Online-to-Offline: Como atrair clientes do digital para a loja física
Especialista da Gofind explica a estratégia e
como ela pode ajudar no desempenho das campanhas
Cleison Dará - Analista de Marketing da Gofind
Se você trabalha com
marketing ou busca aprender mais sobre tecnologia e inovação para atrair mais
consumidores, já deve ter se deparado com o desafio de integrar ações online
com offline, certo? Também já deve ter se frustrado por investir demais em campanhas
que não trouxeram o retorno desejado.
Pois bem, estes dados nos
mostram que é cada vez mais importante para estratégias de aquisição de novos
clientes um planejamento que integre ações de marketing digital com campanhas
tradicionais e ações no ponto de venda físico. Mas o que algumas empresas não
sabem, no entanto, é que essa integração é mais do que positiva e pode
potencializar suas vendas.
Isso acontece porque a
presença do online no dia a dia das pessoas vem crescendo, e é possível que
toda a relação com a marca seja desenvolvida antes mesmo delas pensarem em
comprar um produto. Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência de
dados que digitaliza o estoque do varejo de forma rápida e fácil, explica a
estratégia online-to-offline e como ela pode ajudar no desempenho das
campanhas, atraindo mais consumidores.
O que é online to offline?
O termo O2O ou
Online-to-offline é um conceito que surgiu na China, mas que vem ganhando
bastante espaço aqui no Brasil. Ele nada mais é que a oferta de produtos ou
serviços que o consumidor usa no mundo físico, mas que são comprados ou
encontrados primeiramente no digital.
Ou seja, o primeiro ou o
mais significativo contato do consumidor com a sua marca, serviço ou algum
produto é feito pela internet e esta relação amadurece e continua no ambiente offline.
Segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a grande
maioria dos brasileiros (97%) busca informações online antes de realizar uma
compra em lojas físicas.
Como Funciona o O2O?
O Modelo de Negócio O2O é
adotado por diversas empresas que divulgam seus negócios no online para
encontrar e trazer clientes para consumirem seus produtos e serviços no mundo
offline.
Funciona por atrair usuários
na internet, oferecendo ofertas, reservas, recomendações e mostrando onde as
pessoas podem encontrar a marca. Isto serve para criar oportunidades de compra
(Lead generation) no mundo real para varejistas.
Imagine o seguinte cenário:
uma marca de bebidas decidiu realizar uma campanha de marketing digital, com o
objetivo de se tornar mais conhecida e atrair mais consumidores para os seus
pontos de vendas, lojas e supermercados. Para isto, ela realiza uma campanha
baseada em geolocalização (geomarketing), ou seja, uma ação que irá impactar
apenas consumidores em regiões estratégicas, próximas das lojas que revendem o
seu produto.
O público é impactado pela
publicidade digital que informa, em tempo real, que a bebida em questão está em
promoção em uma loja que fica nas proximidades da sua localização atual,
levando mais consumidores para a loja.
Sabemos que no ambiente
digital, cada usuário tem a sua própria trilha de amadurecimento e decisão pela
compra, que acaba acontecendo no momento em que mais lhe convém. No entanto, é
possível que você ajude-o a tomar esta decisão, oferecendo estímulos de compra
na hora e no lugar certo.
Os clientes que fazem parte
da estratégia online-to-offline já realizaram pesquisas sobre o produto em casa
e, por isso, têm noções abrangentes sobre o que desejam comprar. Dessa forma, é
importante que o consumidor tenha acesso a informações relevantes e de
qualidade sobre o item que você oferece e também sobre a sua marca.
A partir do momento em que
você considere-o devidamente nutrido, ele poderá ser encaminhado para a próxima
etapa da jornada e, assim, realizar a compra de forma muito mais leve e agradável.
Lojas Físicas
Falamos muito sobre
estratégias de marketing digital, mas você deve esquecer a loja física e os
pontos de vendas? Absolutamente não!
O atendimento na loja deve
ser um cartão de visitas e mostrar aos consumidores que a experiência presencial
também é tão boa quanto a digital. Além disso, é importante entender que
o omnichannel veio para ficar. Ou seja, não basta ter apenas
um canal de comunicação e vendas.
Com isso, concluímos que para se obter sucesso com o modelo de negócios Online-to-offline é preciso, antes de mais nada, investir em maturidade digital e ambientalização dos canais para uma maior integração. Também é preciso ter bons mecanismos de avaliação de qualidade dos seus produtos, para que os usuários avaliem e informem o nível de satisfação com os varejistas locais.
Nenhum comentário