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Como as Doenças do Século 21 Podem Afetar Seus Colaboradores

 As doenças do século 21 podem ser bastante prejudiciais para empresas e seus colaboradores. Entenda como e saiba o que fazer para evitar isso!

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Nas últimas décadas, a sociedade tem passado por inúmeras mudanças e transformações, algumas positivas, já outras, negativas… e nesse segundo caso estão as chamadas doenças do século 21.


E o que seriam as doenças do século 21? Basicamente, são quatro tipos de doenças que têm afetado diversas pessoas (e claro, colaboradores) em diversas partes do mundo, nos últimos anos.


A seguir, nós iremos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

As doenças do século 21

1. Ansiedade


Seja em casa ou no trabalho, a preocupação em excesso é algo que acaba afetando a saúde das pessoas e gerando transtornos de ansiedade.


Com isso, a pessoa possui dificuldades para relaxar, ela costuma ficar sempre muito preocupada, nervosa e inquieta, e se sente pressionada pelos diversos afazeres e compromissos do dia a dia.


E tais situações, quando mais delicadas, podem gerar uma respiração mais ofegante no indivíduo, dificuldades para ele se localizar, tanto em relação ao tempo quanto espaço, e até mesmo taquicardia, ou seja, aumento da frequência cardíaca.


Agora, vale ressaltar que ter ansiedade, por exemplo, antes de uma apresentação importante no trabalho é algo normal, que praticamente todo mundo tem devido à relevância da situação.


O problema mesmo é quando essa situação de ansiedade é recorrente e intensa. Ou seja, quando ela acontece em diversos momentos do dia.

2. Depressão


A depressão é uma doença que afeta inúmeras pessoas todos os anos. 


Com ela, o colaborador fica para baixo e deprimido, perde a confiança em si mesmo, além de perder o interesse/prazer em fazer as coisas e ficar angustiado/pessimista frequentemente.


E isso pode acontecer por conta de diversos motivos, por exemplo, demissão, perda de um ente querido, divórcio, dívidas e situações traumáticas.


Hoje, a depressão é uma das doenças que mais causa afastamento do trabalho, tanto aqui no Brasil quanto em outras partes do mundo.

3. Obesidade


Por conta da rotina corrida e dos diversos afazeres e compromissos diários, muitas pessoas não cuidam da parte física como deveriam. 


Ou seja, elas não fazem exercícios regularmente, se alimentam mal e acabam levando uma vida sedentária - o que, claro, contribui para o surgimento da obesidade.


E na obesidade, a pessoa além de ficar acima do peso adequado, pode desenvolver diversos problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, pedra na vesícula, doenças cardiovasculares, etc.


Para diversas pessoas, é muito mais cômodo e prático pedir, por exemplo, algo para jantar por meio de um aplicativo, do que comprar os ingredientes no mercado e preparar uma refeição saudável e nutritiva.

4. Síndrome de Burnout


Condições de trabalho desgastantes e excessivas, além do acúmulo de responsabilidades, podem acabar gerando a síndrome de Burnout.


E o que seria essa síndrome? Basicamente, é uma síndrome que o colaborador tem um esgotamento físico e mental.


Ou seja, a pessoa simplesmente para por exaustão. Ela não consegue fazer as coisas direito, não consegue raciocinar de maneira adequada e fica com dificuldades para relaxar, para se concentrar, para se lembrar das coisas, etc.


Além do mais, a tensão e o estresse gerados pelo excesso de cobrança no trabalho, são situações que também influenciam e muito no aparecimento da síndrome de Burnout.


Os colaboradores não são máquinas, eles não são robôs. E acabar “forçando a barra” é algo que pode gerar sérios impactos.

Como as doenças do século 21 afetam a sua empresa


Por conta dessas doenças, os colaboradores terão que se ausentar do trabalho para realizar exames e/ou tratamentos, ou ainda, deixar de vez o trabalho.


Além disso, no ambiente de trabalho, se funcionários possuem uma dessas doenças, eles terão mais dificuldades para realizar suas tarefas, para entregar demandas dentro do prazo e até para socializar com outros colegas.


E tais situações, claro, afetam os resultados da empresa, pois as equipes não estarão 100%. Ou seja, a produtividade, o desempenho e a eficiência serão prejudicados.


Portanto, evitar que as doenças do século 21 afetem os seus colaboradores é algo fundamental. E para isso, é de suma importância se atentar aos pontos abaixo:

Como evitar que as doenças do século 21 afetem seus colaboradores


Para evitar que as doenças do século 21 afetem seus colaboradores e também a sua empresa, existem alguns pontos que você precisa considerar:


Primeiro: incentive, com ações e estratégias, bons hábitos aos seus funcionários, como manter uma alimentação saudável, praticar uma atividade física regularmente, cuidar da qualidade do sono e realizar exames periódicos e preventivos. 


Segundo: crie momentos de alongamento e relaxamento durante o trabalho, para que os colaboradores façam uma pausa e não se sintam o tempo todo estressados e pressionados.


Terceiro: tenha mais empatia pelos colaboradores. Ofereça ajuda quando necessário e não fique cobrando-os e pressionando-os o tempo todo.


E quarto: disponibilize um bom plano de saúde aos seus colaboradores, afinal, os planos de saúde permitem que seus funcionários tenham um acompanhamento melhor e mais adequado em relação à saúde.


Assim, a partir dessas quatro medidas, os colaboradores poderão viver com mais saúde, energia e disposição, e claro, com menos problemas e doenças!

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