Impactos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia no mercado do trigo e derivados
Associação Brasileira das Indústrias de
Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados
A Associação Brasileira
das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (ABIMAPI), como representante das categorias, esclarece como
os conflitos entre Rússia e Ucrânia impacta no preço dos insumos na cadeia
produtiva e no valor final dos produtos.
A Rússia é o maior
exportador de trigo do mundo e tem sido afetado economicamente pelo conflito
com a Ucrânia – juntos, os dois países respondem, em média, por 30% das
exportações mundiais de trigo. Além da queda na oferta de trigo, fator da alta
dos preços, o desabastecimento tem a ver com dificuldades logísticas – a guerra
fechou portos, interrompeu o transporte – e com a queda da produção ucraniana
da commodity.
O Brasil produz menos
da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de
países do MERCOSUL – sobretudo da Argentina –, do Canadá e dos Estados Unidos.
A elevação do preço do grão, impacta diretamente os valores de produção para os
fabricantes das categorias representadas pela ABIMAPI. Nas massas, em média,
70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos
industrializados, de 60%.
A disparada da cotação
do trigo começa a ser sentida pelos fabricantes nas negociações com os
fornecedores, porém existe a entrega de farinha compromissadas em contratos
antigos. O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas
semanas, mas, com o horizonte indefinido, já que a cada notícia da guerra, o
preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com
valores expressivos.
O consumidor brasileiro
deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as
novas safras. As indústrias estão com estoques relativamente curto, pois estão
no início da entressafra de trigo, lembrando que o produto acabado também não
tem estoques e que varia muito de empresa para empresa. De todo modo, este
repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só
vez para o consumidor final.
A ABIMAPI está acompanhando de perto os desdobramentos e impactos para o setor.
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