Como uma pesquisa de satisfação pode potencializar o crescimento e a fidelização de famílias às escolas
Desenvolvida pelo estrategista de negócios
Frederick F. Reichheld, a metodologia Net Promoter Score (NPS) auxilia os
gestores a identificar o grau de satisfação dos familiares e dos estudantes com
a escola. A experiência efetiva que eles têm com o estabelecimento de ensino é
um fator essencial para a análise da gestão escolar. Rute Alves, sócia e
diretora de parcerias educacionais da Geekie, ensina como os profissionais
podem fazer uso desse método, que compõe uma das métricas mais utilizadas
atualmente no mundo para analisar a recomendação.
São
Paulo | Qual é a
probabilidade de pais, mães e responsáveis indicarem a escola dos filhos para
amigos e familiares? Com essa pergunta simples, a instituição de ensino pode
obter insumos importantes para reforçar a fidelização de estudantes e famílias,
elaborar uma estratégia assertiva para captação de novos alunos e crescer de
maneira consistente pautada na inteligência de dados. A chave para o mapeamento
dessa e de outras informações está na pesquisa Net Promoter Score (NPS), que auxilia na
identificação do grau de satisfação e no mapeamento dos pontos negativos e
positivos que compõem a relação dos colégios com os clientes. A experiência que
familiares e alunos têm efetivamente é um fator muito importante na decisão de
permanecer e de indicar a instituição.
De acordo com Rute Alves, sócia e
diretora de parcerias educacionais da Geekie, o NPS foi desenvolvido pelo
estrategista de negócios norte-americano Frederick F. Reichheld, que avaliou
uma série de alternativas para medir a influência da percepção positiva de
clientes no crescimento das empresas. O resultado dos estudos contribuiu para a
formatação da metodologia Net
Promoter Score. Com a publicação do estudo pelo Harvard Business Review,
em 2003, deu-se início ao uso desta que é uma das métricas mais usadas
atualmente no mundo, quando o assunto é recomendação da empresa às outras
pessoas. “No processo de estudo, Reichheld identificou que a fidelidade
verdadeira afeta, claramente, a lucratividade das empresas. Portanto, seria
necessário medir o índice desta para entender quais clientes ou consumidores
continuariam comprando ou consumindo o serviço no futuro e, principalmente,
quais trariam novos clientes, ou seja, que promoveriam um aumento na receita”,
detalha Rute.
Como calcular o NPS da escola? De acordo
com a executiva, a pesquisa não é complexa e tem como ponto de partida uma
única pergunta: “qual é a probabilidade de você indicar a nossa escola para
outra pessoa?”. O respondente deve indicar a probabilidade em uma escala de 0 a
10, sendo o 10 a maior probabilidade de indicação, e 0 a menor. O cálculo do
resultado é igualmente simples, especialmente se a pesquisa for conduzida via
formulário (Google Forms ou Typeform) ou com pesquisas periódicas conduzidas
pelos gestores do estabelecimento de ensino. “Com os dados em mãos, é
necessário entender o que cada nota significa antes de calcular de fato o NPS
da escola”, salienta a executiva.
A escala de 0 a 10 da pesquisa NPS
revela três grupos de pessoas distintas.
_Detratores (aqueles que dão uma nota
entre 0 e 6):
essas pessoas são as que têm maior tendência de não recomendar a escola; são as
que, provavelmente, farão reviews negativos
na internet ou não falarão bem da instituição para amigos e parentes.
_Neutros (os que conferem a nota 7 ou
8): essas pessoas
não estão insatisfeitas com a escola, mas também não são clientes ou
consumidores fiéis à sua instituição.
_Promotores (notas 9 ou 10): a fidelidade brilha aqui; são essas
pessoas que indicarão a escola para quem pedir recomendação sobre a melhor
instituição de ensino da região para formar e desenvolver crianças e
adolescentes.
