Rede de parceiros é ponto-chave para o avanço das empresas
* Por Reginaldo Stocco, CEO da vhsys
Construir boas relações
comerciais é essencial para se manter forte no mercado corporativo. Para as
pequenas e médias empresas, principalmente, as parcerias estratégicas se tornam
excelentes alternativas para explorar novos mercados, atraindo novos públicos e
permitindo alcançar novas regiões. Isso é ainda mais expressivo considerando o
cenário dos últimos meses e que o empreendedorismo está ganhando cada vez mais
força no mercado nacional.
De acordo com pesquisa
do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de brasileiros que pretendem
abrir um negócio nos próximos três anos aumentou 75% em 2020, se comparado ao
mesmo período do ano anterior, chegando a 50 milhões de pessoas.
Com esse crescimento do
mundo empreendedor, formar parcerias se torna cada vez mais importante. As
trocas benéficas entre as companhias, independentemente do segmento ou tamanho,
que constituem a área de canais, são caminhos muito promissores para quem quer
se consolidar no mercado.
Para as empresas mais
experientes, é possível auxiliar as menores a desenvolver mais produtos no
portfólio, a ter um diferencial competitivo e a garantir novas fontes de
receita. Em troca, ganham acesso a novos serviços e uma expansão em novos
mercados que, por vezes, são mais específicos.
Rede de parceiros
Há muitas formas de
traçar estratégias para formar uma rede de parceiros, como, por exemplo,
capacitação, engajamento, desenvolvimento da parceria, prospecção ativa, entre
outras. A avaliação e escolha dos melhores parceiros depende bastante do
objetivo final de cada empresa.
No entanto, há pontos
que podem ser considerados no geral, como tempo de mercado, modelo de operação
e sinergia com o público-alvo. Além disso, podem ser ponderados a carteira de
clientes, a capacidade de atuação, o potencial regional e as lideranças.
Por todos esses motivos
e possibilidades, a “via de mão dupla” que se cria por meio das parcerias
permite que as empresas cheguem mais rápido e com mais assertividade a demandas
que antes não poderiam atender sozinhas.
Essa é uma estratégia que traz grandes impactos nos negócios nacionais e, principalmente, regionais. Para as pequenas e médias companhias e para os novos empreendedores, aliar-se a diferentes organizações pode representar um avanço essencial para o ganho de mercado.
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