Como desenvolver uma estratégia de marketing?
Elaborada a partir do segmento de mercado que um empreendimento atua, uma estratégia de marketing pode ser feita para que dure por determinado período ou a longo prazo, para ingressar de vez no mercado e conquistar o público.
O marketing é uma área que busca dar valorização para um produto, prestação de serviços ou de uma marca como um todo, seja ela uma pequena empresa ou até mesmo um microempreendedor, com a finalidade de atrair clientes e fidelizá-los.
Assim, um serviço de limpeza terceirizado pode fidelizar seus clientes com uma estratégia de marketing que mostre os pontos positivos que ela oferece, como a qualidade dos produtos e até mesmo a eficiência de finalização em pouco tempo dos funcionários.
Esses pontos que atraem o consumidor certamente foram elaborados por uma estratégia de marketing, mostrando sua importância.
Portanto, o planejamento elaborado se torna a solução antes de fazer imprudências que possam colocar o produto em risco, e uma estratégia que é calculada minuciosamente, possui mais chances de assertividade e retornos positivos.
Por que investir em estratégias de marketing?
Quando o assunto são investimentos em um negócio, isso pode ir muito além dos materiais que serão usados ou dos funcionários contratados. A diferença de uma empresa que investe no marketing para aquelas que não investem pode ser gigante.
A primeira delas é que, com uma estratégia, os objetivos ficam mais definidos e focados, dando amplas possibilidades de como eles irão ser alcançados, permitindo assim que ações mais certeiras sejam feitas e comunicadas com todos da instituição.
Ao se esboçar uma estratégia, é importante que haja comunicação com cada setor dentro do ambiente de trabalho de forma constante, pois é através desse entendimento e união de equipes que é possível criar um planejamento mais eficiente.
Nesse sentido, em uma empresa que fabrica persiana romana linho, as estratégias podem começar a partir da elaboração da estratégia, criação da persona (cliente ideal do negócio), escolha dos canais de divulgação e ferramentas de apoio.
Além disso, quando se estabelece um planejamento de uma estratégia de marketing, alguns fatores positivos podem surgir com ela, tais como:
Maior organização;
Motivação de equipe;
Diminuição de gastos desnecessários;
Tomada de decisões assertivas.
Com a fidelização de clientes, uma estratégia de marketing se torna um investimento de sucesso, que permite a sua amplitude no mercado e ajuda a conquistar espaço e reconhecimento, até que se torne uma referência entre consumidores e até concorrentes.
Se o empreendimento utilizar as redes sociais, pode até mesmo ganhar seguidores que transformam as formas de feedbacks ainda mais fáceis de serem feitas, podendo até despertar o interesse para possíveis parcerias.
Ferramentas para planejar sua estratégia de marketing
Manter-se atualizado de como a indústria do seu segmento está atuando pode ser um fator que colabora na criação de estratégias, mesmo que seja a concorrência. Ficar de olho nas tendências do mercado se transforma em um modo de atrair clientes para o negócio.
Um exemplo que ilustra esse conceito é quando uma persiana romana blackout está sendo bastante utilizada em prédios comerciais que estão sendo construídos. Se seu negócio tem foco na fabricação deste produto, uma estratégia pode alavancar as vendas.
Algumas ferramentas atuais permitem que seja mais fácil acompanhar o passo a passo de uma estratégia e os resultados gerados, tanto no faturamento quanto na captação e fidelização dos consumidores.
1 - Análise SWOT
Também chamada de matriz FOFA devido sua tradução, essa ferramenta permite analisar fatores internos e externos, sendo eles positivos ou negativos, que são a Força (Strengths), Fraqueza (Weakness), Oportunidade (Opportunities) e Ameaça (Threats).
A Força é o potencial de sua empresa, seja a qualidade do produto ou o serviço, esse fator vai ser o mais explorado quando se for construir uma estratégia e irá auxiliar na obtenção de destaque.
Por exemplo, se uma empresa de laudo avcb elaborar uma estratégia de marketing, mostrará que possui um projeto técnico seguro para a averiguação dos prédios com um intensivo treinamento dos funcionários.
O que, automaticamente, se encaixa no campo das Oportunidades, porque isto será um bom modo de atrair os clientes para contratarem os seus serviços.
As Fraquezas são os pontos que devem ser evitados e melhorados, assim como as Ameaças que, por sua vez, estão relacionadas com a concorrência que existe dentro do segmento.
