Conheça as empresas que podem se tornar próximos unicórnios
Em 2021, Kovi, Tembici, Bitfy, Shopper, Stake,
Provu, e Justos chegaram a captar, juntas, mais de R$ 2.7 bilhões
São Paulo, feveirp de 2022 - O mercado de startups tem crescido
positivamente e segundo o relatório realizado pela Sling Hub, plataforma de inteligência de dados
de startups na América Latina, o Brasil domina o ecossistema de inovação na
América Latina, com 18.853 empresas, o que representa 77% do mercado. Além
disso, o estudo apontou que as startups nacionais são as que mais acumulam
aportes, equivalente a 70% dos investimentos. Entre as dez que mais realizaram
captação, sete são brasileiras e juntas, chegaram a receber US$ 9,1 bilhões (ou
64% do total das top 10), crescimento de 11% em relação ao ano de 2020.
A consolidação de negócios, mobilidade, finanças, educação, agronegócios,
marketing e saúde, no universo das startups e a entrada de investimentos
milionários em soluções nesses segmentos marcaram o ano de 2021. Projetos de
inovadoras marcas como Kovi, Tembici, Shopper, Stake, Provu, Bitfy e Justos
estiveram entre os destaques do ano, elas foram responsáveis por
movimentar os bolsos de empresas como Valor Capital Group, GIC, fundo
soberano de Cingapura, Ribbit Capital, como também investidores-anjos mais
renomados no mercado nacional e internacional. Juntas, elas chegaram a captar
mais de R$ 2.7 bilhões, o que comprovou que são grandes apostas para se
tornarem os próximos unicórnios brasileiros.
Abaixo, confira as startups que estão revolucionando seus mercados e o que elas
trazem de mais inovador.
Kovi
Startup de mobilidade que está democratizando o acesso ao carro, a Kovi oferece para o mercado o serviço de
carros por assinatura que, de forma descomplicada e flexível, foi a
primeira a oferecer no Brasil o modelo inédito pay-per-mile, que a consolidou
como a pioneira em oferecer carros por assinatura com planos mais acessíveis e
justos para o usuário. Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, Adhemar
Milani Neto e João Costa, a Kovi busca transformar a indústria ao facilitar a
vida de seus usuários, desburocratizando os processos e garantindo segurança
para os dois lados. Desde o seu surgimento, a startup tem crescido de forma
exponencial, só nos três anos de operação, a empresa atingiu uma frota de 12
mil veículos, além de um time formado por mais de 700 pessoas e uma base de
clientes com mais de 10 mil usuários que estão divididos entre o Brasil e
o México.
A presença da Kovi tem chamado a atenção não só do mercado, mas também de
muitos investidores e foi em agosto de 2021, que a startup anunciou a rodada de
captação série B de R$ 100 milhões. Essa captação foi liderada pelo Valor
Capital Group, co-liderada pela Prosus Ventures e contou com a participação
de fundos como Quona, GFC, Monashees, Ultra Venture Capital, Globo Ventures,
PIPO Capital, Norte Ventures, Maya Capital e ONEVC, além de nomes de figuras
públicas de peso, como Justin Mateen (cofundador do Tinder) e o family office
do cofundador do PayPal, Peter Thiel. Com o valor levantado, a Kovi irá
ampliar seu leque de atuação e expandir seu serviço principalmente à América
Latina.
Tembici
Fundada pelos empreendedores endeavors Tomás Martins e Maurício Villar em
2010, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina,
anunciou recentemente a captação de US$80 milhões (cerca de 420 milhões de
reais), liderado pela Crescera Capital. O valor levantado em Série C está sendo
usado para expandir o número de bikes elétricas, aumentar a atuação da empresa
em novos países, além de investir em tecnologia e no last mile delivery, nova
linha de negócio que será ampliada. A rodada é composta, em sua maioria, por um
investimento em equity na companhia, e uma parte contemplada em estruturas de dívidas
emitidas por Itaú e Santander, incluindo dívidas ESG e com selo
verde.
Stake
Com o objetivo de conectar pessoas de diferentes países ao mercado de ações
americano, a australiana Stake anunciou
em maio de 2021 uma bem-sucedida rodada de investimentos Serie A no valor de R$
210 milhões que será destinada a impulsionar a expansão de seu produto, bem
como a sua presença global.
No Brasil, a fintech se prepara para aumentar sua presença no mercado.
Atualmente, a empresa já conta com mais de US$1,2 bilhão em ativos sob
custódia, bem como mais de 400 mil clientes pelo mundo, enquanto a operação
brasileira absorve 10% da fatia, ou seja, 40 mil. Para este ano, a projeção é
que a fintech tenha 100 mil clientes apenas no Brasil, um crescimento de
150%.
