Tintas MC inaugura nova loja em Moema com mural artístico em homenagem ao bairro
Obra de Tito Ferrara faz homenagem à índia
Moema, personagem do poema "Caramuru", de Santa Rita Durão, e tem
como objetivo exaltar a força, a cultura e as cores do povo brasileiro
Fevereiro de 2022 - Quem andar pela Alameda dos
Maracatins, em Moema, na altura do número 943, poderá se surpreender com as
cores e os traços de uma obra de arte a céu aberto. A nova unidade da Tintas MC,
maior rede de lojas de tintas do Brasil e uma das maiores da América Latina,
homenageia o bairro paulista com um mural criado por Tito Ferrara, artista
paulistano com reconhecimento internacional. Na parede, a arte de Tito traz um
bem-te-vi juntamente com uma mulher indígena, que representa Moema, personagem
do poema “Caramuru”, de Santa Rita Durão, e que dá nome ao bairro. O novo mural
da Tintas MC é uma das inúmeras “telas ao ar livre” de Ferrara espalhadas por
diferentes pontos da cidade de São Paulo.
Para Renato Sá, CEO do Grupo Aliar, a
nova loja de Moema com as cores de seu painel é um presente para São Paulo e
uma forma da Tintas MC se mostrar presente no bairro que é tão importante em
sua história.
“A Tintas MC nasceu na capital paulista.
O início do que hoje é a maior rede de lojas de tintas do Brasil começou como o
sonho de uma família e cresceu junto com São Paulo. A ideia do mural, onde
trazemos a índia Moema, é mostrar em suas cores a força do povo brasileiro e a
beleza do nosso país. É nossa forma de homenagear o bairro e exaltar a cultura
de uma nação tão rica”, ressalta o empresário.
Curiosidades sobre o Bairro
Ao contrário do que muitos pensam,
quando começou a ocupação de Portugal no Brasil, os índios já tinham várias
rotas abertas por todo o interior do país. É em uma dessas rotas que começa a
história do bairro de Moema, uma antiga estrada de terra por onde circulavam
artigos de necessidades básicas através dos carros-de-boi. Atualmente, essa
estrada se transformou em uma avenida bastante conhecida, a Av. Santo
Amaro.
O bairro foi se modernizando com o
passar dos anos e vieram os bondes, que ampliaram a urbanização em torno das
paradas. Ainda é possível ver os resquícios de seus trilhos em algumas esquinas
da Av. Ibirapuera. Uma dessas paradas era a de Moema, perto do atual
Largo de Moema. O bairro é conhecido por suas subdivisões: Moema Pássaros e
Moema Índios. Na primeira, as ruas recebem o nome de aves conhecidas por todos
os brasileiros, como Canário e Pavão. Na segunda, por sua vez, as vias foram
batizadas com nomes indígenas, como Jurema e Jandira.
A arte de Tito Ferrara une esses dois
lados. Enquanto o maravilhoso pássaro bem-te-vi homenageia uma parte do bairro,
a índia Moema representa todas as ruas com nomes indígenas. “Quem passar por
lá, verá toda essa história estampada com detalhes modernos de tirar o fôlego”,
ressalta o CEO.
Mercado: 57 anos de expansão da Tintas
MC
O mercado de franquias foi um dos que
melhor se recuperou dos impactos da crise econômica. Os números divulgados pela
Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento manteve no 3º
trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos períodos
anteriores. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF em
parceria com a empresa de pesquisas AGP, apontou que o faturamento no 3º tri de
2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões em 2020 e voltou ao
patamar de R$ 47,385 bilhões de julho a setembro do ano passado.
Liderando o ranking dos segmentos que
mais cresceram está o setor de Casa
& Construção. No último semestre de 2020, o setor ampliou
seu faturamento em 25,6% em relação aos últimos seis meses de 2019. Ainda
segundo a ABF, as franquias do ramo aumentaram as vendas em 10% no terceiro
trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que traz
um cenário positivo para a Tintas MC continuar seu plano de expansão pelo
Brasil.
A inauguração da unidade em Moema
reforça o desenvolvimento da marca em todo território nacional. Hoje a Tintas
MC conta com mais de 160 lojas, está presente em 11 estados brasileiros e no
Distrito Federal. A estratégia de expansão da rede em 2022 é agressiva, e as
expectativas para o ano que se inicia são promissoras.
“Somos uma marca consolidada no mercado, que atravessou gerações e tem uma relação de credibilidade e proximidade com nossos fornecedores, consumidores e pintores. A trajetória da Tintas MC foi construída sobre alicerces sólidos ao longo dos anos, através de histórias e momentos que fizeram com que nos tornássemos a maior rede de lojas de tintas do Brasil”, finaliza Renato Sá.
Nenhum comentário