5 ferramentas que podem ajudar a gerir uma empresa
Gerir uma empresa é uma habilidade que nem todos possuem. Saber solucionar problemas, controlar processos, promover o bem-estar do ambiente de trabalho, entre outras, são tarefas nada fáceis que, hoje, contam com o auxílio tecnológico.
Um bom gerente pode exercer todas as suas funções de forma eficaz e simplificada com a utilização de algumas ferramentas de gestão. Essas podem ser desde um planner, que é uma agenda de planejamento, até os Sistemas de Informações.
Para isso, é necessário conhecer a empresa em que trabalha e compreender a fundo as necessidades organizacionais que precisam ser atendidas no departamento de seu interesse, ou na corporação como um todo.
Em seguida, para uma gestão de alta performance, é imprescindível a escolha da ferramenta mais adequada e eficiente para cada função. Conheça algumas das principais nos tópicos abaixo.
1 - CRM (Customer Relationship Management)
Imagine que você seja um gerente de vendas de uma empresa especialista em higienização e hidratação de bancos de couro e precise controlar os negócios já fechados e prospectar novos clientes ou fidelizar os já existentes.
Neste caso, uma alternativa possível e comprovadamente eficiente é o CRM, ou Customer Relationship Management, que possibilita a criação de estratégias precisas para criar uma relação de proximidade com o público-alvo.
A função do CRM consiste no armazenamento de dados pessoais e cadastrais dos clientes. Para obtê-lo, é necessário a compra de um software de gestão, que geralmente fica disponível em cloud computing para acesso remoto.
Mas, afinal, como adquirir um sistema de nuvem que oferece um CRM? É simples, basta fechar um contrato que contemple softwares remotos, que não precisam de instalação, como editores de texto, planilhas, banco de dados e recursos para apresentações.
Após realizar o fechamento de contrato, não é necessário contratar e nem treinar uma equipe de TI na empresa.
Qualquer funcionário pode ser treinado a acessar e manusear os programas que estarão disponíveis na nuvem, por meio do uso da internet. Além disso, há a possibilidade de trabalho simultâneo no mesmo software.
2 - SCM (Supply Chain Management)
Visualize a seguinte situação: você é um gerente responsável pela logística de uma empresa de materiais de construção, que fornece areia lavada fina e produtos do nicho.
As entregas, geralmente, são realizadas em regiões e locais específicos da cidade. Porém, ultimamente, por algum erro, os caminhões de entrega estão sendo direcionados ao destino errado.
Possivelmente, o controle feito por uma pessoa (o gerente da área responsável) sofreu alguma falha ou alteração, o que não aconteceria se o sistema logístico fosse automatizado, como o SCM, por exemplo.
Um planejamento estratégico utilizando SCM poderia auxiliar o controle dos canais e processos de distribuição, estoque de materiais e produtos, planejamento de demanda, previsão de vendas, promoções e transporte.
O Supply Chain Management nada mais é que a área organizacional responsável por realizar os variados processos da cadeia de suprimentos de uma empresa.
Esse recurso tem semelhança com a logística, no entanto, oferece desde a produção de um valor até a entrega de um produto. Isso ajuda a solucionar a falha nas entregas de alguns produtos da companhia.
Com isso, percebe-se a importância do investimento em um Sistema de Informações em uma empresa. Problemas são evitados e soluções são encontradas rapidamente para qualquer tipo de situação.
3 - BI (Business Intelligence)
O procedimento cirúrgico chamado labioplastia a laser consiste na retirada de excesso de tecidos dos grandes lábios vaginais, proporcionando uma aparência mais harmônica à região.
Apenas algumas clínicas disponibilizam essa cirurgia, que é segmentada a um público-alvo bem específico. Considerando a peculiaridade do serviço, imagine seu processo de vendas.
Onde encontrar tantas mulheres interessadas neste tipo de cirurgia plástica? Para auxiliar os cirurgiões a alcançarem cada vez mais clientes, os gerentes das clínicas especialistas podem contar com o auxílio do Business Intelligence.
Com o apoio da mineração de dados, o BI identifica possíveis oportunidades, cria valor para os negócios e percebe as falhas no desempenho dos processos.
4 - Contratação ou hospedagem SaaS
Para uma possível mudança no cenário tradicional de uma empresa especialista em aluguel de caçambas, por exemplo, é necessário um investimento de qualidade nos processos logísticos.
