Transporte de agro e entregas são impulsionados pelo reaquecimento da economia e se tornam alvos de ladrões de cargas e assaltantes
Os roubos e furtos de caminhões em Mato Grosso
aumentaram 98% em 2021 em relação a 2020, segundo dados da Secretaria Estadual
de Segurança Pública (Sesp)
Para alguns
setores do mercado, o período de estagnação comercial por conta da pandemia foi
responsável pelo reaquecimento fora de época da economia. Empresas de
transporte rodoviário de cagas tiveram um expressivo crescimento catapultado
por produtos agrícolas, e-commerce, farmacêuticos, higiene e limpeza e
alimentação. No entanto, aqui no Brasil, o setor de transporte de cargas
rodoviárias tem pouco tempo para comemorar uma vez que seu desempenho positivo
traz a preocupação do aumento de roubos de carga.
Impulsionados pela demanda gerada pela
pandemia, o setor do agronegócio tem sido um dos que mais sofreram. Os roubos e
furtos de caminhões em Mato Grosso aumentaram 98% em 2021 em relação a 2020,
segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). No ano
passado, foram registrados 161 roubos e 91 furtos de caminhões no estado. As
cidades com os maiores índices desse tipo de crime são Cuiabá, Várzea Grande e
Rondonópolis. "Com o
reaquecimento da economia em 2021 por conta do agronegócio e principalmente na
região de Mato Grosso, localização estratégica, os caminhões se tornaram alvos
de bandidos que levam as cargas para a Bolívia e trocam por entorpecentes” – explica
o comandante do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Fábio Ricas
Em meio às crescentes tensões de
abastecimento de fertilizantes vindos da Rússia, decorrentes da guerra na
Ucrânia, as estatísticas de roubos de carga tendem a se agravar, uma vez que o
volume negociado aumente por conta do receio de desabastecimento. “Geralmente, quando há preocupação de um
possível risco de desabastecimento, como o que vem acontecendo agora com os
fertilizantes, os produtores tendem a aumentar seus pedidos de modo a
minimizarem prejuízos decorrentes de uma possível falta de estoque. Como esse
tipo de produto é uma carga bastante visada, as estatísticas de roubo a cargas
tendem a aumentar drasticamente” - explica Luiz Henrique Nascimento, diretor
comercial da T4S
Tecnologia.
Esse aumento considerável de volume
transportado pelo agronegócio, gerado pela demanda emergencial de defensivos
agrícolas, tende a obrigar as empresas de transportes rodoviários a partir de
2022 focar em soluções preventivas.
Com o objetivo de inovar e contribuir de
forma efetiva na diminuição dos prejuízos milionários dos roubos de carga no
Brasil, a T4S
desenvolveu soluções tecnológicas inéditas e exclusivas. Uma delas é a Blindagem Elétrica, já
consolidada e utilizada pelas maiores transportadoras do país, incluindo
multinacionais.
O sistema funciona com placas
energizadas colocadas em toda a parte interna do baú do caminhão, combinadas
com um mix de materiais que oferecem isolamento e resistência física. Por se
tratar de uma solução tecnológica com 100% de efetividade, segura para os
operadores e transeuntes a Blindagem Elétrica já se encontra devidamente
referenciada pelas principais Seguradoras e Gerenciadoras de Risco do país.
Totalmente desenvolvida no Brasil, suas
características inovadoras e tecnologia de ponta se assemelham a de projetos de
primeiro mundo:
1) Resistência física contra violações,
cortes e perfurações, com o container chumbado no piso da Unidade Logística;
2) Choque Elétrico de alta potência, mas
não letal, é disparado em qualquer tentativa de violação, corte ou perfuração;
3) Sensores espelhados por todo
perímetro externo, provendo a visualização dos alertas de tentativa de violação
em segundos e permitindo disparo de ação de Pronta Resposta imediatamente;
4) Abertura da porta apenas através de
senha e contra senha fornecida pela Central de Monitoramento;
5) Software de Gestão do ativo e dos
alertas inteligentes incluídos na Solução T4S.
Já os comandos remotos de ativação só
podem ser executados pela Central de Monitoramento, sendo o acionamento e a
desativação totalmente independentes da ação do condutor do veículo, assim como
a abertura da porta apenas através de senha e contra senha fornecida pela
Central. O dispositivo ainda é combinado a um sistema que, além de acionar a
eletrificação, também gera o bloqueio do veículo, dificultando qualquer
tentativa de deslocamento.
Além disso, a manta energizada é
acompanhada do Bloqueador
T4S,
sistema de imobilização veicular que, além do objetivo de bloquear o veículo
sem permitir sua desativação, possui um módulo rastreador próprio com todas as
funcionalidades de um sistema secundário de rastreamento. Integrando, ainda,
tecnologias como GPRS e Rádio Frequência de maneira inédita.
Sobre a T4S Tecnologia
Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique
Nascimento são fundadores do maior operador logístico de e-commerce no Brasil,
a Direct Express/Directlog. Pela gestão de Rebuzzi e Nascimento, a Directlog se
tornou líder de mercado e os executivos decidiram alçar novos voos ao
investirem em conjunto com um terceiro sócio, Marcílio Machado, Consultor de TI
e Engenheiro graduado pelo ITA, em um modelo de negócio ligado à tecnologia
para o setor de transporte. Com uma visão empreendedora, transformaram uma das
principais dificuldades do transporte de cargas em oportunidade de
investimento, criando soluções para a melhoria da segurança. Assim nasceu
a T4S Tecnologia,
com a missão de inovar e contribuir de forma decisiva no combate aos prejuízos
milionários dos roubos de carga no país.
Saiba mais em www.t4stecnologia.com.br
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