Metaverso: ligando todos os pontos
Por Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores
Eu sei...você não aguenta mais ouvir
falar de Metaverso. Imagino que se você tem mais de quarenta anos, você tende a
não acreditar em Metaverso, pois faz um paralelo com o Second Life. Entendo
também, que não acredita que as pessoas vão gastar em roupas, terrenos, quadros
etc. virtuais. Pior ainda, vendo os valores estratosféricos que estão sendo
negociados acho tudo uma loucura.
Sem pretensão técnica alguma (metaverso para dummies!)
mas com muita simplicidade vou tentar nesse artigo deixar as coisas mais claras
e tangíveis. Se você é expert no assunto ou trabalha na área, esse artigo o
fará rir, mas talvez não traga nenhuma novidade.
Faço esse resumo como base nas reflexões
realizadas no Websummit, que aconteceu em novembro de 2021, somadas às
reflexões na NRF 2022 que aconteceu agora em janeiro. A visão da tecnologia
somada à visão de negócio me vez ampliar o entendimento do tamanho das
oportunidades que virão pela frente.
Um primeiro detalhe
Primeiro, precisamos entender, ou
esclarecer, um ponto importante que diferencia, para nós leigos, a diferença
entre Second Life do Metaverso.
O Second Life é um www.secondlife.com.
O Metaverso é uma plataforma! No
metaverso temos jogos
(Roblox, The SandBox, League of Legends, Fortnite), soluções para empresas
(Workrooms, Spatial, Microsoft Mesh), crypto
mundo virtual (Cryptovoxels, Descentraland, Somnium Space).
No metaverso temos apps de apoio como Discord (rede social), Metamask (crypto
wallet), Opensea
(NFT marketplace), RTFKT
(empresa comprada pela Nike! onde você criar seu avatar e objetos com
identidade visual específica), Ethereum (block chain). Você não entra no www.metaverso.com,
entra nas soluções e apps desenvolvidos para a plataforma do metarverso.
Captou?
O metaverso é um MUNDO verdadeiramente
virtual e que merecerá muitos artigos esse ano.
A Geração Z
Esse artigo tem que começar com o disclaimer: Quem é a Geração
Z e qual o comportamento de consumo que terão?
A geração Z é definida por aqueles
nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010 e que, portanto, não têm memória
adulta de um mundo antes da recessão de 2008. São atualmente ~37% da população
mundial que somados aos alfas, que nasceram depois de 2010, serão 57% até 2030.
Ou seja, daqui a apenas 8 ANOS! Provavelmente serão seus clientes alvo!
Lembrando que o primeiro iphone foi lançado em meados de 2007, concluímos que o
indivíduo GenZ com no máximo 12/13 anos já nasceu “mobile”.
A Gen Z nasceu em um mundo totalmente
digital, acham o papo de Omnichannel coisa de velho, para eles não existem
canais separados é tudo uma coisa só. Já nasceram “app first”, gastam
aproximadamente US$21bi anualmente no Tik Tok (quase o PIB da Islândia!),
exigem recompensas imediatas e já são usuários das tecnologias de VR (realidade
virtual) e AR (realidade aumentada).
Em sua palestra na NRF, a sempre
brilhante Kate Ancketill traz números importantes que corroboram as
características dessa geração: 97% afirmam que as mídias sociais é a fonte
principal de inspiração, TikTok faz anualmente uma receita no “social shopping”
de US$26bi, o normal de uma entrega para eles é de 10 minutos (e você achando
que 2 horas é um prazo excelente...), 30% já comprou algo usando AR e 1 em cada
4 gastaria até US$200 em itens virtuais...
Calma, estou só começando.
Metaverso X Second Live
Outra sessão muito inspirada na NRF,
promoveu um debate de gerações muito esclarecedor: de um lado Pano Anthos,
fundador da XCR Labs, aceleradora e fundo de venture capital; do outro, Meagan
Loyst, fundadora da Gen Z VCs de 24 anos e um destaque de empreendedorismo no
mercado americano em 2021. A conversa começou com a mesma provocação do meu
primeiro parágrafo: Qual a diferença entre Metaverso e Second Life? Por que
você acredita que agora vai dar certo?
Ela: “Vou resumir. O Second Life perdeu
sua chance de sucesso no mercado de massa por ter requisitos de hardware
pesados, uma interface de usuário complicada e uma experiência confusa que não
foi projetada como um jogo, embora a grande maioria de sua base de usuários em
potencial quisesse usar como um jogo.
O Metaverso, por sua vez, já nasce pelo
universo de games, é extremamente flexível e de fácil acesso, é massivamente
escalável, tem múltipla utilização, une tecnologias como Realidade Vitual e
Bitcoins. Aglomera finalidades que vão desde Educação (Roblox por exemplo! já é
utilizado inclusive em escolas no Brasil) às redes sociais! Em resumo, é muito
mais real para a Geração Z!”
