Presença Digital: saiba como utilizá-la para ampliar conexões e gerar novos negócios para seu escritório contábil
Aproveitar o potencial das redes sociais para atrair clientes e fazer seu negócio crescer é uma das principais ações a se tomar para a evolução em todos os segmentos, inclusive, no contábil.
Em um mundo cada vez mais conectado,
estar por dentro do que acontece no mundo virtual é essencial para garantir um
lugar na memória de possíveis clientes.
Já parou para pensar por que grandes
marcas consolidadas no mercado continuam investindo esforço e capital em
publicidade?
Um bom exemplo disso é a uma grande
empresa de refrigerantes, que está presente no imaginário de grande parte da
população mundial com todas as suas campanhas, sua logo característica, sua cor
vermelha e seu urso polar no natal, e ainda assim investe pesado em marketing
para manter sua marca viva na memória de todos.
Se manter no mercado utilizando
estratégias de divulgação é muito importante, então não adianta utilizar
ferramentas de marketing apenas inicialmente, para tornar um negócio conhecido,
e depois abandoná-las.
Segundo Bruna Maretti, Diretora de
Comunicação e Marketing da Express CTB – accountech
de contabilidade, “Devemos usar as redes sociais para permitir um bom
relacionamento entre seu negócio e os clientes, para se colocar no mercado como
uma opção ao público, para fortalecer sua marca e, principalmente, para ampliar
suas conexões profissionais”.
O comportamento padrão do brasileiro é
estar na internet fazendo uso constante dos seus canais, e de acordo com um
estudo realizado pela agência eMarketer, o Brasil é o país que mais acessa
redes sociais na América Latina. Nesse sentido, nada mais assertivo do que
também marcar presença nas redes e, portanto, na mente dos consumidores.
Como explorar as principais redes
sociais?
Para garantir um melhor aproveitamento
do uso das redes sociais é muito importante conhecer a persona, ou seja, a
pessoa cujas necessidades seu produto/serviço está buscando atender. Assim,
cada rede social poderá gerar bons resultados para seu escritório de
contabilidade.
São elas:
Instagram
Por se tratar de uma rede social que se
baseia mais na apresentação de imagens, e agora muito mais em vídeos, do que
textos, essa é uma ótima ferramenta para desvincular o contador de uma imagem
que geralmente apresenta uma maior seriedade.
Muito importante para aqueles que
preferem esse tipo de abordagem, ela permite que você demonstre um lado mais
leve do dia a dia de um escritório de contabilidade para os clientes,
contribuindo assim para a criação de uma maior aproximação com o público. Além
de mostrar o que realmente um contador faz e as vantagens que trazem para os
mais diversos negócios.
Facebook
Conhecida como a maior rede social do
mundo, o Facebook permite que seu espaço seja utilizado principalmente para
ajudar na divulgação dos conteúdos voltados a temáticas da área importantes
para o público, apresentados nos seus sites ou blogs através da demonstração de
uma prévia deles. Dessa forma, seus clientes e potenciais consumidores dos
serviços poderão conhecer mais sobre a sua empresa.
Outro ponto importante a se destacar é
que a rede permite que clientes sejam parabenizados, datas importantes sejam
marcadas e informações gerais estejam disponíveis de maneira facilitada para o
público.
Além disso, ele oferece uma ferramenta
chamada gerenciador de negócios que permite que você faça anúncios pagos e
atinja o público que deseja.
Whatsapp
Esse aplicativo pode ter diversos usos
para um escritório de contabilidade por permitir que seja realizada uma troca
de mensagens instantâneas.
De maneira geral, a ferramenta permite
que o contato entre o cliente e o escritório seja facilitado e as demandas
sejam atendidas de forma mais rápida, como, por exemplo, a resposta para
possíveis dúvidas. Outro uso interessante é que ela viabiliza uma maior
interação entre as pessoas e, assim, grupos de contadores podem ser criados
para trocar ideias e informações sobre a área.
Twitter
Atualmente conhecida como a rede social
onde as informações circulam de maneira mais rápida (“real time”) e que permite
uma boa interação com o público de maneira geral, o Twitter tem o diálogo como
sua marca.
A ferramenta permite apenas 280
caracteres, mas geralmente eles são mais que suficientes para repassar notícias
rápidas sobre o negócio e também para trocar ideias.
YouTube
Uma tendência mundial que tem se
destacado cada vez mais entre as estratégias de marketing, o YouTube permite o
compartilhamento de conteúdos por meio de vídeos.
A ferramenta pode ser utilizada para
passar qualquer tipo de mensagem que o seu escritório possa ter para o público,
e é muito importante garantir que os vídeos sejam bem feitos, com boa qualidade
de imagem e áudio para atrair seguidores.
Bônus: LinkedIn
Lançada com o objetivo de auxiliar
profissionais das mais diversas áreas a encontrar oportunidades de emprego,
buscar talentos para as empresas, fortalecer o nome dos negócios e permitir que
as pessoas compartilhem experiências profissionais e pessoais com o mundo,
atualmente o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo quando se trata
de negócios para prospectar clientes, gerar oportunidades de negócios e
contatos profissionais.
No setor contábil, a rede pode ser uma
excelente ferramenta para você se destacar como profissional da área e, caso
possua um escritório de contabilidade, permitir que ele ganhe notoriedade no
mercado.
Nela você pode:
- Criar um perfil pessoal e
disponibilizar todas as experiências acadêmicas e profissionais que
vivenciou, como cursos, certificados etc.;
- Acompanhar os assuntos mais
comentados da área;
- Conectar-se com colegas da
área, empresários e possíveis clientes;
- Compartilhar seus próprios
artigos;
- Criar uma Company Page para seu
escritório;
- Recrutar profissionais para a
sua empresa;
- Compartilhar informações do
escritório
- Compartilhar a cultura e
valores da empresa;
- Entre outras oportunidades para
fortalecimento da marca.
Esses são apenas alguns exemplos do
vasto mundo dessa rede social, que conta com diversas outras possibilidades.
Dicas para um bom uso das redes
#1. Leve a estratégia a sério
“Utilizar as redes não deve ser apenas
um passatempo do dia a dia para a empresa, mas sim uma atividade muito bem
planejada, com escopos e temas definidos para garantir um bom gerenciamento e
engajamento”, explica Maretti.
#2. Crie conteúdos voltados a seu
público
Saiba quem é o público-alvo de sua
estratégia e mobilize esforços para que seus conteúdos sejam voltados a
atingi-lo.
Tenha em mente que é preciso oferecer
informações que serão úteis para esses clientes, então busque conhecer quais
são seus interesses e hábitos antes de sair postando.
#3. Marque presença
O fluxo de comunicação nas redes sociais
pode ser muito intenso, então é importante utilizá-las como uma via de mão
dupla e estar sempre disponível para interagir com o público.
É muito importante não deixar ninguém
sem resposta e estar sempre atento a comentários com reclamações, perguntas ou
sugestões.
#4. Mensure os resultados
Após realizar todas as ações voltadas
para a criação e postagem de conteúdo é muito importante mensurar os
resultados.
Saber quem seu conteúdo está atingindo e
qual o grau de satisfação desse público com as informações repassadas é um dado
muito importante para direcionar as estratégias.
“Vale destacar que não é preciso estar
presente em todos os canais. Avalie o que faz sentido para o seu segmento e
quais redes você conseguirá manter constância e presença”, ressalta a diretora
de comunicação e marketing.
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