Adyen tem crescimento de 46% em receita líquida global no ano de 2021
Aumento de 70% no volume processado globalmente
leva empresa global de pagamentos a atingir 1 bilhão de euros em receita
líquida em 2021, alcançando um EBITDA de €630 milhões
São Paulo, fevereiro de 2022 - A empresa global de tecnologia de
pagamentos Adyen divulgou nesta quarta-feira (9) os resultados financeiros de
2021 em uma carta aos investidores. De acordo com o documento, a empresa
alcançou uma receita líquida de 1 bilhão de euros, representando um crescimento
anual de 46%, e EBITDA de €630 milhões. Na América Latina, a receita líquida
chegou a €74,6 milhões, uma alta de 24% na comparação anual.
No 2º semestre de 2021, a Adyen teve um
crescimento de 47% em sua receita líquida global, se comparado ao ano anterior,
chegando a €556,5 milhões. A empresa teve um volume global processado de €300
bilhões de euros no período, com um crescimento de 72% quando comparado com o
mesmo período do ano passado. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos,
depreciação e amortização) atingiu a marca de €357,3 milhões milhões de euros,
representando um aumento de 51%, com a margem EBITDA de 64%.
“Os resultados da Adyen continuam sendo
reforçados pelo aumento do comércio online no mundo todo e pela crescente
necessidade de os varejistas oferecerem jornadas de compra que vão além do
omnichannel, realmente integrando as operações online e offline, o que chamamos
de comércio unificado", disse Davi Stazza, presidente da Adyen para Brasil
e Latam. Algumas das empresas que já investem nessa tecnologia são Cabana
Burger, dr.consulta e Lindt.
O crescimento de Adyen também se
refletiu no aumento da equipe. No segundo semestre de 2021, a empresa contratou
226 novos funcionários no mundo todo, levando o quadro total a 2.180 pessoas.
No Brasil, a equipe chegou a 103 pessoas, e 14 no México. Como as contratações
foram guiadas pelas necessidades dos clientes, 55% delas foram para a área de
tecnologia, e 32% para a comercial.
Adyen tem capital aberto na Bolsa
Euronext e, em 2021, esteve pelo segundo ano consecutivo no seleto grupo das 50
empresas com maior potencial de crescimento a longo prazo e retorno aos
investidores, no ranking Future 50.
Insights sobre o mercado de pagamentos
na América Latina
Referência em inovação para tecnologia
de pagamentos, a Adyen deu suporte para seus parceiros na América Latina na
adaptação às novas tendências do mercado que ganharam maior espaço durante a
pandemia da Covid-19, como pagamentos via QR Code, links de pagamentos e Pix.
No Brasil, o Pix, um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central
do Brasil, é um exemplo de inovação tomando um espaço antes ocupado por meios
de pagamento mais tradicionais como o boleto. "Conseguimos ajudar nossos
parceiros nessa mudança implementando imediatamente esses novos métodos de
pagamento", disse Strazza. Algumas das empresas que passaram a aceitar Pix
com ajuda de Adyen foram Privalia e Hotmart.
Adquirente global, Adyen é parceira de
pagamentos de companhias como Spotify, Uber, Ebay, Microsoft e Levis. No
Brasil, atende gigantes de diversos segmentos como Magazine Luiza,
99, Adidas, RecargaPay, Dafiti, Hotmart, iFood, McDonald’s, dr. consulta, entre
outras. Adyen tem 27 escritórios espalhados pelo mundo.
Dados financeiros de Adyen do 2º
semestre de 2021
O volume processado global foi de €300
bilhões, um aumento de 72% ano a ano
A receita líquida global foi de €556,5
milhões, um aumento de 47% ano a ano
EBITDA de €357,3 milhões, um aumento de
51% ano a ano
A margem EBITDA foi de 64%
Números completos do ano de 2021
O volume processado foi de €516 bilhões:
um aumento de 70% ano a ano
A receita líquida foi de €1 bilhão: um
aumento de 46% ano a ano
EBITDA de €630 milhões: aumento de 57%
ano a ano
A margem EBITDA foi de 63% para o ano
inteiro
América Latina
Receita líquida no 2o semestre de 2021:
€39,2 milhões, alta de 23% na comparação anual
Em 2021: €74,6 milhões, aumento de 24%
na comparação anual
Sobre a Adyen
A Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de pagamentos escolhida por muitas das principais empresas do mundo, fornecendo uma infraestrutura moderna de ponta a ponta que elimina as barreiras e entrega a melhor experiência de compras para consumidores, em qualquer canal online e a qualquer hora. Adyen integra processamento, antifraude e adquirência, e abre a “caixa preta” de insights de dados que as empresas precisam para alcançar maiores taxas de conversão. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Adidas Magazine Luiza, dr.consulta, Dafiti, Amaro e MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.
Nenhum comentário