Últimas

Planejamento financeiro requer atenção para Empresas

IBGE aponta que 48% das companhias brasileiras não conseguem permanecer gerenciando as empresas e acabam fechando as portas. 

 

O planejamento financeiro é a porta de sucesso para as empresas e exige um cuidado especial nos negócios, independente da estrutura e segmento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das companhias brasileiras não conseguem permanecer gerenciando as empresas e acabam fechando as portas. A falta de planejamento financeiro é um dos motivos. 

 

Administrar um empreendimento não é fácil e exige muita organização de uma empresa. De acordo com André Minucci, CO- Fundador e mentor de empresários de diversos segmentos, o planejamento e organização financeira são  fundamentais. “Estudar novos mercados e montar planos de ação  B, C para o seu negócio, isso vai ajudar nas metas da sua empresa”, afirma. A gestão é um conjunto de ações relacionadas ao planejamento e análise de todas as atividades financeiras.

 

 Um bom controle financeiro  empresarial é definido por alguns fatores. São eles:

 

Fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é a atividade responsável por acompanhar a circulação de dinheiro da sua empresa. Ele monitora, através de registros diários, as entradas e saídas.De acordo com o especialista André Minucci, através do fluxo de caixa, é mais fácil ver se você está seguindo o seu planejamento financeiro.

 

Planejamento financeiro

 

Através do planejamento financeiro é possível projetar gastos para o seu negócio. Ele garante que você vai utilizar os seus recursos da melhor forma possível.

 

Acompanhe o seu capital de giro

 

Capital de giro são os recursos financeiros que a empresa tem para arcar com seus custos, salários, aluguéis, dentre outros. "Assim, é muito importante ter atenção quanto aos investimentos e demais gastos da empresa, para que o negócio não fique sem capital de giro", complementa André.  

 

Margem de lucro

 

Calcular a margem de lucro é importante na hora de realizar o de monitorar o caixa. É através dela que se calcula o lucro e assim, consegue-se ter a certeza de que o negócio é vantajoso. Para calcular a margem de lucro, o empreendedor deve-se levar em consideração a execução do serviço e os valores que são cobrados no mercado. 


 

 Cuide da saúde financeira do seu negócio

 

A saúde financeira significa planejamento para o seu negócio. O empreendedor pode antecipar situações e verificar o que será necessário para manter a empresa funcionando. 

 

“Para garantir a saúde financeira da empresa, é necessário ter sempre esse valor de reserva, montando um calendário ou um controle das despesas para utilizar o mínimo possível. Portanto, dedique tempo para esse item importante. Isso fará toda a diferença, isso traz mais segurança para o negócio”, afirma André. 

 

O apoio de um profissional especializado é fundamental para organizar todos esses fatores. Afinal, de nada adianta estabelecer um sistema de gestão, colocar tudo no papel, se a empresa não desenvolver processos e colocar em prática. 

 

Profissionais capacitados são indispensáveis para o sucesso, permitindo que as Pequenas e Médias Empresas tenham um bom planejamento financeiro e, consequentemente, bons resultados na empresa. 

Para mais informações acesse o site: https://minuccirp.com.br/

Confira as nossas redes sociais-    Facebook e instagram: @minuccirp

Nenhum comentário