88% dos líderes latino-americanos reconhecem a importância da IA ética
De acordo com o estudo da IBM, os
executivos da América Latina (66%) concordaram que as ações de sua organização
são consistentes com seus princípios e valores, três vezes mais do que a média
mundial.
América Latina, 3 de maio de 2022 - Um novo estudo global da
IBM (NYSE: IBM) Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança
radical nas funções responsáveis por liderar e defender a ética da IA
(Inteligência Artificial) em uma organização: 80% dos entrevistados apontaram
um executivo não técnico - CEO - como o principal “campeão” da ética da IA, um
aumento considerável em relação aos 15% em 2018.
O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo
para o avanço da IA confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com
seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e
inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações
significativas. No
caso da América Latina, os executivos são mais otimistas, com 66% dos
entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem
(ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da
América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20%
concordaram com isso.
O estudo também concluiu que:
Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da
ética da IA
• 21% dos entrevistados da América Latina consideram os CEOs como
os principais responsáveis pela ética da IA.
• Na região, 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level
como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.
• 67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho
como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%),
funcionários (59%) e clientes (56%).
Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial
estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética
em IA.
• 88% dos líderes da América Latina pesquisados concordam
que a ética da IA é importante para suas organizações. Ao mesmo tempo,
89% dos entrevistados acreditam que é uma fonte de diferenciação competitiva.
• Empresas em todo o mundo já começaram a avançar. Mais da metade
dos entrevistados em todo o mundo disse que suas organizações tomaram medidas
para incorporar a ética da IA em sua abordagem de ética nos negócios.
• Mais de 56% dos entrevistados na região da América Latina dizem
que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma
estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de
auditoria/revisão.
Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções
de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo
• Globalmente, mais CEOs pesquisados (79%) agora estão
preparados para incorporar a ética da IA em suas práticas de IA – bem
acima dos 21% em 2018.
• Mais da metade das organizações globais endossou publicamente
princípios comuns de ética em IA. No entanto, menos de um quarto colocou em
prática.
• 68% das organizações globais pesquisadas reconhecem que ter um
local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na
IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente
menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes
menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusiva de indivíduos LGBT+ e 1,7
vezes menos racialmente inclusiva.
“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios,
elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para
projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim,
houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA em
suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “As
descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um
imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema
de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de
governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA.”
A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que
as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada
em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no
futuro.
O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais,
incluindo:
- Adote uma abordagem
multifuncional e colaborativa - a IA ética requer uma abordagem
holística e um conjunto de habilidades em todas as partes interessadas
envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas
comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA da linha de
negócios têm um papel distinto na jornada confiável da IA.
- Estabeleça a
governança organizacional e do ciclo de vida da IA - adote uma
abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA
em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa
para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para
produtos.
- Vá além de sua
organização – expanda sua abordagem identificando e envolvendo os
principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e
outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade
ética”.
*Metodologia
O estudo do IBV, “Ética da IA em ação: um guia empresarial
para progredir na IA confiável”,
entrevistou 1.200 executivos em 22 países em 22 setores para
entender a visão dos executivos sobre a importância da ética da IA e
como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em
cooperação com a Oxford Economics em 2021. O estudo completo está disponível aqui.
Sobre o IBM Institute for Business Value
Por duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como o
“think tank” de liderança de pensamento para a IBM. O que nos inspira é
produzir insights estratégicos apoiados por pesquisas e baseados em tecnologia
que ajudam os líderes a tomar decisões de negócios mais inteligentes.
De nossa posição única na interseção de negócios, tecnologia e
sociedade, pesquisamos, entrevistamos e nos envolvemos com milhares de
executivos, consumidores e especialistas a cada ano, sintetizando suas
perspectivas em insights confiáveis, inspiradores e acionáveis.
Para se manter
conectado e informado, inscreva-se para receber o boletim informativo por
e-mail do IBV. Você também pode seguir @IBMIBV no Twitter ou nos
encontrar no LinkedIn.
Nenhum comentário