Tendências do Real Estate, marca pessoal e marketing digital, foram assuntos abordados no SOMA
Para discutir as novas tendências do setor
imobiliário, o SOMA reuniu especialistas do para falar sobre diversos assuntos
que envolvem o segmento
Palestrantes do evento SOMA
Equipe SOMA
Em sua primeira edição, realizada nos
dias 29 e 30 de abril, o evento SOMA contou com a presença massiva de mulheres
de diferentes regiões do Brasil. O encontro que aconteceu no RiverView
Corporate Tower, prédio histórico que abrigou o Banking Boston e Nestlé por
décadas, abriu suas portas para receber o primeiro evento promovido pelo
Instituto Mulheres do Imobiliário, que reforçou a força, sororidade,
empoderamento e protagonismo das mulheres no setor.
Os dois dias de evento contaram com
painéis temáticos que discutiram a presença e atuação das mulheres no setor
imobiliário. Privilégio de gênero, tendências do Real Estate, marca pessoal e
marketing digital, comunicação empática, racismo estrutural e aquisição de
propriedade, entre outros assuntos de importância feminina e social.
“O SOMA foca na diversidade e na
equidade do setor, além disso, promove uma rede de apoio para novas
profissionais e também as experientes. É uma comemoração à voz de mulheres que
não apenas integram, mas completam e potencializam o mercado de imóveis no
Brasil”, enfatiza
a fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário e autora do livro
“Proprietárias”, Elisa Rosenthal Tawil.
Entre os diversos assuntos abordados no
evento, tendências do mercado pós-pandemia reforçou a ideia de que o trabalho
híbrido é uma realidade.
O trabalho híbrido é uma realidade
A pandemia veio para mexer de vez com a
sociedade, se no início trabalhar de casa foi tido como um “problema”, hoje a
realidade é que as pessoas estão buscando o equilíbrio e, com isso, o setor
precisa se reorganizar para atender esse novo público, que ficou ainda mais
exigente.
“A maioria das pessoas querem um modelo
de trabalho híbrido, logo o espaço agora tem que ser diferente, precisa ser um
espaço onde as pessoas possam conversar. Além disso, a busca é por espaços
corporativos mais próximos de bairros residenciais onde a pessoa não precise
perder tanto em deslocamento e, o mais importante, precisa ser mais acolhedor,
que faça com que as pessoas queiram ficar no ambiente corporativo”, destaca
Tânia Costa, da Regus, no painel Tendências do Real Estate.
Com a busca por espaços mais próximos
dos bairros residenciais, a tendência é que as construtoras criem escritórios
fora das regiões comerciais, para atender esse novo nicho.
Investimento: tendências
Como não poderia deixar de ser, diante
de um cenário cada vez mais digital, o marketing digital tende a ser uma
tendência de investimento do setor imobiliário. “O marketing digital traz uma
eficiência, as próprias imobiliárias já estão investindo, pois, na mídia online
é possível mensurar, entender a jornada do cliente, obter melhor resultado”,
ressalta, Maria Júlia Temprano, da CP Construplan. Conclui dizendo que: 100% da
comercialização está no digital, até mesmo contratos digitais.
Soft Skill no ramo imobiliário
A capacidade de trabalhar em grupo foi
unanimidade entre os palestrantes, isso porque é uma forma de trocar
conhecimentos e experiências, contribuir com soluções rápidas, afinal é mais
pessoas pensando junto. Além disso, para Maria Júlia, “o próprio cenário econômico é um
desafio, é preciso ter a visão de dono, aproveitar o momento de crise para
trabalhar como dono”, conclui.
A importância da marca pessoal
Se existe um momento para os
profissionais de todos os setores se concentrarem em construir sua reputação
pessoal e pegada digital, esse momento é agora. Para endossar essa ideia, o
painel “Marca Pessoal e Marketing Digital”, abordou a importância da imagem
para os negócios.
Para Alê Cavalcante, “uma marca não cresce sozinha, quem
pensa isso está perdendo uma grande oportunidade de crescer e destacar sua marca.
Fico feliz em trabalhar com pessoas melhores que eu, pois eu tenho a percepção
de que posso e sou capaz de melhorar”, concluiu a palestrante que
veio de Maceió (AL), para participar do painel e compartilhar suas
experiências.
Não muito diferente dessa ideia, Lara
Almeida, destaca que cada pessoa já é sua própria marca, o que muda é a forma
como cada um gerencia a sua imagem. “Quando
eu trabalho minha imagem eu preciso estar atenta ao que eu visto, falo e como
me comporto. Não devo me preocupar com o que a outra pessoa veste, fala ou como
ela se comporta, e sim com a minha imagem, isso é trabalhar o autoconhecimento
e a inteligência emocional”.
O painel foi repleto de diferentes
vivências e experiências sobre marca pessoal, contudo, o que podemos ver em comum
é que, é preciso que cada um tenha consciência dos seus pontos fortes e pontos
fracos, e com isso deve-se buscar trabalhar as mudanças necessárias. Saber
reconhecer seu potencial, o que você se identifica, para quem você quer falar é
essencial e indispensável para a construção da sua marca pessoal.
O evento SOMA, do Instituto Mulheres do Imobiliário, contou com apoio de grandes empresas como JLL, Hines, Velo, Zap+, Lello, Grupo Rede de Vistorias, Secovi SP, Vista Software, AlugaMais, Imóveis Crédito Real, Marquise Incorporações, Charlie, IBREP, Construtora Pagano, Perplan, Vitrine Media Brasil, Versa e Jetimob.
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