Últimas

7º Prêmio Cátedra Abertis abre inscrições com premiação de até 5 mil euros e vaga em evento internacional

Evento irá premiar os melhores projetos acadêmicos em infraestrutura de transportes e segurança viária apresentados no país até dezembro de 2021 | Vencedores irão receber uma premiação de 5 mil euros, o equivalente a mais de R$ 26 mil pela cotação atual

Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Cátedra Abertis, uma iniciativa da Arteris em conjunto com a Fundação Abertis e a Escola Politécnica da Universidade São Paulo (Poli-USP). Serão premiados projetos em duas categorias: tese de doutorado ou dissertação de mestrado em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes e tese de doutorado ou dissertação de mestrado em Segurança Viária. Os melhores projetos irão representar o Brasil na cerimônia do 11º Prêmio Abertis Internacional, onde concorrerão a novos prêmios. Em 2021, o brasileiro Renato Arbex, ganhador na categoria Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes do 6º Prêmio Cátedra Abertis, foi também vencedor na 10ª edição do Prêmio Abertis Internacional, que ressaltou a elevada qualidade do projeto de Arbex.

Premiação

Os vencedores da etapa brasileira serão agraciados com prêmios de 5 mil euros para o 1º colocado de cada categoria, enquanto que os projetos finalistas receberão 2 mil euros cada. A premiação amplia a visibilidade da área de infraestrutura e fomenta o desenvolvimento de novos projetos no setor.

Para a professora Liedi Bernucci, vice-diretora da Poli-USP e coordenadora da Cátedra brasileira, o prêmio se destaca por trazer foco à formação de especialistas em infraestrutura, um setor essencial para o crescimento econômico-social brasileiro. “A Cátedra é uma iniciativa de reconhecimento da importância da Engenharia de Transportes no Brasil que abre portas para uma maior divulgação dos trabalhos universitários e amplia a interação da universidade com o setor produtivo”.

Segundo Giane Zimmer, diretora executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Arteris, “é nítida a evolução das teses elaboradas pelos participantes ao longo das edições do Prêmio Cátedra. A cada ano os participantes apresentam projetos focados não somente na inovação tecnológica, mas cada vez mais nos temas de sustentabilidade, muito alinhados com os nossos valores e os pilares de atuação da Arteris”.

 

Prêmio Internacional Abertis

A Abertis é um dos principais grupos internacionais em gestão de infraestruturas para a mobilidade e as comunicações. Por meio da Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos, foi criada a Cátedra de Gestão de Infraestruturas de Transportes, em 2003, na Espanha. Ela promove anualmente o Prêmio Internacional Abertis, cujo objetivo é potencializar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Chegando à sua 11ª edição, o prêmio vai eleger os projetos de maior destaque dentre os vencedores das edições nacionais, que ocorrem nos países onde a Abertis atua, como Espanha, França, Chile, Porto Rico e Brasil. Aqui, ela opera por meio da Arteris, empresa controlada em parceria com a Brookfield.

 

Inscrições e regulamento

Os documentos necessários para a inscrição e o regulamento do Prêmio Cátedra Abertis estão disponíveis no hotsite: https://abertis.poli.usp.br 

 

Sobre a Arteris

A Arteris é uma empresa especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo. A empresa preza pela qualidade na prestação de serviços e possui uma grande infraestrutura à disposição de quem trafega pelas suas rodovias, composta pelo atendimento médico pré-hospitalar, o socorro a veículos com problemas mecânicos, uma frota operacional, bases do Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs) e mais de mil câmeras de monitoramento. A Arteris já investiu mais de R$ 20 bilhões em obras que geraram desenvolvimento à sociedade e ajudaram a reduzir em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, atingindo a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) para um trânsito mais seguro. A concessionária renovou o compromisso para a década de 2020-2030 e busca reduzir em 50% os acidentes neste período.  Saiba mais:

arteris.com.br
facebook.com/ArterisOficial/
instagram.com/arterisbr
linkedin.com/company/arterisbr

Nenhum comentário