Produção de panetones para o Natal já movimenta a indústria
Gestão de estoque e insumos são o foco de quem
está se preparando para o fim do ano
Sulformas prevê um aumento de 20% no total das vendas
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De olho no Natal 2022, o mercado de
confeitaria e produtos alimentícios tem em maio e junho um dos períodos mais
estratégicos para o sucesso no fim de ano. Garantir os insumos necessários para
produção e o estoque de embalagens completo - em tamanhos e cores - está entre
os principais motivos da movimentação no primeiro semestre.
“Maio é um mês de aumento substancial
das vendas de formas, principalmente de panetones. Neste período os grandes
compradores iniciam os estoques e a antecedência nos pedidos é fundamental para
evitar qualquer desabastecimento no final do ano”, revela Anderson Oliveira,
sócio-diretor da Sulformas, um dos principais players do mercado nacional de
confeitaria.
Segundo ele, 50% do total de
vendas da empresa relacionadas às festas de fim de ano acontecem antes do mês
de julho, especialmente para as grandes marcas, que trabalham com volumes
extraordinários. Entre os principais clientes da Sulformas estão Carrefour,
Grupo Madero, Irmãos Muffato, Lojas Santo Antônio, entre outros.
Para 2022, a Sulformas prevê um aumento
de 20% no total das vendas relacionadas ao Natal e, só em maio, os
pedidos somam mais de 2 milhões de formas de panetones
vendidas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de
Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI),
em 2021 houve um crescimento de 10% nas vendas e o mercado movimentou entre
novembro e janeiro cerca de R$ 890 milhões em produtos relacionados às
comemorações de final de ano.
Para o Natal de 2022, Anderson acredita que será mantida a tendência do último ano, com muita personalização e diversificação de produtos e sabores. “A personalização é cada vez mais forte no segmento e todos querem garantir os insumos certos para isso. Outra questão importante é o posicionamento das marcas, que apostam nessa diversificação aliada à sustentabilidade, tendo em vista que o consumidor prioriza produtos que contribuam de alguma forma para o meio ambiente”, finaliza ele, lembrando que a Sulformas fornece embalagens biodegradáveis, o que agrega valor na hora da venda final.
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