Qual é a melhor estratégia de preços para cada tipo de e-commerce?
Qual é a melhor estratégia de preços
para cada tipo de e-commerce?
*Por Renan Motta
A estratégia de precificação pode
escalar ou quebrar o negócio online. A decisão entre baixar os preços e ser
competitivo com o risco de reduzir a margem de lucro ou manter os preços mais
altos e perder novos clientes não é simples e vai depender do modelo de negócio
e das características do público. Existem técnicas para identificar a
estratégia de precificação certa para o seu negócio. Diferentes estratégias de
preços de comércio eletrônico são usadas dependendo dos produtos vendidos,
da demanda de produtos e da concorrência.
A estratégia certa de preços de comércio
eletrônico é diferente para cada empresa. À medida que a empresa cresce, é
importante ajustar e rever essa estratégia. Por exemplo, um sistema simples de
precificação de custo com foco na geração de lucro de cada venda funciona para
os estágios iniciais de um negócio de comércio eletrônico, mas pode não ser
sustentável a longo prazo.
Nessa fase, os custos podem crescer
exponencialmente, e o custo real por pedido e/ou de aquisição também podem
aumentar. Existem muitos tipos diferentes de estratégias de preços usadas por
empresas de comércio eletrônico que não prejudicam os lucros a longo prazo.
Mesmo que seu e-commerce esteja dando lucro, pode haver oportunidades para maximizá-lo
se você continuar reavaliando sua estratégia de preços e aprimorando-a.
Crie uma
estratégia de preços adequada para sua empresa e seus clientes
Muitas vezes, uma estratégia de preços
de comércio eletrônico é baseada no público-alvo, no que seus clientes ideais
estão dispostos a pagar e onde atualmente compram produtos semelhantes. O
modelo de precificação certo se resume ao que os compradores estão dispostos a
pagar pelo seu produto com base em vários fatores, como reputação da marca,
demanda e concorrência.
Quem é o seu
cliente?
O desenvolvimento de personas de
comprador pode ajudá-lo a entender melhor seus clientes em potencial. Ao
conhecer os dados demográficos, as características, a renda disponível e os
hábitos de compra do seu público-alvo, você pode criar uma estratégia de preços
adequada ao seu negócio.
Por exemplo, alguns clientes estão mais
preocupados com os custos, enquanto outros estão dispostos a pagar um preço
premium por determinados produtos. Certifique-se de fazer sua pesquisa e não
implementar uma estratégia de preços de comércio eletrônico com base em um
palpite.
Preços baseados
na concorrência
Mais frequentemente usada para
commodities, a precificação baseada na concorrência pauta-se pela oferta de
preços melhores do que o dos concorrentes. Isso significa comparar seus preços
com o preço de produtos semelhantes oferecidos por players do mercado em todos
os canais e fazer ajustes de preços de acordo com eles.
Por exemplo, se você administra uma
marca de streetwear voltada para estudantes universitários da Geração Z, pode
ser necessário usar uma estratégia de preços baseada na concorrência para
competir com outras marcas de streetwear voltadas para a Geração Z. Gastar
tempo e esforço pesquisando seus clientes pode gerar bons resultados para seu
e-commerce.
Preços baseados
em valor
A precificação baseada em valor visa
descobrir o valor máximo que um cliente está disposto a pagar pelo seu produto.
Os clientes com esse perfil costumam associar o valor pago ao custo/benefício
no longo prazo. São clientes que buscam saber se o produto que você está
vendendo é da melhor qualidade, de origem justa, ecologicamente correto e/ou
difícil de encontrar.
Por exemplo, ao vender joias on-line, as
bijuterias teriam um preço mais baixo porque o cliente sabe que são feitas com
materiais de baixo custo. Joias mais sofisticadas, como um anel de noivado da
Tiffany & Co., seriam vendidas a um preço mais alto porque as pessoas estão
dispostas a pagar mais por materiais premium, como diamantes.
A precificação baseada em valor pode ser
aplicada a todos os tipos de produtos devido ao valor percebido do produto.
Esse tipo de precificação também ajuda você a entender a percepção de seus
produtos. Se você descobrir que os clientes estão dispostos a pagar mais do que
você cobra atualmente, você pode introduzir uma nova linha de produtos a um
custo mais alto.
Precificação
dinâmica
A precificação dinâmica tem tudo a ver
com flexibilidade; os preços nunca são imutáveis e podem aumentar ou diminuir a
qualquer momento devido às constantes mudanças na demanda. Os preços dinâmicos
às vezes são chamados de “preços de pico”. Aplicativos como Uber e Lyft usam
preços dinâmicos quando veem um aumento de clientes na área que precisam de uma
carona, em situações como mau tempo, grandes eventos etc. A precificação
dinâmica pode ser combinada com a precificação baseada na concorrência para
manter seus preços competitivos se a concorrência alterar os preços.
Preço Premium
O preço de um produto transmite seu
valor. A precificação premium é uma estratégia em itens valiosos de luxo ou de
alto custo. Com preços premium, o objetivo é comunicar que seus produtos ou sua
marca são renomados e/ou significam status. Um dos maiores exemplos disso são
roupas e acessórios de grife.
O preço premium pode ser uma estratégia
lucrativa porque você está segmentando apenas indivíduos que podem comprar seus
produtos. Com a segmentação aprimorada, você tem custos de anúncios mais
baixos, pois não está buscando o mercado geral. O preço premium também
significa que seus produtos são mais propensos a serem usados por celebridades
ou pessoas famosas. Você pode usar isso para obter o apoio de celebridades ou
executar campanhas de marketing com estrelas para aumentar o reconhecimento da
marca e ter como objetivo ser um negócio de luxo.
Combinando
estratégias de preços de comércio eletrônico quando necessário
Ao usar uma combinação de estratégias de
preços de comércio eletrônico, você pode melhorar ainda mais os lucros e as
vendas. Pode exigir testes e tentativa e erro, mas otimizações podem ser feitas.
Há muitos fatores a serem considerados
ao desenvolver uma estratégia de preços de comércio eletrônico. A concorrência,
as expectativas dos clientes em constante mudança, os custos de material e o
envio desempenham um papel na precificação de seus produtos. Mas as marcas de
comércio eletrônico que continuam reavaliando sua estratégia de preços, bem
como sua estratégia de logística, continuarão competitivas e lucrativas.
Sobre a Corebiz
A Corebiz é referência na implantação de
negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no
Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de
43 países junto às maiores marcas do mercado com serviços de implantação e
crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag.
Nenhum comentário