Ela continua o bate papo contando que
gastou US$100 para vestir seu avatar enquanto o “outfit” que estava usando
naquele momento tinha comprado em um brechó por US$10... “minha mãe me acha uma
estupida por gastar dinheiro com roupa digital, que eu nunca poderei usar de
fato. Ela não entende que sim, vou usar. Só que em outro universo...”.
No metaverso, o usuário tem na figura do
avatar um reflexo da sua individualidade. Ele pode jogar, comprar, ir a shows,
ter diversas experiências sendo ele mesmo, vestido por ele mesmo. (Você já viu
o filme Jogador N1 do Spilberg? Olha o trailler aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q_1OJNcTld0
)
Metaverso
No websummit, que aconteceu em novembro
em Portugal, quando o reconhecidíssimo Jean-Michel Jarre anunciou a co-criação
de um mundo no metarverso com a Sensorium Galaxy não chegamos a ficar
surpresos. Não com o lançamento em si, mas surpresos sim, com o gigantismo que
a iniciativa tomou. Para se ter uma ideia, dia 5 de janeiro, o músico realizou
um conserto que foi assistido por, nada mais nada menos, que 75 milhões de
pessoas. A gravação realizada em Paris, que trouxe para o músico um novo
patamar de recorde mundial, foi transmitida online num cenário de realidade
virtual inspirado no cenário da Catedral de Notre Dame.
Também em Portugal, na palestra do
Roblox com a cantora Zara Larsson (sensação pop mundial) explorou-se a
oportunidade que o Roblox proporciona aos milhões de jogadores, que gastam
literalmente bilhões de horas nesse mundo metaverso, aproximarem-se de seus
ídolos e suas músicas prediletas. Para artistas e gravadoras, a Roblox oferece
uma maneira única de envolver e atrair milhões de fãs, gerar novas
oportunidades criativas e fluxos de receita, de mercadorias virtuais a
experiências VIP. Para os fãs é a oportunidade de com seus avatares (com
roupas, acessórios, bijoux e joias comprados no metaverso) estarem presentes
inclusive em um café da manhã com a cantora, onde por sinal estiveram presentes
3 milhões de fãs.
Na NRF, o presidente e CEO da Ralph
Lauren, Patrice Louvet, declara que a Ralph Lauren está no “dream business” não
no negócio de moda. Portanto, o foco estratégico da empresa e de “brand
elevation!”. Ou seja, elevar o patamar de como a marca é percebida pelos
clientes é o caminho. Os investimentos dos últimos 2 anos da empresa foram no
sentido de garantir a mesma experiência em qualquer canal em que o cliente
tenha ponto de contato com a marca, inclusive no metaverso.
No Roblox, por exemplo, o cliente tem a
oportunidade do seu avatar tomar um café no Ralph Lauren Cofee Shop. No Zepeto
app., integrantes da plataforma podem vestir seus avatares com a coleção de 12
looks lançada em 2021, compostos por mais de 50 itens exclusivos, incluindo
itens como, por exemplo, skates. Com uma banda K-Pop a Ralph Lauren realizou no
Zepeto um conserto virtual na loja da Madison Avenue Flagship, para promover o
lançamento da coleção digital da marca. Os membros da banda interagiram com os
visitantes por meio de seus avatares, tiraram selfies e fizeram vídeos que
foram compartilhados nas redes sociais.
Ahhh, a Zepeto tem 10 milhões de
usuários ativos por mês...
... o Fortnite tem 350 milhões players,
Roblox 164 milhões, League of Legends 115 milhões e Minecraft 140 milhões....
O Metaverso é “avatar economy”, é
entretenimento, é educação (imagina estudar biologia em 3D, estar dentro da
célula?), é trabalho (pensou na reunião presencial digital? com seu avatar?), é
nova carreira profissional (sua empresa terá uma equipe atuando no metaverso,
assim como você tem hoje das redes sociais) é tanta coisa...
Com previsões para 2024 de atingir uma
receita mundial no de US$800 bilhões, você simplesmente não pode ignorar o
assunto. E eu não posso deixar de dizer, que estamos apenas começando e que
simplesmente não tenho a menor ideia até onde tudo isso vai. Garanto que nos
próximos artigos vou explorar mais e mais o assunto, até que esteja tão claro
para você quanto está para mim hoje.
Bom ano para nós!
Sugestão de leitura, sites e vídeos
complementares:
- https://www.fastcompany.com/90623383/reporters-without-borders-built-a-virtual-library-in-minecraft-to-share-banned-journalism
- https://www.youtube.com/watch?v=TYHIZNYFRIg&t=0s
- https://sensoriumxr.com
- Vídeo do TikTok da avó armênias que viralizou no mundo todo https://www.dailymail.co.uk/video/femail/video-2564331/Video-100-year-old-Armenian-grandma-sheds-tears-cathedral-VR-headset.html
Nenhum comentário