Como promover a cultura de uma empresa global para os colaboradores
Wagner Domingues*
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É difícil ter uma cultura bem definida,
principalmente quando envolve uma empresa global. São diferentes países,
hábitos e muitos colaboradores e líderes. Mas é muito importante que, em todos
os lugares, a cultura corporativa seja promovida. Os valores e propósito devem
ser os mesmos em todos os escritórios, seja no Brasil ou na Inglaterra, e
precisam ser condizentes com as ações de todos, partindo dos sócios e líderes.
Para isso, alguns passos importantes podem ser seguidos.
Tudo começa com o ambiente físico.
Apesar de se adequar aos costumes locais, as pessoas precisam saber quando
estão em um escritório de determinada empresa, pois o conceito precisa ser o
mesmo. Com a pandemia causada pelo coronavírus, promover a cultura no ambiente
de trabalho ficou ainda mais desafiador. O contato se restringiu aos vídeos, o
escritório se estabeleceu na casa de cada um, acabaram as pausas no café com os
colegas. Por isso, ter uma liderança inclusiva e compreensiva com a nova
jornada criada pela pandemia é um diferencial. Propor novos modelos de
interação, com encontros semanais que não tratam apenas de trabalho, como cafés
da manhã virtual e happy hours, são boas opções para manter a cultura viva e o
time engajado.
No home office, como não existem as
reuniões “olho no olho”, o colaborador pode se sentir abandonado e desmotivado.
Neste caso, fornecer feedbacks contínuos, revisitar e reforçar os benefícios
que a companhia oferece nesse momento, vai lembrá-lo dos motivos pelos quais
ele escolheu trabalhar lá. Ter a cultura da empresa em mente vai ser
fundamental para que os funcionários se sintam animados para essa retomada ao
trabalho presencial.
Quando se fala no momento em que o
colaborador chega à companhia, durante o onboarding, que é o processo para
integrar um novo integrante à equipe, independente do país, é muito importante
que o direcionamento seja o mesmo, com materiais e abordagens padrão, inclusive
para os líderes.
A integração entre os escritórios do mundo
todo precisa acontecer de maneira frequente, quase que diariamente. A
tecnologia permite isso hoje. É preciso que os funcionários interajam, troquem
experiências e possam dividir seus conhecimentos. É essencial que a empresa
incentive uma carreira global e experiências internacionais, oferecendo
oportunidades de conhecer e trabalhar em outros países. A retomada é necessária
depois que a pandemia estiver controlada. A companhia precisa oferecer um
ambiente de trabalho inclusivo e multicultural, além de um plano de carreira
gratificante, trabalhando sempre o sentimento de “ser global”.
Estabelecer a língua oficial da empresa
também é necessário. Muitas organizações escolhem o inglês por ser a língua
mais falada do mundo e por ser essencial para se comunicar com outros mercados.
Definindo isso, é preciso incentivar os funcionários a aprender o idioma, com
bolsas de estudo, descontos, aulas particulares dentro da companhia, e
com acompanhamento do desenvolvimento de cada um.
Fomentar a diversidade é outra chave
para promover a cultura de uma empresa. As companhias globais possuem grande
diversidade e é preciso ter profissionais focados somente neste assunto para
fortalecer e disseminar a pluralidade.
Treinamentos online com líderes de
outras unidades, palestras com o time de marketing global mensalmente, são
outras atividades que ajudam a fortalecer e promover a cultura de uma
empresa.
A cultura de uma empresa precisa estar
bem definida. Ela não pode ser mudada todos os meses pelos fundadores, pelo
CEO, pelo marketing ou por algum colaborador. É preciso que as transformações
sejam graduais e eficazes. A cultura precisa mudar as pessoas que entram pela
porta de seus escritórios e trazer um sentimento de pertencimento àquele
lugar.
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Wagner
Domingues é country manager da EF English Live no Brasil, a maior escola de
inglês online do mundo |
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