Últimas

Mulheres Investidoras: O empoderamento feminino no mercado financeiro


O poder feminino chega ao mundo dos investimentos e ainda temos muito espaço para percorrer e conquistar.

Aos poucos, nós, mulheres estamos quebrando barreiras e ganhando força em diferentes lugares da sociedade. Mas, alguns ainda somos minoria e precisamos lutar por nosso destaque, um deles é o mercado financeiro, em especial, o mundo dos investimentos.

Fazer investimentos não é sinônimo só de poder, mas especialmente de segurança e independência financeira. Ao investir, você é capaz de ganhar em todas as frentes como, retanbilidade, conhecimento, segurança e muito mais que isso, independência financeira.

Nesse momento, as mulheres ganham autonomia financeira e mostram a força de cada vez mais cuidarem do seu patrimônio e o bem maior, que são suas famílias.  

Segundo uma pesquisa feita pelo Pnad Contínua, do IBGE, em 2020, na atualidade, a participação delas no mercado de trabalho chega 45,8%, mas no mercado financeiro, esse número reduz pela metade, o motivo é falta de  conhecimento, de oportunidade e, muitas vezes, até de preconceito. Afinal, ainda se tem a ideia de que esse mercado é propriamente de homens, o que não é uma verdade.

É óbvio que investir no mercado financeiro não é a coisa mais simples, como muitos falam, aliás, é coisa muito séria! Você pode sofrer com oscilação da carteira e muitas vezes ter prejuízos consideráveis caso você não entenda o risco de cada produto ou operação. Mas hoje, temos no mercado financeiro a figura do assessor ou assessora de investimentos, profissionais que acompanham diariamente o mercado financeiroe estão prontos para entregar os melhores produtos de acordo com o perfil de cada investidora.

Além disso, para investir é preciso pensar em estratégias, ter segurança e principalmente respeito pelos objetivos de vida de cada mulher. Sim, entender o que você deseja e onde quer chegar é muito importante. Mas disso, eu nem preciso falar, afinal, as mulheres de hoje dia sabem bem onde querem ir.

Conhecimento é primordial na hora de investir,  seja no mercado financeiro, seja na política e no mundo que lhe cerca.

Mas do que nunca, estimular mulheres a cuidar de seus investimentos, é incentivar a cuidar de seu patrimônio, lhe dar segurança, qualidade de vida, respeito, movimentar o mundo, a política e dar a chance de termos um mundo feminino mais independente para novas conquistas e soluções.

*Talita Luiz, Sócia Fundadora e Assessora de Investimentos Quattro Investimentos | XP

Formada em direito e pós-graduada em Mercado Financeiro e de Capitais (Mackenzie), ela é planejadora financeira com CFP®️ e conta com mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro.Trabalhou em instituições como Banco ABN, Itaú Personalité, Safra e BMG, e hoje está a frente da Quattro Investimentos junto aos demais sócios e é embaixadora do movimento "Mulheres que Transformam" da XP Investimentos.

Nenhum comentário