Últimas

DMS Logistics aponta recuperação no setor aéreo do comex

 Segundo dados do IATA, 2022 deve trazer uma leve recuperação para o setor da aviação, mas só em 2023 é que veremos um crescimento acentuado. Veja o que a DMS Logistics, uma das melhores empresas de comex do país, fala sobre essa recuperação no setor de cargas aéreas.

Divulgação

Dados do IATA (International Air Transport Association), que hoje representa, lidera e atende todo o setor de companhias aéreas, formado por cerca de 290 companhias, mostram que 2022 já deve ser um ano de se recuperar mais de 80% dos danos causados pela pandemia. A DMS Logistics, uma das empresas de comex do Brasil, lidera a recuperação no setor de cargas aéreas e aposta numa resposta ainda maior do mercado já a partir de 2023.

Para Dandara Rú, Especialista no Produto Aéreo da DMS, 2020 foi considerado por especialistas do setor aéreo como o pior ano da aviação: “a passagem para 2021, a partir daí, foi marcada pela expectativa de mudança positiva no cenário mundial, e a comercialização e distribuição de vacinas em todo o mundo alavancou gerou . A perspectiva de melhoria e retorno aos padrões de 2019 foi embasada, principalmente, pelo desejo das companhias aéreas de reverterem números negativos e grandes perdas financeiras que marcaram o ano anterior”, afirma Dandara.

Ela lembra que a indústria de transporte aéreo foi muito afetada pelas consequências e restrições geradas pela pandemia: “até o 1° semestre de 2021, a movimentação ainda não alcançou o mesmo nível pré-covid”. Segundo Brian Pearce, economista-chefe da IATA, os players do setor já entraram no ano com uma queda de mais de 75% do tráfego internacional de voos. Para seguir operando, as principais companhias aéreas internacionais receberam ajuda financeira dos governos. Ainda não há balanço geral dos números de 2021, mas a IATA estima que o prejuízo das companhias aéreas chegue à marca de 48 bilhões de dólares no final do ano.

A recuperação é possível? Para a DMS, sim. Segundo Dandara, a reposta do mercado está lenta, porém, constante: “percebemos que há um aumento cada vez maior na busca por serviços, uma melhora nos valores e uma movimentação constante de mercado, o que reforça os dados do IATA, que fala sobre mais de 80% de recuperação já em 2022, e uma ultrapassagem nos números de 2019 já até o final de 2023”.

Veja os números da pesquisa:

  • Em 2022: o número global de passageiros deve retomar 88% dos pré Covid-19;
  • Em 2023: o número global de passageiros deve ultrapassar níveis anteriores ao Covid-19 (105%);
  • Em 2030: o número global de passageiros , representando um aumento de 7%.

Segundo a DMS, os efeitos e consequências da Covid-19 serão sentidos por muito tempo na indústria. Mas 2022 pode ser marcado por ideias novas e atualizações na forma de se fazer negócio. Os principais players ativos, juntamente com o avanço da área da saúde e o desejo natural das pessoas de se movimentarem influenciarão na progressão positiva de números no modal aéreo.

Sobre a DMS

Com tecnologia em freight forwarding e uma equipe especializada em encontrar soluções sob medida, a DMS conduz operações complexas, repletas de particularidades. São 33 anos de sucesso e muita responsabilidade junto aos mais variados segmentos: de Healthcare, Telecom, Aerospace, Agro, e muitos outros. Entre os serviços, estão: Transporte Aéreo, Marítimo, Rodoviário, Desembaraço Aduaneiro e Seguro Internacional.

Nenhum comentário