Como uma fênix, mercado de impressões prepara voo no cenário pós-pandemia
* Por Rodrigo Reis, diretor comercial e
sócio da Reis Office
A lenda da fênix, a ave que renasce das
cinzas e é símbolo de imortalidade e de ciclos, é uma ótima metáfora para o
mundo dos negócios. Afinal, não faltam exemplos de empresas que se reinventam
nas dificuldades e ficam até mais fortes do que eram antes. Entretanto, há um
setor inteiro que muitos imaginavam fadado ao desaparecimento com a aceleração
digital, mas que se transforma continuamente e se adapta às tendências e inovações
tecnológicas: o mercado de impressões. Em 2022, mais uma vez, a área dá mostras
de que vai continuar crescendo apesar de todos aqueles que decretaram
prematuramente sua extinção com o advento do cloud computing e das ferramentas de digitalização.
Os números estão aí e comprovam a
importância deste serviço. Segundo a IDC (International
Data Corporation), o mercado de
impressão corporativa se manteve em alta no Brasil em 2021. A comercialização
de equipamentos, por exemplo, movimentou cerca de US$ 637 milhões, 11% a mais
do que em 2020, enquanto os serviços de outsourcing de impressão faturaram cerca de US$ 580 milhões. O mercado
total de impressoras de tinta, seja para empresas, seja para uso pessoal,
cresceu 12% - impulsionado, sobretudo, pelo home office e modelo híbrido de trabalho. O segmento voltado para SMB
(pequenas e médias empresas), por sua vez, chegou a 35%.
São indicadores positivos, sem dúvida,
mas que surpreendem apenas aqueles que não conhecem a dinâmica do setor – ou
que insistem em ignorar a relevância que possui. Isso ocorre por dois fatores
principais. O primeiro deles diz respeito ao próprio movimento proporcionado
pela digitalização forçada com a pandemia de covid-19. De repente, uma geração
inteira acostumada com soluções digitais precisou incorporar a rotina de
imprimir documentos. Jovens profissionais acostumados com a nuvem tiveram que
adotar esse hábito e, evidentemente, adquirir equipamentos e ferramentas que
permitissem esse serviço em suas casas.
E por quê? Ora, por um motivo bem
simples: imprimir documentos sempre vai ser importante a despeito de todo o
avanço da digitalização. Há arquivos que precisam contar com o suporte físico,
seja por questões burocráticas, como a necessidade de comprovação, seja por
facilidade, como relatórios que podem ser visualizados rapidamente em um fim de
semana em uma região com pouco acesso à internet. Além, é claro, de outros
fatores, como necessidade de documentação, facilidade no gerenciamento de
arquivos e até mesmo como backup para arquivos digitalizados na nuvem.
Entretanto, isso não significa que as
empresas e profissionais devem imprimir todo e qualquer arquivo que aparecer em
sua rotina produtiva. Pelo contrário, a palavra de ordem no ambiente
corporativo continua sendo reduzir custos e maximizar a eficiência operacional.
Essa é a grande transformação que o mercado de impressões encarou ao longo dos
últimos dois anos: proporcionar mais inteligência ao cenário de transformação
digital. Agora, vivenciamos o momento de refletir a importância das impressões,
identificando o que é imprescindível ter o suporte físico e o que pode ficar
apenas no digital. Isso exige maturidade por parte dos profissionais e
organizações.
Até porque a própria IDC aponta que o
volume de páginas impressas estava em queda antes mesmo da pandemia de
covid-19, e deve retomar esse movimento a partir de 2022. Mas antes que muitos
se apressem a dizer que é o fim do mercado de impressões, lembre-se da metáfora
da fênix e de todas as mutações que essa área enfrentou nos últimos anos. Não
se trata de extinção, mas sim de adaptação. As empresas imprimem menos, mas com
mais inteligência – o que faz com que equipamentos e suprimentos continuem em
alta, além do papel consultivo que as companhias desse segmento podem exercer.
As impressões de documentos renasceram com a pandemia e estão livres para
baterem suas asas e voarem novamente.
* Rodrigo Reis é
diretor comercial e sócio na Reis Office,
empresa de soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento
de documentos – e-mail: reisoffice@nbpress.com
Sobre a Reis
Office
Sempre orientada pela tecnologia e
evoluindo junto ao mercado, a Reis Office acompanha o desenvolvimento do
mercado de impressão desde que foi fundada, em 1984. A empresa tem como missão
imprimir soluções e sempre levar as melhores inovações de outsourcing para seus clientes por meio de uma equipe qualificada e bem
treinada. Líder em soluções completas para impressão, digitalização,
transmissão e armazenamento de documentos, a companhia atua em parceria com
grandes marcas como Brother, Canon, Epson, Kyocera, OKI, Olivetti, Menno e
Pantum. Além de trabalhar somente com produtos de alta qualidade, a Reis Office
também conta com as certificações ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre
gestão ambiental, e ISO 9001, que define padrão de qualidade e sistemas em
geral.
Nenhum comentário