Além disso, é essencial o aprimoramento do relacionamento com os clientes, que em geral, é feito com o auxílio do CRM. Contudo, para obter este auxílio, pode ser um tanto difícil pensar em qual seria a melhor plataforma de contratação ou hospedagem.
Uma boa alternativa é o sistema de hospedagem SaaS (Software as a Service). A escolha é vantajosa, posto que pode contribuir para uma mudança rápida dos processos por um baixo custo.
Isso significa que, após realizar o fechamento de um contrato para uso da ferramenta, não é necessário contratar e nem treinar uma equipe de TI na empresa.
Assim como o CRM, qualquer funcionário pode ser treinado a acessar e manusear os programas que estarão disponíveis na nuvem, por meio da internet e por acesso remoto. Além de contar com a possibilidade de trabalho simultâneo no mesmo software.
5 - Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar no aprimoramento do principal ponto forte da maioria das empresas: o relacionamento com o cliente. O auxílio de big data, algoritmos de machine learning e deep learning promovem precisão nos dados a respeito dos clientes.
Mas, como coletar esses dados? Isso pode ocorrer por meio de vendas em plataformas e-commerce, preenchimento de formulários em pesquisas. Basta que o cliente preencha os campos com suas informações pessoais.
Após a coleta, é recomendável manter uma relação de proximidade com o público-alvo. Para isso, pode ser utilizado como medidor de satisfação os perfis em diversas mídias sociais.
Com essa proximidade, será possível conhecer a visão que o cliente tem da empresa e a experiência vivenciada em cada compra, o que pode contornar problemas, evitando a frustração causada por expectativas não atendidas.
Soluções para todos os negócios
As ferramentas citadas anteriormente são válidas para pequenas, médias e grandes empresas. Para os empreendedores, como uma artesã de necessaire box personalizada, há outras soluções.
A adaptação do físico para o digital pode ser uma boa alternativa para gerenciar o próprio negócio. Hoje em dia, é possível encontrar soluções como:
Gerenciador de projetos (substituto dos velhos e queridos post-its);
Organização de informações (substitutos das agendas);
Administração financeira (auxilia em transações bancárias);
Assinaturas digitais (para fechamentos de contratos a distância).
Parece bobagem ter que contar com o auxílio de ferramentas que auxilie em processos que, antigamente, poderiam ser realizados com o auxílio de um papel e uma caneta.
No entanto, simples detalhes da sua rotina como gerente ou proprietário de seu próprio empreendimento podem auxiliar na manutenção, crescimento e até na melhora da reputação dos negócios.
Sobre o controle de avaliações
Conhecer o nível de satisfação ou insatisfação dos clientes é de extrema importância. Ainda mais em casos de vendas online de produtos específicos como um motor para portão basculante.
Para isso, ter um plano de uso das mídias sociais também pode ser considerado uma forma de gerir a empresa e sua imagem perante o público, podendo proporcionar os seguintes benefícios:
Marketing digital bem aplicado;
Mais canais de comunicação;
Interação e proximidade com os clientes;
Acesso a feedbacks e oportunidade de avaliações.
Com a aplicação dessa alternativa, o retorno positivo surge gradativamente e exige, antes de tudo, um treinamento que prepara cada colaborador para o uso das ferramentas a serem utilizadas.
Considerações finais
Aplicar e analisar as possibilidades de recursos tecnológicos em uma empresa, seja de qualquer nicho, até mesmo vendas de bateria estacionária e quaisquer outros produtos e serviços, é essencial nos dias de hoje.
O ato de gerir ainda exige um talento natural de uma pessoa que, mesmo com todas essas alternativas, controla o fluxo, a rotina e o desempenho de cada colaborador, porém, de forma muito mais prática e precisa.
Após analisar todas as ferramentas que podem ser aderidas, também é possível compreender que elas não servem somente para pequenas, médias e grandes empresas.
A opção também alcança a empreendedores e prestadores de qualquer tipo de serviço, como os especialistas na aplicação de rolo de lona para toldo, entre outros bem específicos.
Além disso, a maior vantagem dessa melhora na gestão da empresa é a possibilidade de realizar a contratação de qualquer uma das ferramentas mencionadas de forma prática, nada burocrática e, muitas vezes, econômica.
Já não é preciso que mudanças no sistema corporativo estejam ligadas a novas contratações e, consequentemente, a mais gastos. Basta adquirir um novo sistema e treinar a própria equipe, para que seja obtida uma alta performance.
As propostas de gestão tecnológica solucionam problemas, trazem inovação e mudanças em cenários empresariais conservadores, que prezam pelos meios tradicionais de trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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