Mercado de veículos seminovos tem projeção de continuidade de crescimento em 2022
Segundo a Fenabrave, mesmo com a alta dos
preços, a tendência é do mercado continuar em crescimento recorde, dada a crise
na produção de carros zero-quilômetro.
O mercado de carros
zero ainda não retomará a sua força total em 2022. É o que indica as projeções
feitas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave), que apontam, em um cenário mais otimista, um crescimento de 7,3%,
com expectativa de 2,21 milhões de emplacamentos no ano, muito abaixo ainda dos
3 milhões de emplacamentos realizados em 2019, antes da pandemia da Covid-19.
Segundo a instituição,
a principal razão para este cenário é a baixa produção de veículos
zero-quilômetro dada a escassez de insumos e componentes eletrônicos, como
semicondutores, o que levou, inclusive, à paralisação de algumas linhas de
produção no país.
Por outro lado, a crise
no mercado de zero-quilômetro alavancou o mercado de seminovos. Ainda segundo a
Fenabrave, o crescimento de negócios com veículos seminovos e usados cresceu
cerca de 54%, a maior alta já registrada pela instituição desde 2003, início
dos registros históricos.
Rodrigo Dal Bello.
“Mesmo com a alta
histórica no preço de todos os veículos, tivemos um ano de 2021 acima da média
em termos de negócios, com muitas vendas realizadas e clientes até em fila de
espera por determinados modelos”, diz Rodrigo Dal Bello, sócio-proprietário da BellosCar,
revenda de veículos localizada na cidade de Curitiba.
Com mais de 20 anos de
experiência nesse mercado, Dal Bello ressalta que 2021 foi um ano atípico,
exatamente pela crise na produção de veículos zero. Ele cita que sua loja teve um crescimento de 16% no
faturamento e 37% no ticket médio, realizando mais
de 1400 vendas em 2021.
Para 2022, a
perspectiva é que o crescimento continue. Mesmo que já exista uma tendência de
leve retomada na produção de carros no Brasil, a expectativa é que demore
alguns anos para que o mercado se normalize e a produção não atenderá o mercado
interno como um todo.
Destacando-se no
mercado de seminovos
Mesmo com o aquecimento
do mercado de usados, existem medidas que foram fundamentais para que algumas
revendas obtivessem mais lucro do que outras.
Uma das chaves desse
sucesso foi o investimento em tecnologia, tanto na hora de procurar e comprar
carros para o estoque como também na hora de anunciar e fazer a oferta ao
cliente.
Dal Bello disse que
esse foi um dos “pulos do gato” da BellosCar. A empresa faz uso de uma
plataforma integrada que conecta todos os pontos da revenda e permite processos
muito mais ágeis na hora de negociar o veículo.
“Nós já fazíamos uso da
tecnologia do Autoconf e quando a situação exigia medidas precisas, nossa loja
estava à frente de muitos concorrentes”, celebra Rodrigo.
O Autoconf é uma
plataforma de gestão para revendas de veículos. Entre as vantagens do sistema,
está a avaliação integrada dos automóveis, no momento da compra, com base no
cruzamento automático de uma série de informações que evitam orçamentos
incorretos na hora da negociação.
Outra vantagem é a
potencialização do site da loja como ferramenta de vendas e captura de leads,
além da integração com os principais portais e serviços de revendas do país
todo.
Como exemplo do alcance
da ferramenta, o Autoconf já publicou mais de 43 mil anúncios em sites e
portais.
Para se ter uma ideia,
a empresa teve um crescimento de 180% em 2021 e projeta para 2022 um aumento de
clientes em 15% ao mês, almejando ultrapassar os 200%.
“A era digital nos negócios chegou com tudo no mercado dos automóveis, e quem não se atualizar, vai perder margem de lucro”, ressalta Rodrigo Dal Bello.
Nenhum comentário