Conheça 8 razões para ter um blog
Marcado pela produção de conteúdo livre, o blog é uma ferramenta universal para empresas e pessoas físicas que desejam publicar artigos de texto ou mídia audiovisual de maneira independente. Neste artigo, as seguintes questões serão levantadas:
Quais são as vantagens de abrir um blog;
O que o recurso significa na prospecção de clientes;
Qual é o impacto do blog nos sites de busca;
O que observar na criação de um blog.
Os blogs são endereços eletrônicos, armazenados em um servidor da rede mundial de computadores, controlado por um sistema de gestão que facilita a edição e publicação de artigos de texto, com ou sem o uso de ilustrações.
Por que desenvolver um blog
Os blogs fazem parte das estratégias de vendas desde o início da internet. Para compreender porque essas interfaces ainda são tão usadas, sobrevivendo como poucas iniciativas da web foram capazes, é necessário vislumbrar suas vantagens.
1 - Liberdade na produção de conteúdo
Os blogs representam uma parte importante do site, um endereço privado e exclusivo, que pode ser programado para exibir o que quiser, com a aparência e o estilo de interatividade escolhido por seu dono.
Ao contrário de outras plataformas de criação de conteúdo, como as redes sociais, os blogs oferecem pouca ou nenhuma limitação ao tamanho e formatação de textos, imagens ou vídeos, abrindo um leque único de oportunidades.
Uma distribuidora de espumas de poliuretano pode encontrar no blog um espaço perfeito para a publicação de artigos mais técnicos, com informações mais detalhadas sobre o que é feito e de como entrar em contato.
O design da página, seguindo as cores e o protocolo firmado pela marca, acentua a identidade da empresa para a audiência ao maximizar as opções de personalização, diagramação e implementação de APIs.
2 - Qualificação do público-alvo
Os blogs são usados para expressar informações com maior liberdade e abrangência, pelas razões demonstradas no tópico anterior. Esse processo, em uma estratégia de marketing de atração, é considerada a qualificação do público-alvo, a fim de torná-lo cliente.
A qualificação acontece quando uma empresa cria conteúdo focado em demonstrar a necessidade da audiência em relação ao seu produto, demonstrando os desdobramentos negativos da falta e os aspectos positivos da aquisição.
Esta ideia parte do princípio de que são as necessidades os motores para o consumo. De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, a percepção de faltas humanas se expandem com a solução de cada problema.
Essas necessidades saem do campo básico e fisiológico, voltadas para a sobrevivência de si mesmo e da família, até os desejos de interação social e realização pessoal, modificando o epicentro do desejo de adquirir um produto ou serviço.
Identificar em qual patamar e o contexto em que está posicionado o cliente é papel da empresa, que traça o processo de qualificação a partir desses dados, transformando um público interessado em consumidor de uma marca de higienizações automotivas.
3 - Autoridade de mercado
A autoridade de mercado é um conceito importante do marketing digital, uma vez que o comércio online acentuou a competição entre as empresas. A eliminação de barreiras geográficas e de comunicação unificou múltiplos mercados pulverizados.
Uma marca ganha autoridade quando é percebida como uma referência em sua área, um especialista para os quais os potenciais grupos de interesse recorrem em caso de dúvida. Esses grupos de interesse são consumidores, investidores e profissionais.
Para compreender este fenômeno mais facilmente, é válido realizar um exercício mental. Ao pensar em um produto popular ou um serviço requisitado, como harmonização facial masculina, uma marca, símbolo ou profissional virá à mente de modo imediato.
Tal correlação é causada pela autoridade conquistada pela empresa. Os blogs contribuem neste aspecto ao impulsionar publicações periódicas para a atenção do público, demonstrando um compromisso com a informação e a transparência.
4 - Alinhamento da jornada do usuário
Ao criar um site, o dono do produto pode sentir-se perdido quanto ao que deve fazer. Esse tipo de problema é marcado pela abundância de opções, visto que uma estrutura tão ampla pode abrigar catálogos, páginas de cadastro, fóruns, landing pages, dentre outros.
Incluir um blog de antemão no plano do site, ainda durante o planejamento estratégico, pode ser o que o gestor precisa para ter uma visão mais clara de qual caminho seguir. Por agrupar muitas das páginas de entrada, os blogs servem como bússolas de sessão.
A jornada do usuário é a esquematização do comportamento de um perfil considerado ideal, ou seja, um consumidor que exprime as características que o tornam mais propenso a adquirir seu produto.
