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Conheça as empresas que podem se tornar próximos unicórnios

Em 2021, Kovi, Tembici, Bitfy, Shopper, Stake, Provu, e Justos chegaram a captar, juntas, mais de R$ 2.7 bilhões

São Paulo, feveirp de 2022 - O mercado de startups tem crescido positivamente e segundo o relatório realizado pela Sling Hub, plataforma de inteligência de dados de startups na América Latina, o Brasil domina o ecossistema de inovação na América Latina, com 18.853 empresas, o que representa 77% do mercado. Além disso, o estudo apontou que as startups nacionais são as que mais acumulam aportes, equivalente a 70% dos investimentos. Entre as dez que mais realizaram captação, sete são brasileiras e juntas, chegaram a receber US$ 9,1 bilhões (ou 64% do total das top 10), crescimento de 11% em relação ao ano de 2020. 

A consolidação de negócios, mobilidade, finanças, educação, agronegócios, marketing e saúde, no universo das startups e a entrada de investimentos milionários em soluções nesses segmentos marcaram o ano de 2021. Projetos de inovadoras marcas como Kovi, Tembici, Shopper, Stake, Provu, Bitfy e Justos estiveram entre os destaques do ano, elas foram responsáveis por movimentar  os bolsos de empresas como Valor Capital Group, GIC, fundo soberano de Cingapura, Ribbit Capital, como também  investidores-anjos mais renomados no mercado nacional e internacional. Juntas, elas chegaram a captar mais de R$ 2.7 bilhões, o que comprovou que são  grandes apostas para se tornarem os próximos unicórnios brasileiros.

Abaixo, confira as startups que estão revolucionando seus mercados e o que elas trazem de mais inovador.

Kovi
Startup de mobilidade que está democratizando o acesso ao carro, a Kovi oferece para o mercado o serviço de carros por assinatura que,  de forma descomplicada e flexível, foi a primeira a oferecer no Brasil o modelo inédito pay-per-mile, que a consolidou como a pioneira em oferecer carros por assinatura com planos mais acessíveis e justos para o usuário. Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, Adhemar Milani Neto e João Costa, a Kovi busca transformar a indústria ao facilitar a vida de seus usuários, desburocratizando os processos e garantindo segurança para os dois lados. Desde o seu surgimento, a startup tem crescido de forma exponencial, só nos três anos de operação, a empresa atingiu uma frota de 12 mil veículos, além de um time formado por mais de 700 pessoas e uma base de clientes com mais de 10 mil usuários que estão  divididos entre o Brasil e o México.

A presença da Kovi tem chamado a atenção não só do mercado, mas também de muitos investidores e foi em agosto de 2021, que a startup anunciou a rodada de captação série B de R$ 100 milhões. Essa captação foi liderada pelo Valor Capital Group, co-liderada pela Prosus Ventures  e contou com a participação de fundos como Quona, GFC, Monashees, Ultra Venture Capital, Globo Ventures, PIPO Capital, Norte Ventures, Maya Capital e ONEVC, além de nomes de figuras públicas de peso, como Justin Mateen (cofundador do Tinder) e o family office do cofundador do PayPal, Peter Thiel.  Com o valor levantado, a Kovi irá ampliar seu leque de atuação e expandir seu serviço principalmente à América Latina. 

Tembici

Fundada pelos empreendedores endeavors Tomás Martins e Maurício Villar em 2010, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, anunciou recentemente a captação de US$80 milhões (cerca de 420 milhões de reais), liderado pela Crescera Capital. O valor levantado em Série C está sendo usado para expandir o número de bikes elétricas, aumentar a atuação da empresa em novos países, além de investir em tecnologia e no last mile delivery, nova linha de negócio que será ampliada. A rodada é composta, em sua maioria, por um investimento em equity na companhia, e uma parte contemplada em estruturas de dívidas emitidas por Itaú e Santander, incluindo dívidas ESG e com selo verde.  

Stake

Com o objetivo de conectar pessoas de diferentes países ao mercado de ações americano, a australiana Stake anunciou em maio de 2021 uma bem-sucedida rodada de investimentos Serie A no valor de R$ 210 milhões que será destinada a impulsionar a expansão de seu produto, bem como a sua presença global. 

No Brasil, a fintech se prepara para aumentar sua presença no mercado. Atualmente, a empresa já conta com mais de US$1,2 bilhão em ativos sob custódia, bem como mais de 400 mil clientes pelo mundo, enquanto a operação brasileira absorve 10% da fatia, ou seja, 40 mil. Para este ano, a projeção é que a fintech tenha 100 mil clientes apenas no Brasil, um crescimento de 150%. 

