Entenda a diferença entre Desconto e Cashback
Veja a diferença entre os dois e o que eles
podem trazer de benefícios na hora da compra
A busca pelo termo cashback aumentou no
Brasil, entretanto, muitas pessoas ainda confundem o benefício com descontos.
Dados da equipe Insights, do Google, mostram que as buscas pela palavra
‘cashback’ aumentaram em 38% durante a Black Friday 2021 em comparação ao mesmo
período do ano anterior. Já segundo a pesquisa levantada pela CRM&Bônus,
startup líder mundial em desenvolvimento de programas de fidelidade e giftback, o consumidor pode
gastar até cinco vezes mais caso receba a vantagem.
“O brasileiro sempre busca pelas
melhores soluções financeiras na hora de comprar um produto ou serviço, mas as
opções ainda geram dúvidas e até confundem o consumidor”, conta Sandra Campos,
CEO da Beblue, fintech pioneira em cashback no Brasil. Pensando nestas opções,
confira as diferenças entre cada uma delas e entenda quais podem oferecer mais
vantagens nas suas compras.
Desconto
Sandra explica que o desconto é “uma
forma que as empresas encontram de aumentar o número de vendas de um
determinado produto ou serviço por meio de incentivo à compra, como por exemplo
uma redução financeira”. Pode ser aplicado de diversas maneiras, como a compra
de um segundo ou mais itens com valor reduzido; ou a fidelização, que ocorre
quando o consumidor é estimulado a adquirir outras vezes no mesmo lugar em
troca de benefícios. “Apesar de ser uma prática comum do mercado e muitas vezes
vantajosa, ele não consegue entregar liberdade de escolha para o consumidor,
que fica preso a compra casada daquele item”, conta a executiva.
Cashback
Por sua vez, cashback, que em tradução
literal significa dinheiro de volta, possibilita ao consumidor adquirir algum
produto ou pagar por algum serviço, como alimentos, transporte ou abastecimento
do carro, e ter uma porcentagem do valor pago de volta. A CEO da Beblue explica
que uma das principais vantagens desse modelo é “a oportunidade de acumular a
quantia que retorna e escolher como quiser utilizar esse benefício, seja para
adquirir algo semelhante ou comprar um item totalmente novo”.
O cashback também pode ser visto como
uma forma de poupar, já que o recurso pode ser acumulado em carteiras digitais
sem precisar estar atrelado a lojas do varejo. “Esse comportamento do
consumidor é um reflexo também do momento atual da economia brasileira: com
altos índices da inflação, a população passou a escolher opções que sejam mais
rentáveis para o próprio bolso”, pontua.
Com um foco nas cidades interioranas
brasileiras, o Beblue oferece a oportunidade dos consumidores de acumularem
cashback a partir das suas compras básicas, sejam elas na mercearia, no mercado
ou até mesmo na hora de abastecer o seu veículo. “O sistema de recompensas pode
fomentar um ecossistema financeiro abrangente dentro das pequenas e médias
cidades, levando o consumidor a comprar mais na sua localidade sem se deslocar
para os grandes centros varejistas”, comenta Sandra. Ou seja, o cashback traz
vantagens tanto para quem incentiva a sua utilização quanto para quem recebe o
benefício.
Sobre a Beblue
Fundada em 2016, na cidade de Ribeirão Preto (SP), a fintech Beblue assumiu o pioneirismo no Brasil como meio de pagamento que permite ao consumidor ampliar o poder de compra com sistema de recompensas em cashback. Em 2019, a startup passou por reestruturação organizacional e tecnológica após aporte recebido do fundo de investimento Vector Inovação e Tecnologia (VIT), que também detém o controle societário. E, em 2022, anunciou a atuação como carteira digital, permitindo a realização de uma série de transações financeiras em um só lugar. Saiba mais: https://www.beblue.com.br/
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