Reclamações sobre serviços de telecom caem quase 25% em 2021
Dados da Anatel mostram que uma queda de mais de 720 mil queixas entre 2020 e 2021. Em dezembro de 2021 o número de reclamações caiu quase 30% na comparação com dezembro de 2020
Brasília, 25/01/22 – O número de reclamações de usuários dos
serviços de telecomunicações caiu 24,4% em 2021 na comparação com 2020, segundo
dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Durante todo o ano de 2020 foram 2.949.334 reclamações registradas, já em 2021
elas caíram para 2.228.391, uma redução de 720.943 queixas.
Em dezembro de 2021 o número de reclamações caiu 28,7% na comparação com
dezembro de 2020, passando de 214.212 para 152.685, uma redução de 61.527
queixas. Dezembro foi o mês com o menor número de reclamações de todo o ano de
2021.
“O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no
número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo
de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos
investimentos feitos pelas prestadoras”, afirmou o diretor executivo da Conexis
Brasil Digital, Marcos Ferrari.
De janeiro a setembro de 2021, o setor investiu R$ 25,5 bilhões, um aumento de
4,8% em relação ao mesmo período de 2020.
As quedas, afirmou Ferrari, também refletem medidas como a Não Me Perturbe, que
melhoraram a relação das prestadoras com os consumidores. A plataforma Não Me
Perturbe (www.naomeperturbe.com.br) permite o boqueio de ligações de
telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nas
reclamações em 2021. A maior ocorreu na TV por assinatura, cujo índice caiu
43,7%, de 282.177 para 158.944. No serviço de internet banda larga fixa as
reclamações caíram 26,7%, de 764.075 para 560.036, e na telefonia móvel as
reclamações caíram 20,2% em 2021 em relação a 2020, passando de 1.403.272 para
1.119.511.
Dezembro
No mês de dezembro, todos os principais serviços de telecom também registraram
queda. O número de reclamações relacionadas à TV por assinatura caiu 40,7%,
sobre serviço de banda larga fixa as reclamações caíram 26,3% e as queixas
relacionadas ao serviço de telefonia móvel caiu 22,8%.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br
Nenhum comentário