Provu
Em novembro de 2021, a Provu, fintech
de meio de pagamento e empréstimo pessoal, anunciou o levantamento de
investimento com a Goldman Sachs por meio de Fundo de Investimento em Direitos
Creditórios (FIDC), somando um valor total em torno de R$1.4 bilhão. A empresa,
que recentemente recebeu autorização do Banco Central (BC) para atuar como
Sociedade de Crédito Direto (SCD), passa a operar com recursos próprios e sem
precisar recorrer a parceiros no processo de aprovação de pedidos de
empréstimos. Parte deste fundo está sendo utilizado para ampliar o crédito no
Provu Parcelado, meio de pagamento totalmente digital oferecido pela fintech. O
modelo, que se assemelha ao antigo “crediário”, possibilita que os
empreendedores ofereçam uma nova opção para parcelamento de débitos para seus
clientes. Já o consumidor final pode contar com mais um meio de pagamento na
hora de comprar produtos que tenham valor mais elevado.
A Provu nasceu em 2015, sob o nome de Lendico, com o objetivo de revolucionar o
acesso ao crédito no Brasil. Atualmente a empresa conta com mais de 300
profissionais espalhados por todo o Brasil, já atendeu mais de 90 mil clientes
e ofertou mais de R$750 milhões em crédito. De uma maneira totalmente online, a
fintech conta com dois produtos: o Provu Parcelado, seguindo a tendência no Buy Now Pay Later que está
em constante crescimento no mundo; e o Empréstimo Pessoal Provu.
Shopper
Fundada em 2015 pelos empreendedores Fábio Rodas(CEO) e Bruna Vaz(COO), a shopper.com.br é o maior supermercado 100%
online do Brasil e também o maior e melhor do país com o modelo de compra
programada, um jeito inteligente de se fazer compras de mercado, que reduz
desperdícios, aumenta a previsibilidade e recorrência, e tem preços menores de
forma sustentável. Com esse modelo de negócio, a startup inaugurou no ano
passado um novo centro de distribuição; lançou sua frente Fresh (compra
programa de frutas, verduras, legumes e produtos frescos); foi o primeiro
supermercado do país a zerar a emissão de carbono de toda a operação; expandiu
sua atuação para 75 municípios de São Paulo; e atingiu a marca de meio milhão
de pessoas cadastradas em sua plataforma.
E em meio a esse forte e sólido crescimento, a Shopper tem cada vez mais
ganhado a confiança do mercado mundial e captou, somente em 2021, um total de
290 milhões de reais de investidores estrangeiros e nacionais. Em maio do ano
passado, recebeu aporte de R$120 milhões. Em apenas sete meses após essa
rodada, a startup recebeu em dezembro um investimento de R$170 milhões, que foi
liderado pelo GIC, fundo soberano de Cingapura. Para 2022, a Shopper se prepara
para captar mais talentos (atualmente conta com um pouco mais de mil
colaboradores e pretende triplicar esse número até o final deste ano),
busca expandir seus serviços para 120 municípios de São Paulo e calcula chegar
a mais de 1 milhão de pessoas cadastradas em sua plataforma até outubro de 2022.
Bitfy
A Bitfy, primeira carteira multiuso para
custódia própria de criptomoedas do Brasil, anunciou em dezembro de 2021 um
aporte Série A no valor de R$ 13,3 milhões. A rodada, que foi liderada
pela investidora americana Borderless Capital, contou ainda com outros
investidores, entre eles a Algorand, a Dash Investment Foundation, além da
captação de investidores-anjos norte-americanos. Com o investimento, a Bitfy
chegou ao valor de mercado avaliado em R$ 120 milhões.
O montante captado viabilizará o investimento em novas tecnologias, contratação
de colaboradores e iniciativas para conquistar novos usuários. A startup também
mira no aprimoramento de estratégias de comunicação, a fim de posicionar a
marca como referência de plataforma mobile simples e segura para transações de
criptomoedas, além de levar conhecimento a todos para que adquiram confiança em
lidar com os ativos digitais, oferecendo aos usuários total autonomia na sua
carteira e transformando o mindset de que é preciso manter seu dinheiro em uma
corretora.
Justos
A Justos, startup de seguros auto,
anunciou no ano passado o seu modelo de negócio e será a primeira seguradora do
Brasil a utilizar dados para recompensar quem dirige de forma consciente e,
assim, oferecer preços mais justos. Antes do produto estar disponível, a
startup assinou o maior aporte série A pré lançamento da América Latina, no valor
de US$35,8 milhões, em rodada liderada por Ribbit Capital e com participação
dos fundos SoftBank Latin America Fund e GGV, além dos investidores existentes
Kaszek, BigBets, David Velez (CEO do Nubank) e Carlos Garcia Otatti (CEO da
Kavak).
A Justos irá investir no próprio negócio que utiliza a tecnologia da telemetria
para avaliar o comportamento dos motoristas na direção e com isso, vai
conseguir oferecer planos até 30% mais baratos e ainda conceder descontos
adicionais a cada mês, com base na direção do mês anterior de cada cliente.
Além disso, a insurtech planeja usar o investimento para aumentar o time - hoje
são 50 colaboradores e até o fim do ano desejam empregar 200 pessoas - para
expansão geográfica e também para expansão para outras linhas de
seguro.
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