Como engajar estudantes e promover aprendizagem em profundidade no contexto pós-pandêmico?
A
pandemia aprofundou os inúmeros problemas educacionais e superá-los exige muito
estudo e conhecimento. E a pesquisa educacional aponta os caminhos.
Para
debater Como engajar estudantes e promover aprendizagem
em profundidade no contexto pós-pandêmico?, o Instituto Singularidades, em
parceria com o escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin
American Studies da Universidade de Harvard, promoverá um seminário
internacional grátis nos próximos dias
28, 29, 30 e 31 de março, das 16h às 17h,
em encontros síncronos com tradução simultânea e intérpretes de Libras.
As inscrições vão até 27
de março em https:/institutosingularidades.edu.br/
Haverá
certificado de participação emitido pelo Instituto
Singularidades ao término do seminário.
O
seminário promoverá a discussão acerca de pesquisas recentes que apoiem
educadores, gestores e famílias no enfrentamento das consequências da pandemia
na educação pública e privada. Serão apresentados quatro painéis com
pesquisadores brasileiros e da Universidade de Harvard, que vão propor ações
para a formação de professores, as práticas em sala de aula, o engajamento das
famílias e os sistemas educacionais.
Confira
os painéis e os participantes.
É possível
acompanhar os painéis separadamente.
28
de março, às 16h30
Construindo
uma escola mais humana: os problemas aprofundados pela pandemia e como
enfrentá-los
A
pandemia de Covid-19 tornou visíveis e aprofundou problemas educacionais de
longa data: dificuldades de aprendizagem entre as populações mais vulneráveis,
evasão, fatores extraescolares que impactam a aprendizagem dos alunos, entre
outros problemas severos. O painel discutirá como os sistemas educacionais
podem enfrentar essas questões a partir de uma perspectiva de humanização das
escolas.
Jal Mehta -
Professor da Faculdade de Educação de Harvard e pesquisador de reformas
educacionais, com uma extensa produção acadêmica sobre como melhorar a educação
norte-americana, com foco na profissionalização docente.
Alexandre Schneider -
Presidente do Instituto Singularidades. É doutorando em políticas públicas e
governo pela FGV. Ex-Secretário de Educação de São Paulo.
29
de março, às 16h30
Planejando
formações continuadas que fortaleçam as práticas docentes no contexto
pós-pandêmico
Na
linha de frente do enfrentamento dos problemas educacionais aprofundados pela
pandemia estão professoras e professores que, ao longo dos últimos dois anos,
têm se desdobrado para atender às necessidades de seus estudantes. O painel
debaterá como a formação continuada é um caminho para apoiar os docentes na
elaboração e implementação de estratégias de aprendizagem que assegurem a
aprendizagem de todos.
Kathleen Lynch -
Professora da Escola de Educação da Universidade de Connecticut. Doutora em
Educação pela Universidade de Harvard. Sua pesquisa tem como foco políticas
educacionais que fortaleçam as aprendizagens de estudantes em situação de
vulnerabilidade, particularmente na área de Ciências, Matemática e Tecnologias
(STEM).
Bárbara Born -
Coordenadora de pesquisa do Instituto Singularidades, é doutoranda em Educação
pela Escola de Educação da Universidade de Stanford. É mestre em Educação pela
USP, bacharel e licenciada em história pela PUC-SP.
30
de março, às 16h30
Apoiando
o letramento e a aprendizagem nas diferentes áreas disclinares nos anos
iniciais do ensino fundamental
Os
resultados de pesquisas sobre as aprendizagens das crianças e jovens durante a
pandemia têm se revelado estarrecedores: os níveis de letramento e
alfabetização retroagiram a níveis que há anos não eram vistos. Diante desse
quadro, torna-se ainda mais importante discutir estratégias de letramento e
alfabetização que estejam presentes não apenas nas disciplinas ligadas ao
ensino de linguagem, mas também em outras áreas disciplinares, que podem apoiar
essas aprendizagens.
Paola Uccelli -
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É doutora em
Desenvolvimento Humano e Psicologia pela Universidade de Harvard e graduada em
Linguística pela PUC-Peru.
Beatriz Cardoso -
Fundadora e presidente do Laboratório de Educação, onde divide a coordenação
geral dos projetos. É doutora em Educação pela USP. Participa de fóruns
internacionais, como o Skoll World Forum on Social Entrepreneurship, e think-tanks
organizados pela Universidade de Harvard.
31
de março, às 16h30
Como
famílias e escolas podem trabalhar juntas para apoiar adolescentes em um mundo
pós-pandêmico
Os
adolescentes e jovens foram particularmente afetados pelo contexto de pandemia.
A necessidade de compor renda em lares cujos pais sofreram efeitos econômicos
da pandemia, a perda de laços com os pares da escola e o enfrentamento dos
inúmeros problemas emocionais causados pelo isolamento são apenas alguns dos
problemas vivenciados por eles. Reengajar as juventudes na escola e apoiá-los
emocionalmente é uma tarefa difícil e necessária e será abordada no painel.
Nancy Hill -
Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Doutora em
Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Michigan. Sua
pesquisa tem como foco o desenvolvimento juvenil e questões de parentalidade.
Hanna Danza -
Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades. É doutora e mestre em
Psicologia da Educação pela USP. Sua pesquisa tem como foco principal a
temática de cursos de projetos de vida para jovens e como esse tipo de formação
pode influenciar o desejo de mudança entre eles.
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