Tembici fecha 2021 com aumento de 70% do lucro bruto e já prevê dobrar faturamento até o final do ano
Liderando o segmento de micromobilidade, a
startup viu seu faturamento crescer 40% em relação ao ano anterior, reforçando
a sustentabilidade de seu negócio
Tomás Martins (CEO) e Mauricio Villar (COO)
Líder em tecnologia para micromobilidade
na América Latina, a Tembici apresenta
nesta quinta-feira (17) os resultados financeiros de 2021. A startup faturou
40% a mais que em 2020, e pretende dobrar o valor em 2022. Além disso, a
empresa encerrou o ano com um crescimento de 70% de lucro bruto e aumento de 9
p.p da margem bruta. O resultado é fruto de toda a estratégia de crescimento da
companhia, investimento em tecnologia, ampliação do projeto de last mile e da combinação
entre patrocínios e receita de usuários.
Acompanhando uma tendência de
crescimento, a receita do B2C aumentou aproximadamente três vezes de janeiro de
2020 até o início de 2022, atingindo mais de 55% de participação na
composição. Esse resultado decorre de diversas iniciativas e investimentos
focados no entendimento das necessidades e comportamento dos usuários e a meta
até o final de 2022 é chegar em até 70%. Do lado B2B a receita continua sendo
muito importante para viabilizar economicamente a chegada em novas praças e
também na implantação de novas tecnologias, como as bicicletas elétricas. O
equilíbrio entre as duas frentes garante a escalabilidade do negócio de forma
saudável e sustentável.
Quando se trata do uso do sistema, a
empresa registrou um aumento de 25% de usuários em relação ao ano anterior.
Desde 2021, uma das metas era dobrar de tamanho em dois anos, o que vem
ocorrendo de forma estruturada. “A retomada das atividades, com mais pessoas
pedalando, o aumento exponencial da cicloentrega, que cresceu 20 vezes durante
a pandemia, associado à excelência operacional em custo fixo e variável, nos
possibilitou ter um caixa operacional ainda melhor do que em 2020”, explica
Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici. “Além disso, o sucesso da rodada
Série C e emissões de dívidas inovadoras ESG permitiram que aumentássemos o
investimento na empresa em quase 100%”, complementa.
No caminho da expansão, chegando ao seu
quarto país, no último mês, a Tembici anunciou o investimento de R$53 milhões
para implantar o sistema de bikes compartilhadas em Bogotá, capital da
Colômbia. O projeto possui uma proposta inédita e contemplará 3.300 bicicletas,
sendo 1.650 elétricas, e pelo menos 300 estações.
Parceria e ESG
Outra grande alavanca de todo esse
crescimento, o projeto iFood Pedal, fruto da parceria com o iFood, registrou
cerca de 2 milhões de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes
convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 468 toneladas de CO2 na
atmosfera - com mais de 15 mil entregadores cadastrados. O projeto é o primeiro
serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores.
As empresas expandiram para Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre, além das
atuais São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 bikes
elétricas em todo o país até o final deste ano.
A empresa possui investimentos
constantes relacionados à ESG, como a contribuição direta da bicicleta na
redução de emissão de carbono; e projetos sociais, como o Doe 1 Viagem, que
beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social de instituições, como a
CUFA - Central Única de Favelas e o Nordesteusou. Em 2022, a Tembici também
prevê ampliar ainda mais sua governança em relação a essa agenda, com
novas atividades alinhadas às tendências mundiais de investimentos mais
sustentáveis.
Sobre a Tembici
A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 60 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021) e destaque na categoria Mobilidade na lista “Melhores do ESG 2021”, da Exame, ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.
Nenhum comentário