Últimas

Tintas MC inaugura nova loja em Moema com mural artístico em homenagem ao bairro

Obra de Tito Ferrara faz homenagem à índia Moema, personagem do poema "Caramuru", de Santa Rita Durão, e tem como objetivo exaltar a força, a cultura e as cores do povo brasileiro

Fevereiro de 2022 - Quem andar pela Alameda dos Maracatins, em Moema, na altura do número 943, poderá se surpreender com as cores e os traços de uma obra de arte a céu aberto. A nova unidade da Tintas MC, maior rede de lojas de tintas do Brasil e uma das maiores da América Latina, homenageia o bairro paulista com um mural criado por Tito Ferrara, artista paulistano com reconhecimento internacional. Na parede, a arte de Tito traz um bem-te-vi juntamente com uma mulher indígena, que representa Moema, personagem do poema “Caramuru”, de Santa Rita Durão, e que dá nome ao bairro. O novo mural da Tintas MC é uma das inúmeras “telas ao ar livre” de Ferrara espalhadas por diferentes pontos da cidade de São Paulo.

Para Renato Sá, CEO do Grupo Aliar, a nova loja de Moema com as cores de seu painel é um presente para São Paulo e uma forma da Tintas MC se mostrar presente no bairro que é tão importante em sua história.

“A Tintas MC nasceu na capital paulista. O início do que hoje é a maior rede de lojas de tintas do Brasil começou como o sonho de uma família e cresceu junto com São Paulo. A ideia do mural, onde trazemos a índia Moema, é mostrar em suas cores a força do povo brasileiro e a beleza do nosso país. É nossa forma de homenagear o bairro e exaltar a cultura de uma nação tão rica”, ressalta o empresário.

Curiosidades sobre o Bairro

Ao contrário do que muitos pensam, quando começou a ocupação de Portugal no Brasil, os índios já tinham várias rotas abertas por todo o interior do país. É em uma dessas rotas que começa a história do bairro de Moema, uma antiga estrada de terra por onde circulavam artigos de necessidades básicas através dos carros-de-boi. Atualmente, essa estrada se transformou em uma avenida bastante conhecida, a Av. Santo Amaro.   

O bairro foi se modernizando com o passar dos anos e vieram os bondes, que ampliaram a urbanização em torno das paradas. Ainda é possível ver os resquícios de seus trilhos em algumas esquinas da Av. Ibirapuera.  Uma dessas paradas era a de Moema, perto do atual Largo de Moema. O bairro é conhecido por suas subdivisões: Moema Pássaros e Moema Índios. Na primeira, as ruas recebem o nome de aves conhecidas por todos os brasileiros, como Canário e Pavão. Na segunda, por sua vez, as vias foram batizadas com nomes indígenas, como Jurema e Jandira.

A arte de Tito Ferrara une esses dois lados. Enquanto o maravilhoso pássaro bem-te-vi homenageia uma parte do bairro, a índia Moema representa todas as ruas com nomes indígenas. “Quem passar por lá, verá toda essa história estampada com detalhes modernos de tirar o fôlego”, ressalta o CEO.

Mercado: 57 anos de expansão da Tintas MC

O mercado de franquias foi um dos que melhor se recuperou dos impactos da crise econômica. Os números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos períodos anteriores. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF em parceria com a empresa de pesquisas AGP, apontou que o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões em 2020 e voltou ao patamar de R$ 47,385 bilhões de julho a setembro do ano passado.

Liderando o ranking dos segmentos que mais cresceram está o setor de Casa & Construção. No último semestre de 2020, o setor ampliou seu faturamento em 25,6% em relação aos últimos seis meses de 2019. Ainda segundo a ABF, as franquias do ramo aumentaram as vendas em 10% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que traz um cenário positivo para a Tintas MC continuar seu plano de expansão pelo Brasil.

A inauguração da unidade em Moema reforça o desenvolvimento da marca em todo território nacional. Hoje a Tintas MC conta com mais de 160 lojas, está presente em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. A estratégia de expansão da rede em 2022 é agressiva, e as expectativas para o ano que se inicia são promissoras.

“Somos uma marca consolidada no mercado, que atravessou gerações e tem uma relação de credibilidade e proximidade com nossos fornecedores, consumidores e pintores. A trajetória da Tintas MC foi construída sobre alicerces sólidos ao longo dos anos, através de histórias e momentos que fizeram com que nos tornássemos a maior rede de lojas de tintas do Brasil”, finaliza Renato Sá.

Nenhum comentário