Ship from store e same day delivery: quais os benefícios para o e-commerce?
*Por Vinicius Pessin, CEO da Eu Entrego
O
processo que leva o produto do estoque ou da loja até a casa do consumidor
é, de longe, um dos mais importantes para qualquer varejista no Brasil. Em
um país com dimensões continentais e grandes entraves
logísticos, planejar as melhores estratégias de entrega torna-se
questão de sobrevivência no varejo – ainda mais com o cenário de aceleração
digital a partir do avanço do novo coronavírus. Nesse sentido, duas técnicas se
destacam: o ship from store, em
que os itens saem diretamente da loja mais próxima do
consumidor, e o same day delivery,
com entregas realizadas em até 24 horas. Ambas se popularizaram a
partir deste ano, mas como elas funcionam? Confira os principais
benefícios:
1
– Agilidade nas entregas
A
principal vantagem desses dois conceitos é desburocratizar e resolver
um dos principais problemas do varejo brasileiro: a logística
das entregas. São duas técnicas que, trabalhadas isoladamente ou de forma
conjunta, proporcionam mais agilidade no departamento responsável pelo frete
dos produtos. Ambas têm como objetivo realizar essa tarefa no menor prazo
possível, seja para encontrar o produto em questão na loja (ou centro
de distribuição) mais próxima ou fazer o delivery em menos de
24 horas da realização do pedido.
2
– Eficiência operacional
Com
a missão de simplificar o processo de entregas, a utilização do ship from store e do same day delivery exigem
maior eficiência das empresas em suas operações. É praticamente
inviável fazer entregas no mesmo dia ou sincronizar o estoque das
lojas físicas com pedidos do e-commerce se não houver
alinhamento entre os diferentes canais da marca. Dessa forma, adotar as
duas práticas implica um maior preparo e treinamento das equipes
para que tudo saia conforme o planejado.
3
– Jornada omnichannel
A
pandemia de covid-19 acelerou a adoção de estratégias omnichannel no
varejo brasileiro. Com as medidas de distanciamento social e a
transformação digital, as lojas precisaram integrar seus diferentes canais – o
que, por sua vez, obriga a adoção de um sistema de entregas que dê conta
de todos os pedidos independentemente dos locais em que foram
realizados. Essa jornada omnichannel finalmente tornou-se
realidade quando as lojas físicas passaram a fazer entregas de compras
realizadas fora de seu ambiente e em prazos cada vez mais rápidos.
4
– Experiência do consumidor
Não
é segredo para nenhum empreendedor digital que a entrega dos produtos
é fator crucial para a melhor experiência do consumidor. O processo de
compra pode ser difícil e as condições de pagamento pouco vantajosas,
mas, se o frete for no tempo, no preço e nas condições esperadas,
a pessoa vai considerar comprar novamente daquela marca. Assim, é fundamental
adotar técnicas que possibilitem fazer o frete até no mesmo dia do pedido ou no
menor tempo possível.
5
– Planejamento de estoque
Por
fim, a adoção inteligente das técnicas de ship from store e same day delivery também
impactam positivamente a gestão de estoque do
comércio eletrônico e de suas eventuais lojas físicas. Como
a integração entre os canais já é realidade, vai acontecer de um
pedido efetuado pela internet ser processado pela loja física. Sem um cuidado
maior nessa tarefa, o risco de vender um produto já comprometido em outro
canal é grande, causando insatisfação em todas as partes. Não à toa, o
planejamento de estoque é um pilar estratégico para
qualquer estratégia bem-sucedida de logística.
*Vinicius Pessin é CEO da
logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com
Sobre Eu Entrego
Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma omnienabler que transforma lojas físicas em hubs logísticos e conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos em carros de passeio e bikes elétricas (modais alternativos). Para mais informações, acesse: www.euentrego.com.
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