Mobilidade elétrica: como o setor elétrico se adapta à tendência
Leandro Souza*
Nos tempos atuais, é cada vez mais nítida
a ideia de que os veículos do futuro serão elétricos. Essa informação ecoa em
fóruns sobre mobilidade nos quatro cantos do planeta – do Brasil à China, da
Europa aos Estados Unidos. Uma empresa que tem como parte do seu plano de
negócios temas como a inovação, precisa dialogar com as tendências de mercado
em qualquer área de conhecimento que demande desenvolvimento de soluções em
tecnologia.
Assim, ter projetos nessa área
significa, sem dúvida, estabelecer um diálogo não somente com a modernidade que
bate à nossa porta, mas também com elementos que serão determinantes para a
sobrevivência de qualquer empresa no mercado, como pensar sobre a criação de
ações que promovam qualidade de vida e economia sustentável para um mundo
melhor.
O mundo mudou, as pessoas se preocupam
cada vez mais com o aquecimento global, e isso impacta diretamente o que tende
a ser consumido no mercado. As empresas estão se adaptando a esse cenário
sustentável, e, com isso, temos o crescimento da indústria elétrica, que vê a
oportunidade de fazer parte desse novo mundo, oferecendo produtos que visam
suprir o mercado de carros elétricos e eletrificados, denominados
“verdes”.
Um dos grandes gargalos no que diz
respeito à mobilidade elétrica é também seu grande trunfo: as baterias. Empresas
de todo o mundo têm trabalhado para desenvolver soluções que forneçam maior
autonomia e menor tempo de carga para os usuários.
Na esteira do uso de fontes renováveis,
algumas montadoras deram um passo à frente e anunciaram o lançamento de modelos
com placas solares acopladas ao teto ou capô dos veículos. Com isso, as
baterias seriam carregadas conforme o automóvel circula. Ao que tudo indica, a
mobilidade elétrica é um caminho sem volta. Mais do que a preocupação com o
meio ambiente, trata-se de entender a finitude das reservas de combustíveis
fósseis e os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar a curto e longo
prazo.
Nosso cenário brasileiro ainda é modesto
e, por isso, apresenta inúmeras oportunidades para o desenvolvimento da
mobilidade elétrica. Podemos citar os eletropostos, onde os carros movidos a
eletricidade são “abastecidos” por meio de carregadores. Nesses postos, o
abastecimento pode ser feito por meio de estações de carregamento alimentadas
pela própria rede ou até mesmo por placas fotovoltaicas para a geração de
energia solar.
Aqui, a avaliação desse setor, para os
próximos 12 anos, já se tornou necessária, e as discussões estão avançando
consideravelmente. Isso faz com que os carros elétricos comecem a despontar no
trânsito das cidades maiores, ainda que timidamente, revelando uma tendência de
prosperar. A criação de postos de abastecimento e suas tecnologias, bem como o
desenvolvimento de baterias cada vez mais potentes em termos de durabilidade, e
todos os equipamentos específicos para a produção de veículos elétricos são
oportunidades de negócios e investimentos para o mercado futuro.
No momento atual, vivemos a preocupação
mundial com o desenvolvimento de meios de transporte movidos a energia limpa,
que contribuam para um meio ambiente saudável e menos poluído. Assim, devemos
considerar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos nossos consumidores
os principais benefícios decorrentes do investimento em mobilidade
elétrica.
Nesse contexto, as empresas têm um papel
fundamental para que os carros elétricos sejam uma realidade na sociedade
atual, oferecendo produtos que comprovem a facilidade do uso dessa nova
tecnologia. Assim, será possível mostrar à sociedade a praticidade no
carregamento das baterias, e também a velocidade e a qualidade desse serviço, o
que auxiliará no aumento do número de pontos de carregamento nas cidades. Esse
cenário certamente abrirá oportunidades de investimentos para que a mobilidade
se torne cada vez melhor, além de prover produtos e soluções de
qualidade.
*
Leandro Souza é gerente de Markting da Steck.
Sobre a Steck
Com 46 anos de história, a Steck é líder no fornecimento de materiais elétricos e possui mais de 50 linhas de produtos. Com investimentos em inovação, tem diversificado seu portfólio, apostando em conectividade, tecnologia e sustentabilidade, sempre com oferta de produtos de qualidade, acessíveis e sem complicação para os diversos usuários. A empresa está presente em 18 países da América Latina, com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México.
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