Últimas

Dia mundial do livro: especialista reforça papel da leitura na conexão com o mundo

Em tempos de consumo cultural por canais digitais, livro resiste como ferramenta de aprendizado e entretenimento; Disal preparou seleção especial para celebrar a data

Se nas salas de aula os livros são fundamentais para as atividades pedagógicas, nos momentos de lazer são ferramentas de conexão em um momento de leitura pais e filhos ou de desenvolvimento de criatividade quando estimulam viagens pelos universos que a ficção pode gerar. Presentes muito antes dos tablets e celulares, resistem ao avanço digital como parceiros e nunca como antagonistas. No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a Disal preparou uma campanha especial para quem não perde uma boa história.

Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) escolheu o dia 23 de abril para ser celebrado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram entre os dia1616 e tem como principal objetivo incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. “Na minha opinião, mesmo sabendo que ele está inserido em um contexto tecnológico muito grande, o livro é o registro mais vivo, é a maneira mais bonita e precisa de saber sobre um povo e seu tempo. Ele é a história viva. ”, conta a professora e mestre em língua portuguesa, Sandra Regina Duarte.

Vivendo na era digital, onde as informações chegam muito rapidamente, os livros são usados como escape. De acordo com a professora, eles lembram a importância da arte e da cultura mesmo que elas não sejam manchete naquele momento. “Esse ano estamos comemorando 100 anos de arte moderna e, mesmo alguns dos que participaram do movimento, não acreditaram no real potencial e partiram sem nunca saber o legado que deixaram. Livro é herança e nele está o que se viveu do passado e registros importantes para gerações futuras. Digamos que é o desabafo coletivo do adulto, você lê, enxerga o mundo e coloca em pratica”, explica.

Com mais de 50 anos de operação, a Disal é considerada uma das distribuidoras mais importantes de livros de diversas áreas do conhecimento humano, como: métodos para ensino de idiomas, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais, ou seja, atendendo o gosto de todos os clientes.

A leitura é um hábito importante para todas as gerações. Para crianças e adultos, é fonte constante de aprendizado e passagem para mundos curiosos e divertidos. É possível encontrar uma dessas portas no catálogo com mais de 400 editoras e 500 mil títulos da Disal, disponível on-line ou em uma das 18 livrarias espalhadas pelo país.

Que tal presentear alguém ou você mesmo com uma história incrível no Dia Mundial do Livro? Confira algumas dicas aqui: https://www.disal.com.br/

Nenhum comentário