Campanhas globais de 'e-mail marketing': entenda quais pontos considerar na estratégia
Fusos horários, particularidades de linguagem e
cultura, além de leis de privacidade de dados e calendário de feriados são
fatores que devem ser considerados
Cecília Belele, vice-presidente de Vendas LATAM da Validity/Divulgação: Validity
São Paulo, maio de 2022 – Para os profissionais de e-mail
marketing que trabalham em empresas globais, é vital entender que as táticas e
estratégias que funcionam bem em algumas partes do mundo podem não ser
bem-sucedidas em outras.
Adotar uma abordagem “padrão” pode
macular o relacionamento que se tem com os clientes e atrapalhar uma campanha
que está sendo realizada por meio do e-mail marketing. Portanto, é importante
adaptar o objetivo às características regionais do negócio.
Segundo Cecilia Belele, vice-presidente
de Vendas para a América Latina da Validity, na maioria dos casos, campanhas
globais possuem um valor elevado para a criação do conceito e implementação da
estratégia. Contudo, quando particularidades regionais não são consideradas na
forma de envio da mensagem, toda a estratégia planejada pode ser perdida.
Por isso, a executiva da Validity lista
abaixo as principais nuances a ser observadas para se obter uma estratégia
global de e-mail marketing eficaz.
Fusos horários
Timing é tudo, especialmente quando se trata de e-mail. Se a empresa planeja
implantar uma campanha sensível a prazo/duração relacionada a vendas instantâneas
ou estoque limitado, é importante considerar a que horas seu público receberá a
mensagem. Enviar muito cedo (ou muito tarde) pode ter um impacto significativo
no sucesso da sua campanha.
“Digamos que você esteja planejando
enviar uma campanha ‘somente hoje’ por volta das 8 horas, horário de Brasília.
As pessoas que moram no Brasil e Argentina, por exemplo, terão o dia todo para
aproveitar a promoção, o que significa que você programou a implantação da
campanha perfeitamente. Certo? Talvez não. Se você também planeja enviar essa
mesma campanha para pessoas na Europa, ou no Japão, convém repensar sua
estratégia, já que boa parte desse público ainda estará dormindo. Como essas
regiões têm menos tempo para interagir com a sua campanha, sua taxa de
engajamento provavelmente cairá”, explica a executiva.
Ao invés de programar a sua campanha
para ser implantada em um único momento, considere agendar envios para se
alinhar aos horários de pico de engajamento de cada país ou região.
Linguagem
A linguagem utilizada para se comunicar com o público-alvo das ações pode
garantir o êxito ou o fracasso da sua campanha. Como profissional de e-mail
marketing, é importante escolher as palavras com cuidado, especialmente ao
enviar para um público global. Também se deve pensar duas vezes antes de
incluir gírias no conteúdo de e-mail.
Por exemplo, enquanto a linguagem direta
é aceita nos Estados Unidos, os chineses dependem muito da comunicação indireta
para manter relações harmoniosas. “Se seus profissionais de e-mail marketing não
reconhecem essa diferença, sua mensagem pode parecer excessivamente agressiva”,
assegura Cecília.
O mesmo vale para referências culturais.
Enquanto um público americano certamente reconhecerá “A vida é como uma caixa
de chocolates” como uma citação do filme de sucesso Forrest Gump, seu público
global pode não entender a referência imediatamente – e sua campanha pode
fracassar.
Por fim, se estiver escrevendo para
públicos que falam o mesmo idioma, mas com variações regionais importantes,
como espanhol latino-americano x espanhol castelhano, considere trabalhar com
um tradutor que entenda as diferenças para evitar problemas de comunicação. Um
tradutor pode ajudá-lo a ajustar as suas mensagens para que sejam lidas da
maneira desejada.
Cultura
Ao enviar e-mails para públicos internacionais, é importante ser sensível à
cultura de cada região para a qual está enviando. O que pode parecer um
conteúdo comum e corriqueiro para um europeu pode ser visto como inapropriado
em outras partes do mundo.
“Se está fazendo marketing para pessoas
residentes no Oriente Médio, deve-se considerar o que as pessoas no seu banco
de imagens estão vestindo. As pessoas que vivem no Oriente Médio são conhecidas
por se vestir com modéstia. Portanto, o que pode ser considerado uma roupa apropriada
nos EUA pode ser vista como inadequada para as pessoas daquela região, fazendo
que sua mensagem não se conecte com elas”, avalia a vice-presidente de vendas
da Validity.
Leis de privacidade
Outro ponto que precisa ser levado em consideração são as leis locais de
privacidade de dados. LGPD, GDPR, PIPL, CASL, CCPA… O que essas siglas têm em
comum? Eles representam algumas das muitas leis globais de privacidade em vigor
atualmente.
Os consumidores de hoje esperam mais
controle sobre como as marcas coletam e usam as suas informações pessoais.
Várias regiões ao redor do mundo abordaram essa preocupação propondo legislação
sobre privacidade do consumidor.
“É importante observar que a legislação
geralmente se baseia em onde o destinatário do e-mail está localizado, não no
remetente. Portanto, você deve estar ciente das leis antispam e de privacidade
de e-mail em cada região para onde as mensagens são enviadas para garantir sua
conformidade”, aconselha.
Feriados e temporadas
A maioria dos calendários de e-mail marketing inclui campanhas relevantes para
feriados e temporadas ao longo do ano. Mas é importante considerar se o momento
de cada campanha é universalmente aplicável.
Digamos que sua empresa esteja
planejando enviar uma campanha de Dia das Mães. No Brasil, nos Estados Unidos,
Austrália, Alemanha, China e Grécia, o Dia das Mães sempre cai no segundo
domingo de maio. Mas no Reino Unido e na Irlanda acontece três semanas antes da
Páscoa. Certifique-se de ajustar o horário da sua mensagem do Dia das Mães por
região para garantir que ninguém receba sua mensagem muito cedo ou muito tarde.
O conteúdo sazonal também pode ser
complicado. Por exemplo, muitos varejistas dos EUA podem apresentar roupas de
inverno em suas campanhas de janeiro. Mas, no Brasil, a temperatura média gira
em torno de 26º C nessa época do ano. Considere se o conteúdo do seu e-mail é
sazonalmente apropriado para cada público antes de enviar.
Conclusão
À medida que seu negócio continuar a crescer, o mesmo acontecerá com o escopo
da sua lista de e-mail. Assegure-se de que sua estratégia global de e-mail
permaneça eficaz ao longo do tempo, mantendo essas principais diferenças de
e-mail em mente.
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