Open Insurance: mais da metade dos brasileiros ainda resistem em compartilhar seus dados, revela pesquisa da Bain & Company
De acordo com estudo, 34% não acham que é um processo seguro; e 33% possuem o receio de receber ligações de telemarketing
São Paulo,
outubro de 2021 - Em vias de iniciar a primeira fase do Open
Insurance no Brasil, 59% dos consumidores ainda não pretendem compartilhar seus
dados em troca de ofertas exclusivas, condições diferenciadas e outros
benefícios. É o que mostrou a mais recente pesquisa NPS Prism do setor de
Seguros, realizada pela Bain & Company. Com a primeira fase prevista para
15 de dezembro, o mercado de seguros se prepara para estabelecer um novo
patamar de interação com seus clientes, em um cenário ainda mais competitivo.
A pesquisa da Bain mostra, no entanto, que muitos clientes ainda não abraçaram
a ideia por completo. O estudo, realizado entre os dias 21 de agosto e 10 de
setembro, com aproximadamente 3.500 respondentes de todo o Brasil, apontou que
1 a cada 3 brasileiros tem medo de compartilhar seus dados por receio de
receber ligações de telemarketing.
Quando perguntados sobre as razões pelas quais não possuem interesse em
compartilhar seus dados com as empresas, 35% dos brasileiros afirmam não querer
que as instituições tenham acesso aos seus dados financeiros; 34% não acham que
é um processo seguro; e 33% possuem o receio de receber ligações de
telemarketing.
Segundo Luiza Mattos, sócia da Bain & Company, apenas ter um relacionamento
de longo prazo com a seguradora não é suficiente para convencer o consumidor a
compartilhar os seus dados. “A pesquisa mostrou que apenas 22% dos respondentes
consideram este um critério relevante, o que revela que as companhias precisam
repensar o tratamento com seus clientes”, diz.
O cenário de insegurança dos clientes, no entanto, não é novidade. No 1º
trimestre de 2021, menos de 30% dos brasileiros tinha interesse em compartilhar
seus dados no processo de Open Banking, análogo ao Open Insurance, mas dedicado
ao segmento de bancos/serviços financeiros. Com fortes investimentos em
comunicação promovidos pelo setor sobre segurança, transparência no uso de
dados e benefícios ao cliente, o índice de brasileiros que tem interesse em
compartilhar seus dados saltou para 44% no 3º trimestre de 2021. Os dados da
pesquisa NPS Prism do setor de Bancos, também realizada pela Bain &
Company, reforçam que conhecer o conceito é fundamental para garantir
engajamento: os brasileiros que entendem o que é o Open Banking tem mais que o
dobro de probabilidade de compartilhar os dados financeiros.
Por outro lado, a pesquisa apontou que dentre os que estão dispostos a
compartilhar seus dados (41%), a reputação da empresa e a transparência sobre
como os dados serão utilizados são critérios decisivos. Além disso, outros
aspectos considerados pelos consumidores no compartilhamento das informações
foram:
· Reputação da empresa: 59%
· Transparência sobre como utilizarão os dados: 57%
· Qualidade do atendimento que dá a seus clientes:
43%
· Benefícios oferecidos: 38%
· Recomendação de amigos ou familiares: 23%
A Bain
também quis compreender quais são os principais benefícios que os usuários
esperam das empresas do setor com a iniciativa. Segundo a pesquisa, 60% querem
ter vantagens em programa de recompensas; 58% ter condições diferenciadas de
preço/cobertura; e 50% esperam receber ofertas de produtos mais personalizadas
às suas necessidades. “Personalização na oferta e programas de benefícios podem
contribuir para convencer o segurado a compartilhar suas informações,
reforçando a importância de uma estratégia centrada no cliente”, ressalta
Luiza.
No dia 21 de julho, o Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP) e a
Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicaram, respectivamente, a
Resolução nº 415 e a Circular nº 635, com as diretrizes que regulam a
implementação do open insurance no Brasil. O cronograma da iniciativa prevê
três fases. Inicialmente está prevista a abertura de dados não pessoais ou
dados públicos com início em 15 de dezembro. Após isso, até setembro de 2022
está previsto o início do compartilhamento de dados pessoais, incluindo dados
cadastrais e de contratos, que dependem inteiramente do consentimento do
consumidor. E na última etapa, até dezembro de 2022, será iniciado o
compartilhamento de serviços, que também dependem inteiramente do consentimento
dos segurados.
Sobre a Bain & Company
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um ecossistema de inovação digital a fim de entregar melhores resultados, com
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especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os
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classificação ouro da EcoVadis, plataforma líder em classificações de
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