Meios de pagamento, seu negócio precisa estar alinhado com o mercado para efetivar vendas
*Claudio
Dias - CEO da Pagolivre
Vários
movimentos estão acontecendo no mercado no sentido de ampliar a aderência aos
meios de pagamento. Desde o movimento recente da Amazon anunciando que irá
parar de aceitar os cartões de crédito Visa no Reino Unido por causa de suas
altas taxas, até a nova estratégia do Mercado Pago, avançando com os dois pés
no mundo das criptomoedas.
Impulsionado
pela pandemia o ecommerce segue com tendência de crescimento de 50% para 2022,
segundo pesquisa do Panorama
da Experiência do Consumidor, realizada pela Opinion Box e Bornlogic e
demonstra que o jeito de consumir do brasileiro mudou definitivamente e quem
ainda não preparou o seu negócio para o mundo online vai ficar para trás.
Mas, o
que o seu negócio precisa para fazer sucesso no mundo online?
Primeiro
é necessário investir em uma plataforma de ecommerce campeã, afinal o que atrai
os clientes são as funcionalidades. Um bom site de ecommerce precisa ser fácil
de navegar e responsivo para acesso em diferentes dispositivos.
Tão
importante quanto uma boa plataforma é o marketing digital que abrirá portas no
mercado e vai aproximar o seu produto dos consumidores. É preciso investir em
marketing, impulsionar os produtos e expandir a propaganda para o maior número
possível de consumidores.
Site “ok”
e marketing alinhado, então é preciso definir os meios de pagamentos e, quanto
mais facilidades o seu negócio oferecer, maiores serão as chances de conquistar
o cliente. Vejam alguns meios de pagamentos mais usados:
Boleto à
vista – Aceitar pagamento em boleto é uma forma popular, que dispensa
conta em banco e atende aqueles que não podem efetuar compras parceladas,
preferência de 4,6% segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral e a Brinks
Company, sobre tendências financeiras.
Carteira
Digital – As e-wallets superaram o boleto bancário para pagamento online,
são práticos e evitam fraudes. Segundo a Beyond Bordes 2021/2022, é o segundo
método de pagamento mais usado com 12% na preferência dos consumidores.
Pix – Essa
modalidade revolucionou os meios de pagamento e responde por uma fatia de 12%
do volume total do e-commerce, simples e ágil que caiu no gosto popular.
Cartões
de crédito – O grande queridinho dos consumidores é o método de pagamento
mais usado e apresentou o maior valor transacionado no terceiro trimestre de
2022 (R$ 402,1 bilhões), segundo a Associação brasileira de cartões de crédito
e serviços (Abecs).
Vale
citar também que o cartão de crédito, na modalidade de recorrência, está
crescendo muito no e-commerce, principalmente para clubes de assinatura e
recorrência em serviços. Nessa modalidade apenas a parcela do mês, de uma
compra recorrente, é descontada do limite de crédito do cliente. Isso
possibilita mais liberdade para o consumidor e maior ticket médio para o
e-commerce.
Apresentamos
apenas os principais, existem ainda outras formas como, cartão de débito,
transferência, pagamento via WhatsApp, entre outros. Vale pesquisar todos e
lembre-se, quanto mais facilidades, melhores serão as chances de reter o
cliente e efetivar uma venda.
Vale
também considerar sistemas automatizados disponíveis no mercado de conciliação
e consolidação de vendas e recebíveis, pois o controle das vendas é tão
importante quanto vender. Apesar de ser um serviço disponível, inclusive nos
apps e sites das bandeiras, contar com uma solução customizada e centralizada,
que avalia todas as adquirentes ao mesmo tempo, vai facilitar a gestão,
controle de vendas e aferição de taxas praticadas no mercado na hora da venda.
Para
obter sucesso no mundo virtual ou físico a chave do negócio é pesquisar,
estudar o mercado, entender o comportamento dos consumidores e oferecer
facilidades que atendam os clientes, afinal deles depende o sucesso de qualquer
negócio.
* Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGV, acumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay, e atualmente é Cofundador e sócio da Joinkey e CEO da Pagolivre, empresa especializada em meios de pagamento e recorrência.
Nenhum comentário