Uma sessão corresponde ao período em que uma pessoa, conectada à rede, identificada pelo dispositivo empregado, navega em um site específico, desde o horário e página de entrada, até o horário e página de saída.
O usuário que visita várias páginas que pertencem a um site de serviço de limpeza de colchões, por exemplo, em um período de vinte minutos, contabiliza uma sessão. Ao fechar a janela do navegador, a sessão termina.
Os blogs servem, em muitos casos, como páginas de entrada, locais que atraíram o leitor para o site de uma empresa. Portanto, podem ser usados para direcionar ou alinhar essa jornada ao ser programada com links relacionados.
5 - Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é uma parte do marketing voltada para a comunicação formal e direta da empresa com seus stakeholders, isto é, seus grupos de interesse. Essa comunicação acontece por meio de notas, comunicados e relatórios.
A assessoria de uma empresa de serviço de higienização de bancos aparece quando a organização necessita esclarecer uma dúvida ou realizar um pronunciamento público sobre uma mudança importante na sua estrutura interna.
Os blogs representam canais diretos de assessoria na web, aprimorando a comunicação corporativa ao levá-la ao contexto online. Diferentemente de uma rede social, a publicação pode ser destacada e permanecer consultável por tempo indeterminado.
6 - Posicionamento nos motores de busca
A razão que explica as publicações de blogs como as principais páginas de entrada em um site corporativo é o posicionamento destes artigos em sites de busca, compatíveis com pesquisas por termos como grafica rapida perto de mim, por exemplo.
Apesar da possibilidade de indexação não-intencional, o modo mais garantido de posicionar um blog no topo dos resultados de pesquisa é implementar técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Desde a posição correta de links e hashtags, a melhoria no layout e funcionalidades das páginas, até as pesquisas de interesse do público-alvo, o SEO se encaixa perfeitamente no estilo de publicação próprio dos blogs.
7 - Acesso à informação
Os blogs abrem um campo de comunicação entre empresa e cliente, onde as organizações geram valor ao disponibilizar informações sobre o produto ou serviço, assim como os processos empregados na fabricação e logística.
Ninguém melhor para explicar a existência de um bem de consumo do que uma empresa responsável por sua confecção. Além disso, a disponibilidade de informações valiosas sobre o produto associa a marca com a percepção de confiabilidade.
Uma clínica de reprodução assistida pode desfazer as dúvidas mais comuns e mitos sobre a área com artigos informativos, bem como oferecer dicas de como escolher o serviço correto, quais cuidados e requisitos são necessários no processo.
8 - Apoio à estratégias de e-mail marketing
E-mail marketing é uma prática que consiste no envio periódico de mensagens de e-mail com o objetivo de qualificar leads, termo designado para a audiência que demonstra interesse em uma marca ao disponibilizar informações de contato.
O envio de mensagens de e-mail deve ser ancorado na produção de conteúdo relevante, com alto potencial engajador, de modo a manter a atenção do público até o momento da compra. Um blog, portanto, é ideal para esse tipo de prática.
Um exemplo difundido são as newsletters. O usuário cadastrado recebe em seu e-mail notificações sobre novas publicações, uma curadoria com os artigos mais interessantes e até mesmo com ofertas promocionais sobre cobertura de vidro temperado.
Como desenvolver um blog
Criar um blog é simples, mas nutri-lo com conteúdo de qualidade exige certo nível de esforço do produtor. Além de considerar aspectos de layout, tipografia e diagramação de postagens e elementos de páginas, a gestão de um blog precisa de:
Pesquisas de mercado
As pesquisas de mercado lançam as bases para a criação de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Por meio delas, é possível saber quem é o público-alvo e quais são os seus tópicos de interesse, criando artigos a partir de então.
Cronograma mensal
Esquematizar um cronograma de publicações é importante para estabelecer e manter uma frequência adequada no blog. Além do mais, é o cronograma que transforma ideias soltas do brainstorm em assuntos que serão apresentados e discutidos pela marca.
Parcerias
As parcerias servem para potencializar estratégias de link building off-page ou mesmo para enriquecer o conteúdo, como a realização de entrevistas e participações com especialistas no tema citado, como acadêmicos ou empresários experientes.
Conclusão
O blog representa o conjunto de plataformas mais antigas de criação de conteúdo para a internet. Sua importância no cenário atual, décadas após sua ascensão, indica a versatilidade e potencial desta ferramenta para empresas e pessoas.
Desenvolver um blog ainda é uma das ações mais eficazes em marketing digital, por onde é possível sincronizar o site oficial de uma marca com outros locais, como perfis em aplicativos, redes sociais e hospedagem de vídeos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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