ADP lista as quatro principais tendências para o RH em 2022
Mundo pós-Covid apresenta desafios para todos
os profissionais. Para os especialistas de RH não será exceção - é o que atesta
pesquisa da ADP.
São Paulo, 08 de dezembro de 2021 – O novo ano oferece aos empregadores de
todos os tamanhos a chance de refletir sobre como sua organização e suas
equipes se adaptaram aos desafios recentes que chegaram com a pandemia de
Covid-19. É hora de transformar essa reflexão em ações. Aí é que entra a questão:
como a função de RH continuará a evoluir e como as equipes de Recursos Humanos
devem se preparar?
Agora é o momento de abraçar a mudança e
aproveitar dados e tecnologia para melhor se conectar com suas equipes e
ampliar seu negócio. A ADP, líder mundial em soluções de gestão de folha de
pagamento, ouviu empresários e líderes sobre as tendências e como elas podem
moldar a maneira como se passará a gerenciar equipes em 2022.
A nova face do trabalho
Não é exagero dizer que o Covid-19
afetou os locais de trabalho em todo o mundo. De acordo com o estudo “People at Work: A Global Workforce View”,
do ADP Research Institute, em um ano, o Covid-19 impactou significativamente a
força de trabalho global. Dos 64% trabalhadores que foram impactados negativamente,
23% tiveram um corte salarial e 28% perderam totalmente o emprego.
Esses tempos desafiadores proporcionaram
uma oportunidade para os funcionários reavaliarem suas prioridades e, com o
mundo lentamente voltando aos trilhos, eles se sentem capacitados a tomar
decisões de emprego que melhor se adaptem aos seus objetivos pessoais e
profissionais.
“Entendemos que, para criar uma conexão
com seus empregados enquanto seu negócio se expande, os empregadores devem
voltar a atenção para os desejos e necessidades da equipe. Em meio a toda a
mudança, um segmento comum só se fortaleceu: o desempenho do poder das
pessoas”, atesta Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na
América Latina.
Mas como as organizações podem atualizar
seus processos e políticas para corresponder às demandas do atual cenário de
funcionários? Essas tendências de RH contam a história.
O valor da visibilidade
Embora as operações diárias de algumas
empresas não pudessem ser feitas virtualmente, aquelas que rapidamente se
ajustaram para operações remotas agora mudaram em grande parte para estruturas
híbridas. O resultado: foram criadas situações em que o trabalho é feito a
partir de locais variados.
Fazer o melhor uso dessa mão de obra
distribuída geograficamente significa aumentar a visibilidade dos funcionários.
Isso requer acesso confiável a dados aprofundados para ter mais informações
sobre o engajamento e o desempenho das equipes. De posse de tais informações,
os gestores podem apoiar melhor as equipes híbridas e desenvolver uma cultura
construída sobre confiança mútua e respeito, que é fundamental para reter e
atrair talentos.
“Em meio a toda essa mudança, somente
uma constatação é irrefutável: o poder mais do que nunca está nas mãos das
pessoas”, analisa Mariane.
A prioridade de propósito
Falando em conexões fortes, será
essencial que as corporações garantam que os funcionários tenham um senso de
propósito em seu trabalho. O ADP Research Institute descobriu que o interesse
em trabalho freelancer
está crescendo rapidamente no Brasil, onde 55% dos trabalhadores afirmam que
agora têm mais interesse nesse modelo do que antes da pandemia, estimulados
pela aquisição de novas habilidades que podem aplicar a esse tipo de trabalho,
junto com a expectativa de que mais oportunidades apareçam com benefícios
melhores.
Programas de emprego flexíveis podem
ajudar a atender às expectativas dos funcionários e capacitá-los a se
desenvolver profissionalmente. As organizações também devem abraçar a
necessidade de melhorar as estratégias de diversidade, equidade e inclusão para
impulsionar o progresso verdadeiro e mensurável.
O papel da confiabilidade
Como o trabalho híbrido veio para ficar,
as empresas agora enfrentam desafios operacionais e de conformidade crescentes,
além da complexidade existente em torno da gestão de pessoal, recrutamento e
retenção. De acordo com a série de pesquisas de RH da ADP, 20% das organizações
ao redor do mundo com 25 a 99 funcionários dizem estar lutando contra questões
de conformidade e regulamentação. À medida que as iniciativas de retorno ao
trabalho evoluem, esse número provavelmente aumentará.
Como resultado, as empresas precisam de
acesso a dados confiáveis que podem usar em tempo real para tomar decisões,
atender às expectativas de conformidade dos clientes e garantir que os
funcionários se sintam seguros em seus locais de trabalho.
O impacto da inovação
O trabalho está mudando rapidamente, e
as organizações precisam estar sempre atualizadas. Há também a necessidade de
facilitar o desenvolvimento dos funcionários. De acordo com o relatório “People
at Work: A Global Workforce View”, do ADP Research Institute, 28% dos
funcionários assumiram papéis novos ou mutáveis à medida que os mercados de
trabalho foram mudando e as prioridades dos negócios, evoluindo. Agora, muitos
membros da equipe querem continuar sua jornada adicionando novas habilidades e
certificações para ajudar a ampliar seus horizontes.
Embora isso torne os funcionários mais
valiosos, as empresas só podem colher os benefícios se fornecerem oportunidades
contínuas para o desenvolvimento de habilidades e o crescimento de carreiras.
“Para ter sucesso em um mundo
pós-pandemia, as organizações devem reconhecer o poder das pessoas, abraçar a
necessidade de flexibilidade e cumprir a promessa de tomada de decisão de RH
orientada para as carreiras de seus colaboradores”, finaliza a vice-presidente
de Recursos Humanos da ADP na América Latina.
Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)
A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Seus serviços e produtos para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br.
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