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Como uma empresa pode se beneficiar com o co-marketing?



 Que o marketing digital é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa já é de conhecimento dos gestores, contudo o surgimento do co-marketing pode ser um conceito novo para muitas pessoas. 

Ele surge como uma forma de auxiliar as empresas a alcançarem os seus objetivos, ao mesmo tempo que investem no trabalho em conjunto. 

Para compreender melhor o assunto, todo o seu conceito será analisado ao decorrer da leitura. 

O que significa co-marketing?

O co-marketing é um conceito referente à união de duas ou mais empresas com o objetivo de criar ou promover certo conteúdo, desde que elas possuam um público-alvo em comum, passando a serem vistas como aliadas ao invés de concorrentes. 

Por exemplo, uma empresa de adesivos personalizados para motos e uma concessionária poderiam criar uma parceria para lançar uma nova tinta que não danifica o automóvel, tendo sua audiência comum e contribuindo para o sucesso de ambas. 

Sendo assim, existem diversas possibilidades de realização, variando de acordo com as especificidades, os desejos e o público, mas abrangendo a todos, independentemente do seu segmento. 

Desse modo, existe a possibilidade de confusão entre o co-marketing e o co-branding, contudo eles não se referem a uma mesma estratégia. 

Esse está relacionado com a realização de uma colaboração entre as instituições para a criação de um produto que demonstre as forças de ambas. 

Isto é, por exemplo, um restaurante que se junta a uma empresa de cinema para oferecer brinquedos temáticos do filme como brinde na compra de um de seus pratos. 

Já no caso do co-marketing, fica incluído o processo de criação do produto, mas também o de peças de conteúdo, tendo a promoção dele como responsabilidade das duas empresas e o compartilhamento dos resultados finais. 

Sendo assim, o nome co-marketing é bem sugestivo, indicando a realização de um marketing compartilhado, a partir do alinhamento dos interesses e esforços para alcançar um impacto que separadas não seria possível.

No mundo offline, esse conceito pode ser encontrado de forma mais fácil, como nas parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos. Mas, no ambiente digital, ele pode surgir de diferentes formas. 

Isto é, é possível perceber esse recurso a partir da criação de posts, infográficos, e-books, vídeos e diversos outros meios desenvolvidos em conjunto entre as organizações. 

Como desenvolver o co-marketing?

No entanto, é imprescindível ter em mente que o co-marketing não é uma estratégia simples de ser desenvolvida. 

Ela demanda alguns esforços e especificidades para que os resultados alcançados sejam equivalentes ao que se desejava. 

Por esse motivo, serão analisadas algumas ações essenciais durante o processo de desenvolvimento e aplicação dessa estratégia para as empresas. 

Atente-se à escolha do parceiro

Antes de tudo, é preciso compreender que a ferramenta só irá funcionar se as empresas forem condizentes com suas ações e público, uma vez que elas ficarão ligadas pelos seus conteúdos e produtos. 

Dessa maneira, é preciso que a escolha do parceiro seja bem pensada e com sentido. 

Para isso, é interessante avaliar alguns pontos sobre a empresa cotada para tal, como relevância da audiência, publicação de conteúdo de qualidade, ser referência e mais.

Entretanto, acima de tudo, a instituição desejada precisa oferecer um produto ou serviço que sirva como uma adição ao seu, algo complementar. Isso porque indicará público em comum, mas não funcionará como um concorrente.

Por exemplo, uma empresa de Aluguel de compressor para pintura, ao invés de se juntar a outra empresa desse tópico, pode realizar a união com uma loja de carros, pois ambas estão no contexto de automóveis, mas não vendem o mesmo produto ou conteúdo.

Deve-se ter em mente que nem sempre será possível encontrar uma instituição que cumpre com todas as características citadas, mas quanto mais ela possuir, melhores serão os resultados da estratégia aplicada. 

Já no caso contrário, se a opção considerada não se encaixar em nenhum dos requisitos analisados, é um sinal de que a possibilidade de o co-marketing não ser tão benéfico é muito grande.

Crie um planejamento antecipado

Para a criação e implementação de qualquer nova estratégia, é imprescindível que a empresa crie um planejamento sobre suas ações e o que ela precisa para cada etapa, com antecedência, visando evitar o máximo de problemas possível. 

Isso porque, por exemplo, se uma empresa de terceirização de Recursos Humanos e uma empresa de tecnologia se juntam para criar e divulgar uma catraca com biometria, elas precisarão saber que tipo de conteúdo postar e como para atingir os melhores resultados. 

