Em livro, Claire Ellen Arcenas, Camila Karino e Claudio Sassaki debatem as perspectivas inovadoras sobre o aprendizado
A obra Aprendizagens visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula, lançada pela Panda Books, apresenta perspectivas inovadoras sobre o aprendizado em escolas públicas e particulares. Organizado pela educadora Julia Pinheiro de Andrade, o livro conta com capítulos assinados por especialistas como Claire Ellen Arcenas, mestre em Educação pela Framingham State University (Estados Unidos); Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade Stanford; e Camila Karino, psicóloga, mestre e doutora pela Universidade de Brasília (UnB). O lançamento será em São Paulo, em 10 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915).
São
Paulo | Criar
oportunidades para que estudantes pensem é uma forma eficiente de habilitá-los
propositadamente para se envolverem com os próprios pensamentos e com o pensar
de outras pessoas. Ao fazer isso, a aprendizagem provém da conexão de novas
ideias com o pensamento do indivíduo. Se aprender é uma consequência do
pensamento, o que pensar realmente implica? Esse é um dos questionamentos que
Claire Ellen Arcenas, Camila Karino e Claudio Sassaki trazem no primeiro capítulo
do livro Aprendizagens
invisíveis – Experiências teórico-práticas em sala de aula, que
será lançado pela Panda Books, em 10 de fevereiro, em São Paulo. Organizada
pela educadora Julia Pinheiro de Andrade, a obra reúne ideias, experiências e
vivências de 17 professores pesquisadores que oferecem novas abordagens para o
processo de ensino–aprendizagem. A sessão de autógrafos será em São Paulo, na
Livraria da Vila (Rua Fradique
Coutinho, 915).
No primeiro capítulo – Tornando visível a presença das oito forças
que propiciam o desenvolvimento de uma cultura de pensamento num ambiente de
aprendizado –Camila
Karino, Claire Arcenas e Claudio Sassaki explicam que essa estratégia é
essencial para a promoção da aprendizagem e, sobretudo, para torná-la visível.
No texto, ilustram esse racional com a sistematização das pesquisas de Ron
Ritchhart e profissionais que integram o Projeto
Zero, detalhando como os educadores podem planejar intervenções nas
oito forças culturais que existem dentro de todas as escolas, salas de aula e
locais de aprendizagem – sendo essas forças referenciais, os autores descrevem
a experiência potente criada pela Geekie para apoiar escolas de Ensino Médio na
transformação.
“A educação precisa ser repensada face à
grande transformação que estamos vivenciando em diversos setores. Com tantas
turbulências, vivemos uma era na qual a educação ficou visível. Os pais estão
enxergando por dentro do processo de aprendizagem; os professores – em busca de
alternativas de avaliação a distância – estão vendo o quanto o aluno aprendeu
ou não; a escola passa a ser cobrada por essa efetividade no aprendizado e
começa a se questionar. E, para dar suporte a reflexões importantes sobre os
novos caminhos a trilhar, um livro como esse é fundamental! Ele tem um grande
potencial de alimentar novos olhares dos profissionais de educação e daqueles
que se interessam por um dos temas-chave para o Brasil”, afirma Claudio
Sassaki, mestre em Educação pela Universidade Stanford e cofundador da Geekie.
SOBRE O LIVRO | Publicada pela Panda Books, na obra Aprendizagens visíveis: experiências
teórico-práticas em sala de aula, especialistas discutem como
professores podem conhecer melhor os caminhos para o desenvolvimento individual
e coletivo de seus alunos. Em 304 páginas, o livro reúne ideias, experiências e
vivências de 17 professores pesquisadores – todos preocupados em oferecer novas
abordagens para o processo de ensino–aprendizagem. Organizada pela educadora
Julia Pinheiro Andrade, que também assina dois capítulos, a publicação conta
com relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores de escolas
públicas e particulares. A partir de projetos desenvolvidos na formação docente
e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os
autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir
sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o
que se aprende. Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e
professores.
As experiências retratadas pelos autores
dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas
a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie, na Universidade
da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da
documentação pedagógica; e o Projeto
Zero, desenvolvido na Universidade Harvard, sobre a importância do
pensamento e do aprender fazendo. Dentre os temas discutidos na obra estão o
pensar e a reflexão na formação docente, a cultura maker (mão na massa), o uso do design no projeto
político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo
do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são
compartilhadas diversas ferramentas para downloadpor
meio de QR Codes, além de referências de artigos e vídeos para que os
professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.
AUTORES | CAPÍTULO
Tornando visível a presença das oito
forças que propiciam o desenvolvimento de uma cultura de pensamento num
ambiente de aprendizado
SOBRE
CLAIRE ELLEN ARCENAS |
Designer pedagógica
na Geekie, mestre em Educação pela Framingham State University (EUA), bacharel
em Educação pela Universidade de Toronto (Canadá) e lecionou
internacionalmente por 16 anos, trabalhando e vivendo na Guatemala, na Zâmbia
e no Brasil. É formada, também, em Artes, Espanhol, Ciências, Educação Física
e Educação em Saúde pela Queen’s University, em Kingston, Ontário (Canadá).
Claire é educadora da International Baccalaureate e, desde 2009, lidera e
facilita formações pedagógicas para o Primary Years Programme.
SOBRE
CLAUDIO SASSAKI | É
cofundador e CEO da Geekie, empresa referência em educação inovadora no
Brasil. É graduado em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) e
mestre em Educação pela Universidade Stanford. Entre outros reconhecimentos,
Sassaki recebeu os títulos de Empreendedor Global Endeavor, Empreendedor do
Ano, pela Ernst & Young; Empreendedor Social, pela Fundação Schwab; e
Innovation Fellow, pela Wired Magazine. Também teve a oportunidade de
contribuir para eventos como o Fórum Econômico Mundial, a conferência global de
Educação de Harvard, SXWEDU, Citizen Education e TEDx.
SOBRE CAMILA AKEMI KARINO | Diretora pedagógica da Geekie. Psicóloga, mestre e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), estagiou na Universidade de New Brunswick (Canadá), onde estudou “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro”. Entre 2010 e 2014 foi coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo responsável pelas principais avaliações da educação básica, tal como o Enem. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do programa de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB.
Nenhum comentário