Últimas

Chama reúne dicas para diminuir gastos nas finanças de casa

Startup lista atitudes econômicas e dicas de como se organizar para reduzir as despesas

Divulgação

O início do ano é sempre uma época corrida, com organização de novas rotinas, impostos a ser pagos e compra de materiais escolares para a volta às aulas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a SPC Brasil, viemos de um ano no qual 83% dos brasileiros precisaram fazer cortes de gastos. 

Nesse cenário, é preciso ter jogo de cintura para dar conta de tudo, por isso o Chama, marketplace de gás de cozinha, relembra processos simples, como pedir o botijão pelo aplicativo, que auxiliam na economia de tempo (e dinheiro). 

Pequenas mudanças de hábitos e atitudes no dia a dia vão ajudá-lo a manter o dinheiro sob controle com planejamento e organização da renda. Mas como dar esse primeiro passo?

Parceiro dos consumidores, o Chama o ajuda a começar o ano com o pé direito, com dicas para uma rotina mais prática e econômica: 

 

  • Coma mais em casa

 

Quando saímos para comer, ou pedirmos delivery de algum restaurante, acabamos gastando mais dinheiro do que gastaríamos ficando em casa e cozinhando. Por isso, uma boa opção é optar por comer mais em casa, guardando o delivery e a saída para momentos especiais.

 

  • Vá ao mercado sempre com uma lista 

 

Nada de comprar por impulso. Ter controle e clareza do que você precisa colocar no carrinho de compras é uma prática que potencializa a economia doméstica. Além disso, pesquisar e comparar preços antes de ir ao mercado deve ser um costume.

 

  • Aposte em um cardápio semanal 

 

Planejar e preparar marmitas o ajudará a economizar não apenas nos ingredientes. Quando se cozinha a maior parte das refeições da semana em um único dia, o tempo de preparo é otimizado e ainda pode aumentar a vida útil do seu botijão.

 

  • Busque opções mais baratas de serviços e produtos

 

Ao ir às compras, para equilibrar as contas vale escolher marcas menos tradicionais e lembrar-se de verificar as prateleiras mais altas e mais baixas para encontrar produtos mais baratos. Na seção de frutas e verduras, opte sempre por itens de estação. Já na hora de trocar o botijão de gás de cozinha, a plataforma do Chama, que pode ser acessada pelo aplicativo do celular ou pelo site, seleciona as melhores ofertas para você achar o preço que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online.

 

  • Aproveitar os alimentos ao máximo

 

Infelizmente, desperdício de comida é algo comum. Para evitá-lo, o que também ajuda, muito no bolso, é transformar sobras em outra receita. Um exemplo disso é reaproveitar as sobras de arroz e transformar em um bolinho de arroz ou arroz de forno. Além disso, cascas de frutas podem virar geleias ótimas, cascas de legumes podem tornar-se caldos e molhos e aquele leite talhado pode render um delicioso doce de leite. Basta usar sua criatividade! 

 

  • Use panela de pressão

 

A panela de pressão é um grande aliado para economizar. Por isso, adotá-la no seu dia a dia pode ajudar muito na economia do gás, o que auxilia bastante a diminuir as despesas da casa.

 

  • Atenção às quantidades na hora das compras 

 

Um erro comum no mercado é calcular errado e acabar comprando mais comida que o necessário. Por isso, uma boa dica é ficar atento às quantidades, para evitar que os alimentos estraguem na geladeira e se gaste mais que o necessário. Sempre verifique a data de validade para garantir que não esteja muito próxima e o produto não estrague antes de ser consumido.

Sobre o Chama

O Chama é um marketplace que conecta clientes a revendedores de gás de cozinha. Lançado em dezembro de 2016, reúne em um único ambiente virtual milhares de revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques no site ou no aplicativo, o consumidor faz sua compra de botijão de gás, podendo escolher pela marca de sua preferência, pelo tempo de entrega ou preço. O serviço está presente em São Paulo (capital e região metropolitana), Campinas, Sorocaba, Grande Florianópolis e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Para comprar pelo Chama, acesse www.chama.com.br ou baixe o aplicativo no Google Play e na app store.

Nenhum comentário