Para isso, é essencial a realização de uma reunião inicial, visando a definição de todas as etapas necessárias, assim como alinhamento dos objetivos, o que tornará o trabalho dos funcionários mais direcionado e focado. 

Isto é, fora do contexto, em um negócio de banho e tosa pequeno, ter um funcionário consciente que precisa dar banho faz com que ele saiba exatamente o que fazer, sem perder tempo com outras atividades, garantindo resultados mais precisos e condizentes. 

Além disso, é preciso definir:

  • O conteúdo a ser publicado; 

  • Como funcionará a sua produção e divulgação;

  • Qual será o design; 

  • Como será feita a gravação, se for o caso; 

  • A utilização das mídias sociais. 

Nesse momento, quanto mais informações e detalhes, melhor, pois garantirá que ambas as empresas saibam o que devem fazer, até quando e permitir que tudo seja algo organizado, diminuindo os conflitos provenientes da não entrega ou mais. 

Ajude o parceiro

Outro ponto importante é ajudar o parceiro, fazendo com que o seu trabalho fique facilitado, porque, no caso de ser a pessoa que convida outra empresa, é provável que ela já esteja em outros projetos, não considerando a participação em um novo. 

Assim, como forma de convencê-la a entrar na estratégia, o responsável pode garantir ações que não tornem a sua realização totalmente complicada, como pegar uma maior parte da produção ou o que for mais concreto no momento. 

Isto é, se uma empresa elétrica deseja criar uma parceria com uma fábrica para produzir um novo tipo de régua de tomadas 20a, mas essa está com muitas atividades para fazer, o co-marketing ainda pode acontecer. 

Nesse caso, aquela pode se comprometer a realizar a produção do conteúdo como combinado, deixando apenas a criação da ideia inicial e publicação para ela. 

Deve ser benéfico para ambos

Durante a realização do co-marketing, os resultados alcançados só serão efetivos e sustentáveis, se for algo benéfico para todas as empresas envolvidas. 

Isto é, é preciso que os parceiros compartilhem o material desejado, possuam uma base ou algo de valor para ofertar em troca. 

Caso contrário, a frustração gerada é muito pior e não segue o objetivo da estratégia em si. 

Consequentemente, uma relação desigual de produção faz com que seu relacionamento seja desgastado, diminuindo as chances de produção no futuro e gastando um tempo significativo sem retorno de qualidade. 

Sempre avalie os resultados

Para compreender se as ações desenvolvidas e aplicadas estão dando resultados, as empresas envolvidas precisam, obrigatoriamente, analisar o seu retorno e a resposta do público perante ao que foi publicado. 

Dessa maneira, elas serão capazes de compreender quais ações foram benéficas e funcionaram e quais não deram certo como o esperado. 

Isso é tão importante, pois garante um ajuste que se enquadre a cada cenário, permitindo, futuramente após a adaptação, o alcance de resultados mais eficientes e adequados de acordo com a opinião direta da audiência. 

Por exemplo, se uma empresa de locação de martelete fez uma parceria e, ao analisar os resultados, percebeu que não alcançou a proporção do público esperado, ela pode perceber que a plataforma de divulgação utilizada não foi a com concentração dos seus potenciais. 

Desse modo, ela consegue mudar suas estratégias de acordo com a necessidade, mudando para as redes sociais, e fazendo com que suas próximas parcerias sejam melhores. 

Quais as vantagens de usar o co-marketing?

Portanto, é possível concluir que, mesmo que seja uma estratégia que demanda grandes esforços e planejamento, o co-marketing é capaz de desencadear diversas vantagens para a sua aplicadora. 

Seguem algumas delas:

  • Aumento do alcance;

  • Aumento dos lucros;

  • Diminuição da quantidade de trabalho realizado;

  • Diminuição dos custos;

  • Aumento do reconhecimento do mercado;

  • Estabelecimento de autoridade;

  • Acesso a um público diferente do já possuído;

  • Economia de recursos.

Logo, para um especialista em tratamento flacidez barriga, fazer uma parceria com uma clínica estética pode ser uma ótima opção para quem deseja aumentar o seu público e alcançar cada vez mais pessoas, assegurando seu desenvolvimento.

Conclusão

Sendo assim, o co-marketing é uma estratégia cada vez mais conhecida entre as empresas, devido ao fato de unir duas ou mais e fazendo-as trabalhar em conjunto.

Contudo, demanda conhecimento sobre a sua aplicação, como foi destacado ao longo deste artigo.  

Por ser uma estratégia que consegue afetar qualquer empresa, desde desenvolvedoras de Crachá de Identificação Funcional até lojas de roupa, ela é capaz de proporcionar diversos benefícios para quem a aplica de forma correta. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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