas de negócios da instituição, para cobrir por completo os processos nativos do segmento. Nossa solução para jornada digital, SuperApp, vem sendo utilizada pelos beneficiários das cooperativas, e já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads”.

A entrada da UNIO no mercado de healthtechs teve como base um estudo mercadológico. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde, a ANS, anualmente no Brasil mais de R$ 200 bilhões são faturados pelas operadoras de planos de saúde, e cerca de 35% desse faturamento é captado apenas pelas cooperativas médicas. “Com todo o conhecimento adquirido neste segmento aplicado na construção das nossas soluções, planejamos nos consolidar como importante player no curto prazo, nos destacando pela cultura e pelo valor agregado que será percebido pelos seus clientes, por meio de iniciativas que visam melhorar a experiência do usuário”, diz.

A empresa planeja um crescimento agressivo. “Estamos registrando diversas oportunidades de negócio e para dar conta dessa demanda iniciamos contratações em outros Estados e seguimos com vagas abertas para várias áreas de atuação, com a convicção de garantir aderência nativa de processos específicos e trazer implementações mais ágeis e alternativas às disponíveis hoje, sempre com foco na experiência do cliente”, finaliza Buchina.

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