CEO dá cinco dicas de sucesso para liderar equipes à distância
CEO dá cinco dicas de sucesso para
liderar equipes à distância
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric
Solution - centric@nbpress.com
Nos últimos dois anos, a tecnológica foi
primordial para que as coisas funcionassem (quase) dentro da normalidade, fosse
para estudar, ver os amigos ou trabalhar.
O home office se tornou o principal meio de trabalho, e possivelmente,
deixará seu legado. Muitas empresas devem manter seus colaboradores em casa, ou
em sistema híbrido, ainda mais depois que foi assinada a medida provisória (MP)
mudando as regras no teletrabalho, sendo elas: a possibilidade de adoção do
modelo híbrido, predominando o presencial sobre o remoto ou vice-versa; a
presença do funcionário no ambiente de trabalho para tarefas específicas, ainda
que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto; pessoas com
deficiência ou com filhos de até quatro anos devem ter prioridade para as vagas
em home
office; e outras medidas.
E na prática, como ficam os processos
das empresas? O home office
traz consigo os desafios na gestão da liderança, dentre eles, os profissionais,
cada um em um local diferente, com recursos e adaptações diferentes. É
importante para os gestores assegurar que todas as atividades sejam realizadas
conforme o previsto e que nada saia dos padrões de qualidade requeridos pela
instituição.
Sendo esse um regime de trabalho que
está sendo legalizado e deve continuar em prática, vou dar cinco dicas para
liderar equipes à distância:
- Explique as tarefas e os processos: a dinâmica remota deve ser a mais parecida possível
com a presencial. É interessante os gestores estarem disponíveis para
tirar dúvidas sobre as demandas e explicar os processos a serem
realizados. É também um bom momento para demonstrar a confiança na equipe
e dar mais autonomia para os colaboradores;
- Estipule metas sólidas: o planejamento deve ser mantido e as tarefas precisam
acontecer de modo plausível. Cada um deve se atentar a cumprir suas
funções e seus objetivos, a fim de estabelecer o comprometimento e a
colaboração da equipe toda. Em contrapartida, as metas estipuladas pela
empresa devem ser sólidas e mensuráveis;
- Atenha-se aos prazos: com o distanciamento, o cuidado com os prazos deve
ser redobrado. Monitorar resultados e manter uma gestão ativa é
fundamental para cultivar tudo sob controle;
- Utilização de ferramentas de gestão: escolher bons recursos para manter a gestão remota
funcionando é fundamental. As ferramentas são capazes de controlar o
progresso da equipe, as metas e as etapas elaboradas por atividade e
outras funcionalidades. Com instrumentos certos, a gestão consegue
monitorar os processos e verificar as dificuldades de cada funcionário;
- Transparência:
em todos os momentos, a comunicação é muito importante na gestão, sendo
ela remota, híbrida ou presencial. Nos casos à distância, isso se
intensifica, e precisa ter ainda mais cuidado para evitar ruídos. Passar status sobre a equipe e passos que estão sendo dados
proporcionam uma sensação de pertencimento, e melhora o clima
organizacional.
Um bom gestor precisa estar a par de todas
as realidades da sua equipe, para que os processos tenham um bom andamento e a
rotina de trabalho não seja prejudicada por erros. A liderança não pode ser
deixada de lado e deve acompanhar o passo a passo das equipes. Nesse momento,
adotar as ferramentas certas é primordial.
*Otto Pohlmann é
CEO da Centric
Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos
de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de
ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores –
e-mail: centric@nbpress.com
Sobre a Centric
Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as
atividades em 2005 e oferece
soluções completas com foco em implementação,
treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota
ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security,
network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e
monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e
sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20
colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de
3 mil clientes. Entre eles estão Banco
Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado
hoteleiro.
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