Conselhos de um louco por vendas
Divulgação - Literare Books International
André Zem (*)
Em mais de 20 anos de comércio varejista
acumulei muito conhecimento. Histórias que conto com prazer e que fazem
refletir sobre o que garante o sucesso das vendas: são atitudes simples que
devem estar na nossa mente para trazer resultados excelentes. Eu as resumo em
10:
- O cliente dever ser recebido
com a alegria,
sorriso e atenção. Nada de avisos sonoros na entrada. O
olho do vendedor tem que ser atento e a recepção entusiasmada, presente,
calorosa. O consumidor percebe que é bem-vindo.
- Sem julgamentos ou preconceitos.
Não imagine que o consumidor já está convencido ou que não vai comprar
nada. As pessoas são surpreendentes. Trate-as todas com atenção, respeito,
dedicação.
- Concentre seus esforços e
atenção no cliente e na venda. Não
permita que acontecimentos paralelos e distrações interfiram no processo.
Isso vale para conversas paralelas, arrumações fora de hora, olhadinhas no
celular etc.
- Ame o que você faz e o que você
vende. O cliente só pode ser
seduzido por algo que seja capaz de despertar paixão. Ninguém melhor para
fazê-lo do que você!
- Conheça tudo sobre seu produto
e sobre seu mercado. Apenas quem tem
conhecimento pode falar com segurança e sinceridade sobre aquilo que
vende. O consumidor informado fará uma compra muito mais consciente, um
negócio mais proveitoso. Essa satisfação é que fará dele um cliente fiel.
- Vá criando sua própria "biblioteca de histórias"
para contar aos clientes. O encantamento
criado no momento certo ajuda a gerar um ambiente alegre e descontraído,
propício em momentos específicos do processo de vendas.
- Seja paciente e persistente,
mas sem ansiedade. Sufocar o cliente pode acabar com a venda. Por outro
lado, um vendedor calmo e centrado o ajuda a avaliar com mais clareza. Não
aceite o primeiro "não" como definitivo. Tente saber as razões
do consumidor, oferecer algo mais próximo de suas expectativas, conversar
melhor sobre o produto.
- Negociações ruins acontecem,
mas o medo de
fracassar não deve abalar sua autoestima. Na próxima
oportunidade seu empenho será ainda maior e essa energia vai determinar
uma venda de sucesso!
- Faça o cliente saber que
comprar com você é um ótimo negócio. Esteja disponível e visível, dê o seu
melhor. Ótimas
experiências são quase um contrato de volta e é você que o
consumidor vai procurar em primeiro lugar.
- Seja atento às gratificações.
Brindes são bem-vindos. Um
pós-venda atento e bem-feito fideliza o consumidor. Sempre
deixe claro que você segue disponível após a venda.
Tenha sempre em mente esses conselhos.
Se ainda não os colocou em prática, comece já e veja suas vendas se
multiplicando em pouco tempo!
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(*) André Zem - Empresário, palestrante e autor do livro “Nunca mais perca uma venda em hipótese nenhuma”.
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