Brasil está na vanguarda da adoção de criptomoedas na América Latina; ¼ afirma que provavelmente comprarão cripto no próximo ano
- Grande crescimento de dois – ou
até três - dígitos na taxa de adoção esperada nos próximos 12 meses em
todos os países latino-americanos que participaram da pesquisa
- Relatório encomendado pela
Sherlock Communications também revela interesse em impulsionar níveis
ainda mais altos de adoção, mas isso ainda enfrenta dificuldades como
falta de acesso ao conhecimento e educação financeira.
Março, 2022 -- Uma nova pesquisa encomendada pela Sherlock Communications descobriu que a adoção de criptomoedas terá uma rápida aceleração no próximo ano na América Latina. No Brasil, mais de 25% dos entrevistados disseram que esperam comprar criptomoedas nos próximos 12 meses – um aumento de 91% em relação aos pouco mais de 13% da população que comprou uma moeda digital ou token até o momento. Isso equivale a 36 milhões* de brasileiros planejando comprar criptomoedas este ano.
A Colômbia é o segundo maior “país
cripto” da América Latina, com 22,3% dos indivíduos esperando comprar moeda
digital ou token no próximo ano – acima dos 5,2% atuais (um aumento de 208%).
Embora o Brasil tenha as maiores taxas
gerais de adoção, a velocidade da taxa de adoção é ainda mais rápida em outras
partes da região. Por exemplo, no Peru, 12% dos entrevistados dizem que
comprarão criptomoedas no próximo ano, em comparação com apenas 1% que já
comprou – um aumento de 1100%.
Outros dois mercados de rápido
crescimento são o México, que deve ter um aumento de 345% na adoção (de 3,8%
para 16,9%) e a Argentina, com um aumento de 235% na adoção (de 5,5% para
18,4%).
Enquanto isso, 16% dos chilenos planejam
comprar moeda digital nos próximos 12 meses (aumento de 208% em relação aos
5,2% atuais).
“Nossa pesquisa revelou que a América
Latina está prestes a ver um grande aumento na adoção de moedas digitais em
países de toda a região”, diz Patrick O'Neill, sócio-gerente da Sherlock
Communications.
“Há claramente um grande interesse em
criptomoedas”, acrescenta O’Neill. “No entanto, a pesquisa também revela que os
entrevistados também estão lutando com preocupações sobre segurança cibernética
em relação a exchanges e tokens, bem como frustração com a disponibilidade de
análises independentes e educação sobre essa área emergente de investimento.”
“Falta de entendimento sobre como a
tecnologia funciona” e “preciso entender melhor como comprar/investir em
criptomoedas” foram as duas maiores razões apontadas pelos entrevistados sobre
os obstáculos que os impedem de colocar seu desejo de comprar ativos digitais
em prática. Em todos os cinco países, metade dos entrevistados deu uma dessas
respostas como um motivo que os impede de comprar criptomoedas nos próximos 12
meses.
A falta de educação financeira sobre
criptomoedas também foi apoiada por outra das descobertas surpreendentes do
relatório: uma proporção muito alta de entrevistados em todos os países afirmou
que “nunca tinham ouvido falar de blockchain” – foi mais alto na Argentina, com
89,2% dos entrevistados. dizendo que nunca tinham ouvido o termo, mas era alto
em todos os aspectos: com 85% no Peru, quase 80% no Chile e México, 77% na
Colômbia e 68% no Brasil.
“A falta de conhecimento do blockchain,
que cria a capacidade de trocar valor sem intermediários, usando livros
digitais imutáveis que são a base de todas as criptomoedas, sugere que o
conhecimento de muitos entrevistados nessa área é bastante superficial”, diz
Luiz Hadad, consultor de blockchain da Sherlock Comunicações. “Por mais que
este relatório mostre que os latino-americanos acreditam que cripto e web3
terão um papel importante em seus futuros financeiros, também mostra que há uma
enorme lacuna educacional que está impedindo a população de dar o primeiro
passo e de entrar no espaço cripto.”
Essa falta de entendimento sobre as
questões que envolvem o blockchain e as criptomoedas é uma das razões pelas
quais a Sherlock Communications lançou o ebook Relatório
Blockchain - Latam 2022, que aborda o estado atual do blockchain em todos
os países da região.
O relatório analisa as recentes
atualizações regulatórias que afetam a adoção do ecossistema blockchain na
região e é uma fonte de informações atualizadas sobre questões como
regulamentação e tributação, além de fornecer uma visão geral dos principais
participantes, bem como taxas de adoção e outros dados específicos do país. O
relatório foi elaborado para ser informativo tanto para quem já tem experiência
na área, quanto para dar uma visão sólida do tema para quem quer dar os
primeiros passos.
Sobre a Sherlock Communications
Sherlock Communications ( www.sherlockcomms.com
) é uma agência de relações públicas e marketing digital que ganhou vários
prêmios na América Latina. Com sede em São Paulo, a empresa também possui
escritórios em Lima, Bogotá, Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, San
José, Cidade do Panamá e Cidade da Guatemala. Com uma equipe multidisciplinar e
totalmente bilíngue, nossa missão é ajudar as empresas a preencher a lacuna
comercial e cultural entre os mercados latino-americanos e estrangeiros. A
agência ganhou e foi altamente recomendada para mais de 55 prêmios globais nos
últimos dois anos, incluindo Melhor Agência na LATAM e Melhor Campanha na LATAM
para o PRWeek Global Awards. A Sherlock Communications também foi indicada pelo
The Holmes Report's Creative Index 2019 como a segunda agência mais criativa do
mundo e a mais criativa da América Latina.
Nenhum comentário