Com turismo interno aquecido, Buser lança venda de pacotes de viagem com hospedagem
Venda por Whatsapp, que reúne mais de 140
promotores externos, é outra novidade da empresa dentro desse segmento
Após bater a marca de 7 milhões de
clientes cadastrados, a Buser aposta em novos modelos para ampliar a receita da
empresa. Maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil,
chegando a mais de 750 destinos em todo o país, a startup acaba de lançar a
venda de pacotes turísticos unindo viagens rodoviárias e hospedagem.
“Com o aumento no preço das passagens
aéreas e a nova dinâmica do turismo interno e de proximidade, vimos mais uma
oportunidade para colocar o ônibus na agenda dos turistas. Os pacotes trazem um
serviço de valor agregado ao nosso produto de fretamento, facilitando a vida
dos viajantes. Por que não então testar mais esse modelo?”, ressalta Gabriela
Miranda, diretora de novos negócios da startup.
Nessa primeira fase, a Buser está
vendendo pacotes que incluem deslocamento pelo modelo de fretamento
colaborativo para o hóspede ficar em hotéis 3 estrelas ou resorts, disponíveis
para duas, quatro ou seis diárias. As viagens saem de São Paulo, Rio de Janeiro
e Belo Horizonte (MG), em ônibus executivo e semi leito.
Quem sai da capital paulista tem como
destino Cabo Frio (RJ) e o Rio, ficando hospedado em Copacabana. Há também
opção de viagem mais curta para Olímpia (SP), com hospedagem em resorts. Já
quem embarca no Rio pode viajar para São Paulo, Paraty (RJ) e Búzios (RJ). Os
viajantes que saem de BH poderão desfrutar das praias de Guarapari (ES), Cabo
Frio e da capital fluminense. Como as origens e destinos são escolhidos de
acordo com o feedback dos clientes, a ideia é ampliar a outras cidades à medida
que o serviço for crescendo.
O período de vendas vai até o dia 15 de
junho. Os pacotes não são válidos para o feriado de Corpus Christi (16 a 19 de
junho) e incluem café da manhã. Mais informações no link: https://gp.buser.com.br/pacotes
A Buser também está de olho nas chamadas
OTAs (Online Travel Agencies). Recentemente, a startup se aliou à Hurb (Hotel
Urbano), para testar um pacote específico para Cabo Frio, que esgotou as vagas
em quatro semanas. A inédita parceria é uma aposta em um novo formato de
pacotes turísticos justamente para levar o ônibus para o público de internet,
que só olhava para o aéreo até pouco tempo atrás.
Novos canais
A Buser vem expandindo a atuação por
novos canais digitais desde o final de 2021. O segmento já é responsável por
cerca de 20% do GMV (sigla de Gross
Merchandise Volume: em português, Volume Bruto de Mercadorias), métrica
usada para medir as vendas da empresa. A previsão é de que essa divisão chegue
a representar 35% de receita até o fim deste ano.
“É uma forma de impactar públicos que
vão além do aplicativo e do site. Com isso, aumenta o alcance da nossa
plataforma e, assim, reforçamos a democratização do acesso ao transporte
rodoviário, que é a nossa grande missão”, afirma Gabriela.
As vendas por WhatsApp, por exemplo, são
a mais nova aposta da plataforma para ampliar o número de clientes. Em poucos
meses de atuação, essa área já representa 6% de toda a receita da startup.
A startup já conta com 140 promotores
externos atuando nesse modelo de vendas por aplicativo de mensagens. A equipe
de vendedores terceirizados recebe treinamento pelo próprio WhatsApp. Em média,
cada promotor ganha entre R$ 3 mil e R$ 4 mil mensais – alguns já atingiram R$
6 mil em um único mês. Como não existe escala de trabalho, é o próprio vendedor
que escolhe quando e em qual frequência quer trabalhar. Interessados podem se
cadastrar pelo site: www.buser.com.br/promotores.
Mas a investida da Buser em novos canais
digitais vai além das vendas diretas pelo WhatsApp. A startup está fechando
parceria com diferentes clubes de benefícios, como o da operadora Vivo, além de
clube de pontos, como Livelo, programas de afiliados (Rakuten), bancos,
incluindo Nubank e Itaú, e os chamados “super apps”, como AME e PicPay, que
estão em fase de integração. Metabuscadores como BuscaÔnibus, por exemplo,
também entram nessa frente, representando 9% das vendas totais da Buser mesmo
em fase inicial.
Agentes de viagem
Os novos canais também crescem graças ao
Buser Agente, que leva os serviços de fretamento colaborativo e marketplace
para as agências de viagem. Criado em novembro do ano passado, o segmento já
conta com mais de 200 agentes parceiros em todo o País, com destaque para
agências de turismo na capital e no interior de São Paulo, além de Minas
Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Ao se tornar credenciada pela Buser, a
agência pode tanto vender assentos nos ônibus parceiros da plataforma pelo modelo
de fretamento colaborativo (modalidade na qual os viajantes dividem a conta
final do frete de forma 100% online) quanto ter acesso ao sistema de
marketplace da startup, que reúne mais de 60 empresas de ônibus que atuam em
rodoviárias. Para se tornar uma agência credenciada dentro do Buser Agente,
basta acessar o link e preencher o formulário. Os parceiros podem ser
consultados no site: www.buser.com.br/pontos-de-venda.
Com o sucesso desse novo canal voltado a
agências de viagens e integradoras, a empresa passou a mirar também o turismo
corporativo. Recentemente, anunciou o primeiro parceiro nessa área: a VOLL,
traveltech de mobilidade e viagens corporativas. “O mercado de turismo está
aquecido, inclusive no segmento corporativo. Então foi um movimento natural
passar a olhar para ele”, afirma a diretora.
A ideia é ajudar as empresas a reduzirem
custos com viagens a trabalho, com uma opção mais moderna e segura. Para as
agências, a grande vantagem é ter acesso ao inventário da Buser, de forma
integrada ao sistema que o agente já utiliza, com descontos exclusivos, dentro
de um sistema de comissão que remunera acima da média do mercado.
Sobre a Buser
A Buser nasceu com a missão de promover serviços de transporte melhores e a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a empresa promoveu o fretamento colaborativo com uma plataforma para conectar viajantes a empresas de ônibus no qual os passageiros dividem a conta final do fretamento. Nos últimos meses, a startup evoluiu, passando a ser uma plataforma de mobilidade coletiva multisserviços, atuando também como marketplace de passagens, em parceria com grandes companhias, e agora com o Buser Encomendas. Com 7 milhões de pessoas cadastradas na plataforma digital, a empresa conta com mais de 400 parceiros (entre fretadores e viações maiores), utilizando mais de 1.200 ônibus. Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.
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