Rute explica que o cálculo dos três
grupos é bastante simples e feito levando em consideração que o NPS é igual à
quantidade de promotores/total de respostas subtraindo a quantidade de
detratores/total de respostas. “O resultado dessa conta será a porcentagem de
promotores da base de famílias ou estudantes da escola. Ao interpretar o
resultado, o gestor precisa ter em mente que, se ele for positivo, a escola
tende a reter estudantes e aumentar as matrículas por meio de indicações; se
for negativo, o inverso é verdadeiro, ou seja, pode ser que sua escola observe
estudantes saindo da instituição”, afirma, acrescentando que a interpretação
pode passar, ainda, por uma classificação padronizada. NPS Excelente (entre 75
e 100); NPS Muito bom (entre 50 e 74); NPS Razoável (entre 0 e 49); e NPS Ruim
(entre - 100 e -1).
Análise qualitativa
Vale lembrar que na pesquisa NPS, a
análise qualitativa é muito relevante e traz insumos para a gestão. Além da
pergunta “Qual é a probabilidade de você indicar nossa escola a outra pessoa?”,
é importante condicionar outras três questões, uma para cada grupo do NPS.
- Detratores e Neutros:
O que a escola deveria fazer para você passar a recomendá-la para amigos e
familiares?
- Promotores:
O que devemos permanecer fazendo para que você continue a indicar a
escola?
Rute ressalta que essas respostas são
abertas, portanto, esse é o momento de o respondente indicar o que o incomoda
ou encanta no cotidiano da escola. “Analisar todas as informações obtidas é
bastante importante para identificar os problemas imperceptíveis pela gestão ou
coordenação, e agir sobre eles para melhorar a visão de estudantes e famílias
sobre sua instituição de ensino. Ressalto que os detratores são os que
mais precisam de atenção neste momento. Às vezes, um problema na torneira do
banheiro ou a falta de comunicação da coordenação pode ser o suficiente para um
aluno ou para a família falar mal da escola para os colegas. Com isso em mente,
o gestor deve ler atentamente todas as respostas e deve reservar um tempo para
conversar com todos os respondentes, sobretudo os insatisfeitos, para entender
melhor a percepção de cada um. Além disso, deve pedir sugestões de como
melhorar”, afirma.
As respostas dos promotores, por sua
vez, trazem insumos relevantes para o discurso de apresentação da escola –
presencial, no site e em redes sociais. “Se muitas famílias reconhecerem a
escola como uma instituição que constrói valores humanos nas crianças, por
exemplo, este argumento deve estar presente desde a fala da pessoa responsável
pela captação de matrículas até a página ‘Sobre nós’ do site institucional da
escola”, aponta.
E, por que a Geekie recomenda a pesquisa
de NPS para as escolas? Na percepção de Rute, a empresa auxilia as escolas em
diversas esferas, não apenas na proposta pedagógica. “Com o Geekie One – nossa
plataforma de educação baseada em dados –, levamos a inteligência de dados
também para a gestão e como suporte ao departamento de marketing das
escolas parceiras. Temos o Programa
Brilhando Juntos, um apoio para equipes de Comunicação e
Marketing dos parceiros. Além do suporte dos especialistas da Geekie, as
instituições ainda podem ter acesso a análises de informações socioeconômicas e
desempenho de canais digitais para ancorar decisões de investimento e
estratégias de fidelização, retenção e captação de estudantes”, detalha.
Na percepção da diretora do Colégio
Passo Seguro, Mara Custódio, os resultados das pesquisas se somam às
estratégias que a escola traça para as redes sociais e para o relacionamento
com a comunidade. “Com essa preciosa ferramenta, ampliamos a nossa visão; com
isso, abriu-se um leque de possíveis ações para além das estratégias que
conhecíamos. Não no sentido de trocar ou eliminar, mas principalmente em como
utilizá-las de maneira eficiente e eficaz. Já recebemos os resultados e estamos
estruturando o plano de ação, visando à composição de alunos para 2022 – agora
com muito mais assertividade em relação ao direcionamento e à utilização de
recursos”, detalha.
SOBRE A GEEKIE |Referência em educação com apoio de
inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos
empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar
a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções
inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de
ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de
ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para
o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas
capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a
Geekie alcançou mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país,
impactando cerca de 12 milhões de estudantes.
Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como Arco Educação, família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.
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