Dryve pisa fundo no financiamento digital de veículos e pretende chegar a R$ 800 milhões em demanda por crédito até o fim do ano
A fintech, que atuava na compra e venda digital
de carros usados, passou a ser pioneira no fornecimento de crédito automotivo
100% online para todo o território nacional
Foto: Pedro Gandra, Daniel Abbud e Cesar
Pizolato, sócios da Dryve (Divulgação)
Divulgação
Recalcular a rota é uma atividade
comum na rotina das startups, que buscam se adaptar com agilidade às
oportunidades do mercado. Foi exatamente essa mentalidade que fez a Dryve ir da compra e
venda digital de carros usados para o financiamento de automóveis 100% online
em todo o território nacional, tornando-se pioneira no segmento. Nesta mudança,
o grande diferencial da fintech é proporcionar aos consumidores uma experiência
multibancos. Ou seja, apresentar uma ampla parceria com as instituições
financeiras, que ao invés de ter apenas uma ou duas opções, como normalmente
acontece, conta com mais de dez parceiras bancárias.
“O resultado é um aumento de chances de
ter um financiamento aprovado, já que o consumidor não precisa depender de
relacionamento com um número restrito de bancos ou apenas com as opções das
concessionárias”, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve. Ao todo, foram
recebidas em torno de oito mil propostas de financiamento por mês no último
semestre, totalizando uma demanda por crédito mensal de mais de R$ 240 milhões.
Em média, as operações duram menos de 24 horas.
Atualmente, o foco está no consumidor
final, mas a empresa tem em andamento uma divisão que atende concessionárias
com demandas recusadas, recuperando até 15% delas. A transformação no modelo de
negócios que acontece agora deu-se a partir de percepções de demanda do mercado
e de clientes internos. “O financiamento é a principal forma de compra, visto
que pelo carro ser um bem de alto valor, quase sempre é necessário complementar
o investimento. Aqui, podemos dizer também que a demanda se mostrou crescente
mesmo com os últimos aumentos da Selic, pois estamos em um momento de ganhar
participação de mercado”, explica o CEO.
Em paralelo, o executivo também enxergou
uma mudança de padrão nas demandas dos clientes, que estavam preferindo o
serviço que disponibilizava essa modalidade de crédito. “O que era apenas um
braço na empresa acabou se mostrando forte o suficiente para virar o nosso core
business”, pontua Abbud.
Passo a passo
Para fechar negócio com a Dryve, o
consumidor pode escolher um agente dentre os mais de 5.500 espalhados nos mais
de 800 municípios em todo o território nacional por meio do link. Em
números, os agentes autorizados da plataforma são autônomos, como o modelo de
atuação nas grandes corretoras de investimentos, e remunerados com 1,5% do
valor financiado, mas essa comissão pode chegar a 2,5% dependendo do volume de
crédito processado ao longo do mês. Além disso, a empresa investe em um
programa de engajamento no qual concede uma estrela a cada R$ 100 mil
financiamentos realizados pelo profissional. Ao completar 48 estrelas, ele ganha
um carro zero km.
Para 2022, a startup pretende escalar a
quantidade de bancos parceiros e agentes, que atualmente apresenta uma base de
5.500 mil profissionais. Mas a pretensão é chegar em dezembro com 15 mil
representantes. “A ideia é atingir um patamar de R$ 500 milhões a R$ 800
milhões em propostas processadas junto às instituições parceiras”, revela o
executivo.
A empresa também visa desenvolver
um super aplicativo que, além de permitir o acompanhamento de todas as etapas
do financiamento, irá oferecer outros serviços financeiros. Para alcançar todos
esses resultados, a startup conta desde o início de sua trajetória com um
quadro de acionistas e investidores com vasta experiência no setor financeiro e
bancário do país e, recentemente, fez uma operação de venture debt junto ao
Itaú BBA para financiar a operação e o desenvolvimento de novos
produtos.
SOBRE A DRYVE
A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final. São mais de 5.500 agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na análise de crédito, formalização e pagamento de financiamentos. O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador, com valores e taxas atraentes.
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