Há quem empreendeu aos 60 anos e também quem
abriu o próprio negócio aos 23; confira a história de empresárias que lideram
grandes marcas
O Brasil é o 7° país com maior número de
mulheres empreendedoras, segundo pesquisa publicada pelo Sebrae. Contudo, a
disparidade entre os gêneros no mercado de trabalho continua: o Relatório
Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial estima que a situação levará, em
média, 69 anos para ser solucionada na América Latina e do Caribe. Apesar dos
desafios impostos à elas, sobram histórias inspiradoras de quem lidera equipes
em ambientes tipicamente masculinos ou mulheres que transformaram ideias que
surgiram em momentos inusitados em empresas que faturam milhões:
Luciana Piquet, CEO do SPA Express
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Uma
ideia que surgiu na sala de espera de um consultório médico se transformou em
uma rede que faturou R$ 5,2 milhões em 2021. Aos 23 anos, a paraibana Luciana Piquet levou um “chá
de cadeira” e enxergou nisso uma oportunidade de negócio: oferecer serviços
de manicure e pedicure nas salas de espera de consultórios. Com cinco mil
reais emprestados pelo pai, nascia o SPA Express
em 2011. Com o passar do tempo, o negócio evoluiu e o cardápio de serviços
também. Os atendimentos passaram a ser realizados à domicílio e a empresa se
tornou uma franquia com 46 operações em todo Brasil. À frente da marca,
Luciana comemora: “Estamos inspirando outras empreendedoras. Nossa rede é
formada 100% por mulheres, são mais de 40 franqueadas e 110 terapeutas na
equipe, que mudaram de vida com o SPA Express”.
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Ketty de Jesus, sócia-fundadora da Yes!
Cosmetics
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Assim
como muitas outras mulheres, a professora Ketty
de Jesus buscou a venda de cosméticos porta a porta como uma
fonte de renda extra. “Eu era professora de Educação Física e para
complementar a renda da família, comecei a trabalhar com cosméticos. Em
determinada época, passei a ganhar mais como vendedora, que era um trabalho
paralelo, do que como professora”, conta. Nos cinco anos que passou como
distribuidora, a professora gerenciou cerca de sete mil revendedores, época
em que conheceu o sócio e atual marido, Cândido Espinheira. Juntos lançaram a
própria marca de produtos de beleza, a Yes! Cosmetics,
que atualmente conta com 100 unidades em todo Brasil, e retomará a venda
porta a porta para inspirar novas histórias como a de Ketty.
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Vó Sônia, fundadora da Casa de Bolos
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Aos
76 anos, Sônia Ramos, ou simplesmente Vó Sônia, colhe os frutos de
uma atitude empreendedora tomada no ano de 2009, na cidade de Ribeirão Preto,
interior de São Paulo, quando fundou a Casa de Bolos,
rede pioneira no segmento de bolos caseiros. Tudo começou quando Rafael, seu
filho caçula, perdeu o emprego e a família se viu obrigada a encontrar uma
maneira urgente de complementar a renda para fechar as contas do mês. A ideia
de fazer os bolos caseiros e alugar uma pequena sala no centro da cidade
conquistou não apenas a vizinhança, como também pessoas que passaram a
encomendar as iguarias e fazer o “boca a boca”, a propaganda mais eficaz do
mundo. De bolo em bolo, o negócio prosperou, em 2011 entrou para o
franchising e já inaugurou a sua 400ª loja.
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Regina Jordão, CEO e fundadora da Pello Menos
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Da
história de ousadia da “mulher de mil e uma tarefas”, em 1996 nasceu a rede
de franquias Pello Menos,
pioneira nos serviços de depilação à cera indolor e sem hora marcada no
Brasil. De porta em porta e no boca a boca, Regina
Jordão convenceu muita mulher a conhecer sua cera exclusiva,
capaz de minimizar as dores do processo depilatório. Com apenas seis meses, a
segunda loja começou a ser estruturada. Hoje, a rede tem faturamento anual de
R$ 30 milhões e mais de 45 unidades nos estados do Rio de Janeiro e São
Paulo, além de estar presente na cidade de Brasília. Recentemente
passou a oferecer a opção de laser também, com três tecnologias: Nd:Yag,
Diodo e Alexandrite, cada um recomendado para um tipo de pele, gerando
resultados mais rápidos e satisfatórios.
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Michelle Rodriguez, sócia-fundadora e chef do
Açougue Vegano
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Vegetariana
desde sua adolescência, e vegana há cinco anos, foi somente no curso de
gastronomia na Universidade Estácio, na cidade do Rio de Janeiro, que a
carioca Michelle Rodriguez
conheceu o colega e hoje sócio Celso Fortes. A parceria em sala de aula
extrapolou as paredes da faculdade e juntos decidiram testar novos pratos que
não levassem qualquer ingrediente de origem animal, que tivessem textura e
fossem realmente saborosos. Foi então que, em 2016, fundaram o Açougue Vegano. Atualmente, a
rede possui sete lojas espalhadas no eixo Rio-São Paulo, uma em João
Pessoa/PB, Manaus/AM e Teresina/PI.
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Camila Miglhorini, CEO e fundadora da Mr. Fit
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Enquanto
algumas mulheres começam despretensiosamente no empreendedorismo, outras já
vislumbram o mundo aos seus pés. Foi pensando em conquistar todo Brasil e
outros países da América e Europa, que a jovem nascida no interior de São
Paulo, Camila Miglhorini, criou o Mr. Fit, primeira rede de
fast food saudável do Brasil. O negócio que já nasceu formatado para ser
franquia, teve sua primeira unidade aberta em 2013, na cidade de Paulínia,
interior paulista, e hoje conta com mais de 500 franquias espalhadas pelo
Brasil e exterior. A rede encerrou o ano de 2021 na casa dos R$ 90 milhões.
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Giordania Tavares, CEO da Rayflex
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Giordania Tavares destaca-se dentro de um
ambiente predominantemente masculino: o da indústria. Com 44 anos, a
paulistana foi criada no chão da fábrica da família, na adolescência, começou
a trabalhar na Rayflex e
hoje é CEO e responsável por torná-la referência nacional na fabricação de
portas rápidas no Brasil e América Latina. Firme nas palavras e gestos, é ela
quem decide e encabeça importantes reuniões com homens líderes de outras
empresas. |
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