Se os adversários garantirem que a segurança é a melhor, a estratégia do empreendimento deve ser de uma empresa de segurança do trabalho que não só é a melhor do mercado, como também possui bons preços, e assim em diante.
Ou seja, a mapeação através do SWOT ou FOFA, pode ser uma preparação para quaisquer empecilhos que se tenha no mercado.
2 - SIM
O Sistema de Informações de Marketing, também conhecido como SIM, é um mecanismo que faz com que as pessoas, equipamentos e procedimentos façam a coleta de dados, assim como suas análises e também as classificações.
São informações tanto internas quanto externas do empreendimento, o que facilita para o departamento responsável pelo marketing com a criação de estratégias bem sucedidas.
Os dados coletados, principalmente dos clientes, incluem a sua necessidade e preferência.
3 - CRO
Conversion Rate Optimization, também conhecido como CRO, que em português significa Otimização da Taxa de Conversão, é uma ferramenta cujo foco é aumentar as visitas e conversão em um site.
Podemos considerar até mesmo como uma espécie de retífica de cabeçote, pois é ela que vai recondicionar e colocar métodos para uma página apresentar um melhor desempenho para os visitantes, evitando problemas em seções como compra ou cadastros, por exemplo.
Através do CRO, é possível saber o comportamento de um usuário na página da web pelo seu tráfego, e o que é preciso ser feito para atrair e converter mais usuários, ao ponto de se tornarem leads e, consequentemente, clientes.
Em outras palavras, o CRO permite auxiliar no processo de vendas online, para que este seja mais eficiente e o faturamento se torne mais garantido.
4 - Customer Relationship Management
A Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management), também conhecido como CRM, é um software que armazena os dados dos clientes que já são fidelizados com os futuros que se planeja conquistar.
Focada inteiramente no cliente, o CRM reúne dados que podem ser importantes no momento de traçar uma estratégia de marketing porque possibilita acesso ao histórico do usuário, tornando mais fácil atender aos desejos do cliente.
Assim, se uma pessoa visitou uma página para somente saber o orçamento de um cilindro de ar comprimido, o CRM irá armazenar isso, que facilitará para o dono do negócio montar uma estratégia que faça a visita chegar até a finalização da compra.
5 - Key Performance Indicator
Os KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho, tratam-se de uma métrica que ajuda a medir o desenvolvimento da organização como um todo ou de um processo ou objetivo estabelecido.
Estes dois últimos podem ser no quesito marketing, as buscas de um site, páginas mais visitadas, horários, tudo o que pode ser relevante para se traçar uma estratégia que traga resultados.
6 - Servqual
Essa ferramenta é o que pode mensurar a qualidade do serviço oferecido ou do produto obtido pelo cliente, funcionando como um feedback.
Podendo ser feito de diversas formas, o mais comum do modelo Servqual é um questionário que o cliente recebe para avaliar os critérios que são considerados importantes para se ter uma qualidade de serviço.
Por exemplo, após a realização de um serviço de pintura de prédio, um questionário pode ser enviado tanto para o cliente avaliar os critérios, quanto para montar uma escala de satisfação.
Cuidados na elaboração de estratégias
Durante a criação de uma estratégia de marketing, é necessário ter atenção para que as estas não sejam perdidas ou então entendidas de maneiras erradas.
A parte mais importante é focar no público-alvo do seu produto ou serviço. Esse é um dos erros bastantes comuns quando se trata de atingir um consumidor, visto que não são todos que consumirão o que a empresa oferece.
Uma estratégia de marketing deve ter mais de uma maneira de chegar até a audiência, tendo em mente que muitas vezes e-mails marketing passam batido na caixa de mensagens ou podem até não serem abertos.
Quando uma estratégia não tem êxito no primeiro momento, aguarde um período para haver uma troca de método. Não é apropriado realizar mudanças pouco tempo após que outra foi estabelecida.
Considerações finais
Um empreendimento pode ter grandes mudanças quando é estabelecida uma estratégia de marketing que ajude no desenvolvimento e divulgação de uma marca, que leva à conquista de novos clientes.
Com a amplitude do mercado e as tecnologias disponíveis, que podem ser utilizadas em estratégias sólidas, o plano de marketing de um empreendimento pode gerar grandes resultados em médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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