Provu

Em novembro de 2021, a Provu, fintech de meio de pagamento e empréstimo pessoal, anunciou o levantamento de investimento com a Goldman Sachs por meio de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), somando um valor total em torno de R$1.4 bilhão. A empresa, que recentemente recebeu autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), passa a operar com recursos próprios e sem precisar recorrer a parceiros no processo de aprovação de pedidos de empréstimos. Parte deste fundo está sendo utilizado para ampliar o crédito no Provu Parcelado, meio de pagamento totalmente digital oferecido pela fintech. O modelo, que se assemelha ao antigo “crediário”, possibilita que os empreendedores ofereçam uma nova opção para parcelamento de débitos para seus clientes. Já o consumidor final pode contar com mais um meio de pagamento na hora de comprar produtos que tenham valor mais elevado. 

A Provu nasceu em 2015, sob o nome de Lendico, com o objetivo de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Atualmente a empresa conta com mais de 300 profissionais espalhados por todo o Brasil, já atendeu mais de 90 mil clientes e ofertou mais de R$750 milhões em crédito. De uma maneira totalmente online, a fintech conta com dois produtos: o Provu Parcelado, seguindo a tendência no Buy Now Pay Later que está em constante crescimento no mundo; e o Empréstimo Pessoal Provu.

Shopper

Fundada em 2015 pelos empreendedores Fábio Rodas(CEO) e Bruna Vaz(COO), a shopper.com.br é o maior supermercado 100% online do Brasil e também o maior e melhor do país com o modelo de compra programada, um jeito inteligente de se fazer compras de mercado, que reduz desperdícios, aumenta a previsibilidade e recorrência, e tem preços menores de forma sustentável. Com esse modelo de negócio, a startup inaugurou no ano passado um novo centro de distribuição; lançou sua frente Fresh (compra programa de frutas, verduras, legumes e produtos frescos); foi o primeiro supermercado do país a zerar a emissão de carbono de toda a operação; expandiu sua atuação para 75 municípios de São Paulo; e atingiu a marca de meio milhão de pessoas cadastradas em sua plataforma. 

E em meio a esse forte e sólido crescimento, a Shopper tem cada vez mais ganhado a confiança do mercado mundial e captou, somente em 2021, um total de 290 milhões de reais de investidores estrangeiros e nacionais. Em maio do ano passado, recebeu aporte de R$120 milhões. Em apenas sete meses após essa rodada, a startup recebeu em dezembro um investimento de R$170 milhões, que foi liderado pelo GIC, fundo soberano de Cingapura. Para 2022, a Shopper se prepara para captar mais talentos (atualmente conta com um pouco mais de mil colaboradores e  pretende triplicar esse número até o final deste ano), busca expandir seus serviços para 120 municípios de São Paulo e calcula chegar a mais de 1 milhão de pessoas cadastradas em sua plataforma até outubro de 2022. 

Bitfy

A Bitfy, primeira carteira multiuso para custódia própria de criptomoedas do Brasil, anunciou em dezembro de 2021 um aporte Série A no valor de R$ 13,3 milhões.  A rodada, que foi liderada pela investidora americana Borderless Capital, contou ainda com outros investidores, entre eles a Algorand, a Dash Investment Foundation, além da captação de investidores-anjos norte-americanos. Com o investimento, a Bitfy chegou ao valor de mercado avaliado em R$ 120 milhões. 

O montante captado viabilizará o investimento em novas tecnologias, contratação de colaboradores e iniciativas para conquistar novos usuários. A startup também mira no aprimoramento de estratégias de comunicação, a fim de posicionar a marca como referência de plataforma mobile simples e segura para transações de criptomoedas, além de levar conhecimento a todos para que adquiram confiança em lidar com os ativos digitais, oferecendo aos usuários total autonomia na sua carteira e transformando o mindset de que é preciso manter seu dinheiro em uma corretora. 

Justos

A Justos, startup de seguros auto, anunciou no ano passado o seu modelo de negócio e será a primeira seguradora do Brasil a utilizar dados para recompensar quem dirige de forma consciente e, assim, oferecer preços mais justos. Antes do produto estar disponível, a startup assinou o maior aporte série A pré lançamento da América Latina, no valor de US$35,8 milhões, em rodada liderada por Ribbit Capital e com participação dos fundos SoftBank Latin America Fund e GGV, além dos investidores existentes Kaszek, BigBets, David Velez (CEO do Nubank) e Carlos Garcia Otatti (CEO da Kavak). 

A Justos irá investir no próprio negócio que utiliza a tecnologia da telemetria para avaliar o comportamento dos motoristas na direção e com isso, vai conseguir oferecer planos até 30% mais baratos e ainda conceder descontos adicionais a cada mês, com base na direção do mês anterior de cada cliente. Além disso, a insurtech planeja usar o investimento para aumentar o time - hoje são 50 colaboradores e até o fim do ano desejam empregar 200 pessoas - para expansão geográfica e também para expansão para outras linhas de seguro.  

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