Turma da Mônica ajuda a explicar funcionamento da Justiça brasileira e combater desinformação
Nova campanha realizada por STF e associações
de magistrados traz vídeos, revistinha impressa e digital, além de tiras para
redes sociais, sem custo para os cofres públicos
O Supremo Tribunal Federal (STF) e as
principais associações de magistrados do Brasil apresentaram nesta quarta-feira
(16), às 11h, a nova campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”. A
iniciativa pretende aproximar a Justiça do cidadão e explicar melhor o
funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro, combatendo também a
desinformação.
Não é a primeira vez que o STF firma
parceria com os Estúdios Mauricio de Sousa em campanhas sobre o Poder
Judiciário. A primeira ocorreu em 2008, durante a assinatura de um convênio com
o Senado Federal sobre acessibilidade. Outra parceria foi firmada em 2015.
Em 2018, um novo projeto foi realizado,
com a criação da história em quadrinhos “A Turma da Mônica e o Supremo Tribunal
Federal”, também com diversas informações sobre a atuação da Corte.
Nesta edição, a campanha reúne uma
revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16
tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios
Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB
(Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos
Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.
Em parceria com a União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o STF distribuiu o conteúdo da
campanha às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja
trabalhado durante o ano escolar no Ensino Fundamental. O tribunal também
pedirá a todas as emissoras de televisão apoio para exibição dos vídeos de
forma gratuita durante a programação no período de três meses.
A cerimônia de apresentação da campanha
ocorreu de modo presencial restrito, para manter o distanciamento social em
razão da pandemia da covid-19. Participaram presencialmente o presidente do
Supremo, ministro Luiz Fux, demais ministros da Corte e os presidentes da
Ajufe, Eduardo André Brandão; da Anamatra, Luiz Antonio Colussi; a conselheira
fiscal da AMB, Maria Isabel da Silva, além de dirigentes das três entidades. O
criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, participou com mensagem em
vídeo, de forma remota. O evento foi transmitido ao vivo na TV Justiça e no
Youtube do STF.
No Supremo, a campanha integra as
estratégias do Programa Corte Aberta (PCA) e Programa de Combate à
Desinformação (PCD), que têm como linhas de trabalho a difusão de dados
corretos sobre a Corte. “É fundamental que a sociedade tenha cada vez mais
informações sobre o funcionamento e a atuação da Justiça brasileira. A
cidadania se fortalece quando informações verdadeiras são difundidas de maneira
acessível”, afirma o presidente do STF, Ministro Luiz Fux.
Para Mauricio de Sousa, os personagens
da Turma da Mônica ajudarão as crianças - e até os adultos - a compreenderem
melhor seus direitos. "A formação de um cidadão consciente começa na
infância. E a Turma da Mônica veio ajudar, neste esforço do STF, a que as
informações corretas sobre o nosso sistema judiciário cheguem de uma forma
simples e alegre a essas crianças e suas famílias."
Sobre o conteúdo
A revista, que teve 450 mil exemplares
impressos - além da versão digital que será amplamente distribuída -, fala
sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. A revista
ainda aborda temas relevantes da atualidade, como a importância de não repassar
informações de fontes desconhecidas ou das quais não se tenha certeza.
Já os quatro vídeos, de cerca de 30
segundos cada, tratam do papel do STF e da confiança na Justiça. O vídeo sobre
a Justiça do Trabalho tem o enfoque no direito do cidadão de recorrer por
verbas trabalhistas; o da Justiça Federal fala sobre os direitos
previdenciários; e o vídeo da Justiça Estadual tem foco no direito do
consumidor.
As tirinhas, que serão publicadas nas
redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira,
da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.
Todo o material da campanha está disponível no portal do STF, na seção “STF Mirim”, que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil. Acesse as peças da campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”.
Nenhum comentário