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ParkShopping Campo Grande investe em tecnologia para reduzir o consumo mensal de água


                                                Sistema de reúso do shopping (fonte: Opersan)


O Grupo Opersan é responsável pelo gerenciamento, operação e manutenção da Estação de Produção de Água de Reúso do complexo, que atualmente utiliza 70% da água proveniente do reúso

Com o intuito de aumentar a eficiência da gestão de recursos hídricos, reduzir o volume de água nobre oriunda da concessionária pública, respeitar o meio ambiente e ainda atender a obrigações legais, o ParkShopping Campo Grande, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, firmou em 2012 uma parceria com o Grupo Opersan para investimento e construção de um sistema de tratamento e reúso de esgotos domésticos e sanitários.

O projeto inclui a gestão dos processos de reúso de água para utilização em suas utilidades de resfriamento, que se mantêm eficazes e com excelentes resultados até os dias atuais.

O bairro de Campo Grande, onde está localizado o ParkShopping Campo Grande, é o mais populoso do Rio de Janeiro, com mais de 330 mil pessoas. Consequentemente, os recursos hídricos são mais escassos. Este fato corrobora em o sistema de reúso implantado neste shopping possuir uma importante vertente social, para que o recurso da concessionária seja destinado à população,  contribuindo assim para reduzir a escassez de água na região.

Especializado em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes, o Grupo Opersan além de ter implantado o sistema é o responsável por todos os serviços operacionais, de manutenção, fornecimento de insumos, descarte de resíduos, assim como pelas responsabilidades técnicas e ambientais da Estação de Tratamento e Produção de Água de Reúso no shopping.

A operação fornece, em média, 6 milhões de litros por mês de água de  reúso, que são destinados às torres de resfriamento, mictórios e vasos sanitários. “Esse volume daria para abastecer, em média, 40 mil pessoas em um dia”, afirma Diogo Taranto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Opersan.

Ainda de acordo com o diretor da Opersan, esse tipo de processo de tratamento só traz benefícios às empresas, pois reduz o consumo de água da concessionária e o valor da conta em até 50%, permitindo autonomia hídrica em períodos de escassez. “Produz ainda uma água de altíssima qualidade, melhor que os padrões oferecidos pela rede pública, gera um ganho de imagem sustentável ao empreendimento, além de reduzir o lançamento de efluentes e proteger o meio ambiente, estando em linha com o conceito ESG”, explica.

Segundo o executivo, as tecnologias empregadas no processo são as mais avançadas no mundo, utilizando um sistema biológico com membranas de ultrafiltração – MBR (Membrane Bio Reactor), seguido de outro processo de membranas por Osmose Reversa –, que funciona como um filtro extremamente restrito, retendo todas as impurezas sólidas, inclusive vírus, bactérias e moléculas de baixo peso molecular.

Para Guilherme Ottoboni, gerente do ParkShopping Campo Grande, a parceria com a Opersan trouxe resultados positivos. “O projeto está em sinergia com a política do ParkShopping Campo Grande de sempre buscar soluções de vanguarda, valorizando a sustentabilidade e integrado ao desenvolvimento socioambiental no entorno de seus empreendimentos”, enfatiza.

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