Acquazero Eco Wash participa de Feira de Franquias na cidade do México
Rede é referência em estética automotiva, com método
único de limpeza sustentável
A Feria Internacional de Franquias do México (FIF)
é um dos maiores eventos de franquia da América Latina. Em 2022, a edição de
número 45 terá o formato híbrido, combinando o digital com o presencial com
participação em estande, realização de visitas técnicas a players do mercado
mexicano e agendamento de reuniões com potenciais parceiros presentes.
A FIF será de 9 a 11 de junho no
Centro de Exposições e Convenções World Trade Center, na cidade do México. Este
é considerado o ponto de encontro
das empresas mexicanas e estrangeiras que procuram investidores para
expandir sua marca, e dos empreendedores que buscam um negócio no
qual investir seu dinheiro e tempo. Além de incentivar os contatos comerciais,
o encontro incentiva o debate sobre o mundo das licenças.
A franquia Acquazero Eco Wash,
especializada em lavagem automotiva e residencial ecológica, é uma das redes
que estará presente na Feira. A ABF estará com estande de marcas brasileiras na
cidade mexicana. “É a melhor forma de aumentar a exposição da marca, atrair
investidores e atualizar-se por conta da importância do evento, que é uma
referência para negócios de sucesso”, explicou Henrique Mol, diretor executivo
da marca.
Mercado Internacional de franquias
A Acquazero
Eco Wash retomou com empenho seu processo de expansão internacional
no fim do ano passado. A rede iniciou o processo de internacionalização ainda
em 2019 e, após um período de pausa durante a pandemia, voltou a crescer no
exterior. Para 2022 a marca tem planos de alcançar 1200 operações no Brasil e
inaugurar unidades em mais de três países. Até 2026, a empresa tem objetivos
ainda mais ambiciosos: atingir o marco de 4 mil unidades.
“Voltamos com determinação para investir
na internacionalização, participando de muitas reuniões e criando um novo
departamento, que foca integralmente no desenvolvimento do negócio no
exterior”, cita Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, que
detém a marca Acquazero.
A marca já possui implantações em
Queretaro, no México; Santo Domingo, na República Dominicana; Sidney, na
Austrália; e uma unidade operando em Orlando, nos Estados Unidos. Agora, a
estratégia da Acquazero é trabalhar em mercados prioritários definidos para o
momento: Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai e mais países latinos. De acordo com
Henrique, as principais frentes da rede para esse ano são a América do Sul e
Central, além do desenvolvimento específico nos EUA, no estado da Flórida.
Participações em feiras internacionais
A Acquazero é uma rede muito participativa
em feiras de franquias. Só neste ano a rede já participou de cinco edições da
FranchiseB2B, em Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Brasília e Vitória. Além disso, quando se trata das feiras
internacionais a franquia também marca presença.
Segundo Mol, a Acquazero já participou de
feiras em Bogotá, na Colômbia; Buenos Aires, na Argentina; Macau, na China e
Paris, na França, neste caso com o objetivo principal de conhecer o mercado europeu.
Em seguida, representantes da marca estiveram em reuniões agendadas em Portugal
e Suíça, para discutir a respeito da internacionalização da marca.
“A ideia que temos para este ano é de
alcançar países da América Latina, por serem grandes centros. Porém, também
estamos negociando outros locais, sempre ofertando o modelo de
masterfranqueado”, finaliza Mol.
Projeto Franchising Brasil
O Franchising Brasil visa promover as
marcas brasileiras no mercado internacional, estimulando a exportação de
franquias nacionais em feiras e missões empresariais. Uma forma de colocar as
marcas brasileiras em vitrines mundo afora. O projeto, que conta com mais
de 100 marcas, é resultado da parceria entre a Apex Brasil (Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de
Franchising).
Pelo acordo, as empresas vão arcar com apenas 40% dos
custos do programa, a APEX responderá por 50%, e a ABF, com 10% do valor. O
plano de intercâmbio empresarial prevê a participação em eventos na Argentina,
Chile, Colômbia, México, Equador, Peru, Estados Unidos, Portugal, Itália e
Espanha.
A Acquazero
A Acquazero Eco Wash é uma referência no
segmento de estética automotiva e higienização residencial. A rede tem como
pilar e diferencial competitivo a limpeza ecológica: atua com produtos
biodegradáveis e um método de limpeza sustentável único que utiliza apenas
300ml de água para a limpeza de um carro. A empresa se orgulha em já ter
economizado mais de 200 milhões de litros de água desde sua fundação em 2009.
Em 2018, a marca foi comprada e
incorporada pelo grupo Encontre Sua Franquia e, desde então, vem expandindo de
uma forma bem significativa, apresentando crescimento acelerado. Outro destaque
da rede é a padronização de seus serviços, já que os produtos são fornecidos
aos franqueados, são todos da Zaplus Car, empresa também pertencente ao grupo
detentor da Acquazero. Esse controle no abastecimento das unidades gera
uma experiência única na ponta, ou seja, aos clientes.
Mas o principal chamativo da rede é a
parte de tecnologia, como seu sistema próprio, o “AcquaOn”, que o franqueado
utiliza para dar entrada na movimentação financeira, dos serviços prestados e
dos clientes. Essa tecnologia disponibiliza os canais de vendas online, como o
e-commerce e o aplicativo da marca. O mais interessante do sistema é sua
capacidade de criar inteligência de marketing com os dados armazenados. As
estratégias são criadas a partir dessas informações internas, sem a dependência
do franqueado. A franqueadora cria essa prospecção e o franqueado apenas foca
na operação e em prestar um bom serviço.
“Por exemplo, a unidade colocou lá que fez
um carro do cliente, aí tenho no sistema os dados desse cliente, o que foi
feito e o que consumidor precisa, mas não foi vendido. Cria-se estratégias
nesse sentido. Também fechamos recentemente uma parceria com a Sem Parar, então
todos os nossos pontos terão também esse meio de pagamento. Assim, conseguimos,
em conjunto com a Sem Parar, trabalhar a estratégia de marketing desses dados
que temos dentro de uma base única”, explica Henrique.
Sobre a Acquazero
A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há mais de 10 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. Com mais de 750 operações, a Acquazero oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$23.600,00 (home office). www.acquazero.com
Nenhum comentário